Ardenas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

As Ardenas (em francês: Ardennes) é uma região de colinas montanhosas partilhada principalmente pela Bélgica e Luxemburgo, mas estende-se também à França onde dá o nome ao departamento de Ardenas.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Esta formação de colinas faz parte de um maciço xistoso no qual a região alemã de Eifel também se insere, embora sejam consideradas duas regiões distintas. É uma zona altamente florestada com colinas entre os 350 e os 500 metros de altitude, tendo o seu ponto mais alto nos "Altos Fanhos" (Hautes Fagnes) na província belga de Namur, onde atinge os 694 metros de altitude.

A região caracteriza-se também, por ravinas e rios tumultuosos, de entre os quais se destaca o rio Mosa.

As cidades principais desta região são Liège e Namur, ambas banhadas pelo Mosa.

Vista do Rio Mosa, na parte francesa de Ardenas

História[editar | editar código-fonte]

O nome Ardenas advém da designação antiga Arduenna Silva da floresta dos tempos romanos que se prolongava desde o rio Sambre na Bélgica até ao rio Reno na Alemanha. A sua localização estratégica tornou-a um campo de batalha freqüente para as potências europeias através dos séculos.

No século XX, as Ardenas foram consideradas território pouco propício para manobras militares devido ao seu terreno acidentado e densidade florestal. Contudo, foram o percurso preferido pelos alemães quer na Primeira, quer na Segunda Guerra Mundial, para rapidamente atingir pontos mais fracos da defesa francesa. As Ardenas foram palco de grandes batalhas como:

Economia[editar | editar código-fonte]

O relevo do terreno limita bastante a atividade agrícola, pelo que o setor primário da região baseia-se na exploração de algumas áreas férteis e da pecuária. As extensas florestas geram grande quantidade e variedade de espécies de caça selvagens. A região é rica em madeira e minério, tendo à custa disso a industrialização florescido nas cidade de Liège e de Namur. Por ser uma região natural com belas paisagens - a mais alta região da Bélgica - é destino de férias relevante e palco apetecível para actividades de exterior tais como caça, caminhadas, ciclismo, canoagem e, no Inverno, ski.

Comunas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da França é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Ardenas