Clima tropical

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde agosto de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Naples Beach na Florida com os seus coqueiros é o exemplo de uma localidade com clima tropical. Apesar de situada 170 km a norte do Trópico de Câncer, as águas quentes do Golfo do México permitem temperaturas médias mensais superiores a 18 °C todo o ano, o que classifica o clima da zona como tropical (Am).

Clima tropical é a designação dada aos climas das regiões intertropicais caracterizados por serem megatérmicos, com temperatura média do ar em todos os meses do ano superior a 18 °C, não terem estação invernosa e terem precipitação anual superior à evapotranspiração potencial anual.

Nas regiões de clima tropical a amplitude térmica diária é maior que a amplitude térmica anual da temperatura média, isto é, entre o mês mais quente e o mês mais frio do ano.

Os climas tropicais constituem a classe A da classificação climática de Köppen-Geiger, a mais conhecida em geografia e ecologia, sendo subdivididos da seguinte maneira:

  • Af (clima equatorial, tropical de floresta ou equatorial húmido) — A precipitação média mensal é superior a 60 mm em todos os meses do ano. Estes climas são típicos de regiões próximas do equador, não tendo estações do ano. As regiões que apresentam este clima tem em geral fraca variabilidade da precipitação ao longo do ano, mas podem ocorrer dois máximos de precipitação, coincidentes com o período em que a Zona de Convergência Intertropical e a célula de Hadley associada estão centradas sobre a região durante a sua oscilação latitudinal anual. São exemplos de cidades sitas em regiões com este clima: Singapura, Belém do Pará e Cabinda.
  • Aw/As (clima tropical de estações húmida e seca, tropical de savana, tropical com estação seca ou equatorial seco) — Grupo de climas megatérmicos com uma estação seca em que a precipitação média mensal é inferior a 60 mm em pelo menos um mês por ano. São exemplos de cidades sitas em regiões com este clima: Honolulu, Veracruz (no México) e Townsville (na Austrália). Estes climas subdividem-se em dois grupos:
    • Aw — a estação seca ocorre durante a época de Sol mais baixo e dias mais curtos (daí Aw, em que w é de winter, Inverno em inglês).
    • As — a estação seca ocorre durante a época de Sol mais alto e dias mais longos (daí As, em que s é de summer, Verão em inglês).
  • Am (clima tropical de monção ou clima monçónico) — Climas com pelo menos um mês com precipitação inferior a 60 mm, caracterizados pela existência de monções às quais se associa o período de máxima precipitação. Nalguns casos, a quase totalidade da precipitação anual está concentrada no período em que sopra a monção. Este tipo de clima, mais comum no sul da Ásia e leste da África, resulta dos ventos de monções que mudam de direcção de acordo com a estação do ano. São exemplos de cidades sitas em regiões com este clima: Bangalore (na Índia), Mombaça (no Quénia) e Colombo (no Sri Lanka).

Climas frios nas regiões tropicais[editar | editar código-fonte]

Algumas regiões intertropicais apresentam temperaturas baixas o suficiente, para que o clima destas não possa ser considerado um tipo de clima tropical. O motivo principal para a ocorrência de tais climas é a altitude, contudo as correntes marítimas e a movimentação das massas de ar também exercem influência em menor grau. Da mesma forma que o clima tropical, a variação entre a temperatura média no mês mais quente e no mês mais frio é de poucos graus. São possíveis a baixa latitude os seguintes climas não tropicais.

  • Cwa (clima tropical de altitude) — Este clima embora não se enquadre estritamente entre os climas tropicais (não pertence à classe A), apresentando um regime de temperaturas igual ao dos climas subtropicais, podendo ter ocasionalmente geadas e, muito raramente, precipitação sob a forma de neve. Apresenta na maioria das vezes o mesmo regime pluviométrico do clima tropical de savana (Aw), sendo nestes casos do tipo Cwa, contudo podem em algumas regiões ocorrer precipitações com mais constância (Cfa).
A temperatura média no mês mais frio é menor de 20°C, e no mês mais quente não inferior a 22°C. A maioria das zonas com esse clima encontram-se nas margens externas das zonas tropicais, mas ocasionalmente tem localização intertropical, em função da altitude. São exemplos deste clima a região da Serra da Mantiqueira e na cidade de Campo Grande (Mato Grosso do Sul), ambas no Brasil, e as cidades de Colonia Tovar (Venezuela) e Quito (Equador).
  • EM (clima alpino) - Este clima ocorre na faixa intertropical, em grandes altitudes, acima da linha das árvores. Apresenta pouca variação térmica ao longo do ano. A temperatura média no mês mais quente é de 10°C ou mais frio. É típico das altas montanhas da Cordilheira dos Andes, da Venezuela até a Bolívia, bem como de outras montanhas intertropicais com geleiras nos picos.

Não existem climas do "grupo D" (clima continental) em regiões tropicais, visto que estes climas são caracterizados pela grande diferença de temperatura média entre o mês mais frio e o mês mais quente do ano. Esta condição não ocorre em regiões tropicais, onde, existe pouca variação nas médias mensais de temperatura.