Clima temperado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde Dezembro de 2008). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Estações do ano
Temperadas
Primavera
Verão
Outono
Inverno
Tropicais
Estação seca
Estação das chuvas

O clima temperado caracteriza regiões cuja temperatura varia regularmente ao longo do ano, com a média acima de 10 °C, nos meses mais quentes e entre -3º e 18 °C, nos meses frios. Possuem quatro estações bem definidas: um verão relativamente quente, um outono com temperaturas gradativamente mais baixas com o passar dos dias, um inverno frio, e uma primavera, com temperaturas gradativamente mais altas com o passar dos dias. A humidade depende da localização e condições geográficas de uma dada região.

Nas regiões dos oceanos localizadas em regiões de climas temperados, diz-se que possuem águas temperadas.

Classificação dos climas temperados[editar | editar código-fonte]

As regiões temperadas mostradas em verde

Nas siglas indicadas abaixo, a segunda letra indica o padrão de precipitação - w indica invernos secos (a média do mês mais seco menor que um décimo da precipitação média do mês de verão mais úmido, ou menos de 30 mm); s indica verões secos (a média do mês mais seco com menos de 30 mm de precipitação e menos de um terço da precipitação do mês de inverno mais chuvoso); f significa precipitação em todas as estações.

A terceira letra indica o nível de temperaturas de verão - a indica que a média do mês mais quente é superior a 22 °C; b indica que a média do mês mais quente é inferior a 22 °C, com pelo menos 4 meses com médias acima de 10 °C; c indica que 3 ou menos meses têm temperaturas médias acima de 10 °C.

Clima temperado mediterrânico[editar | editar código-fonte]

Este clima caracteriza regiões situadas entre as latitudes de 30º e 40º. O clima mediterrânico é o único onde a estação fria está associada à estação das chuvas. Os invernos são caracterizados por temperaturas amenas, devido às correntes marítimas quentes. É no inverno que se consegue observar algum índice de precipitação, sendo que no verão a precipitação é quase nula. Os verões são quentes e secos, devido aos centros barométricos de alta pressão. Nas áreas costeiras os verões são mais frescos devido às correntes frias do oceano.

Exemplos:

Subtropical húmido (Cfa, Cfb,Cwa)[editar | editar código-fonte]

Tal clima usualmente acontece no interior de continentes ou nos litorais a leste de tais continentes, entre latitudes de 23°e 35°. Ao contrário de climas mediterrâneos, uma zona com um clima subtropical possui verões úmidos dado massas tropicais instáveis. No leste asiático, os invernos podem ser secos e mais frios que em outros lugares com latitudes similares, dado à alta pressão atmosférica da Sibéria, e verões úmidos devido à influência das monções.

Exemplos:

  • Curitiba, Brasil (Cfb - verões mornos ou frescos mais húmido que o inverno, porém com precipitações uniformes)
  • Porto Alegre, Brasil (Cfa - verões quentes, inverno mais húmido que o verão, porém com precipitação uniforme)
  • São Paulo, Brasil (Cwa - verões mais húmidos que o inverno, invernos com quedas acentuadas nas precipitações)
  • Houston, Estados Unidos (Cfa - precipitação uniforme ao longo do ano)
  • Brisbane, Austrália (Cfa - verão mais húmido que o inverno)
  • Ialta, Ucrânia (Cfa - verão mais seco que o inverno)
  • Luodian, China (Cwa - Inverno seco)

Clima temperado marítimo[editar | editar código-fonte]

Os climas temperados marítimos situam-se entre as latitudes de 45º e 55º. Estão normalmente, ao lado dos climas mediterrânicos. No entanto na Austrália encontra-se ao lado do subtropical húmido, e a uma latitude mais baixa. Estes climas são dominantes ao longo do ano. Os Verões são frescos e nublados. Os invernos são frios, porém amenos comparados aos de outros climas, a uma latitude semelhante.

Exemplos:

Temperado subártico (Cfc)[editar | editar código-fonte]

Tal clima acontece mais perto dos polos que os climas temperados marítimos e está limitado ou a estreitos litorais da parte ocidental dos continentes, ou em ilhas de tais litorais, especialmente no Hemisfério Norte, .

Exemplos:

  • Punta Arenas, Chile (precipitação uniforme ao longo do ano)
  • Monte Dinero, Argentina (verão mais úmido que o inverno)
  • Torshavn, Ilhas Faroe (verão mais seco que o inverno).

Clima temperado continental[editar | editar código-fonte]

Este clima é próprio das regiões do interior dos continentes em latitudes superiores a 45º. Caracteriza-se por uma relativa escassez de chuvas, sobretudo no inverno, devido à distância que as separa das áreas de influencia marítima, e por uma notável amplitude térmica estacional, com as temperaturas de verão bastante altas que contrastam fortemente com os invernos, muito frios. A temperatura média anual é inferior a 10 °C.

Exemplos: