Marinha Real Australiana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Marinha Real da Austrália
Naval Ensign of Australia.svg
Insígnia Naval da Marinha Real Australiana
País  Austrália
Corporação Marinha
Subordinação Forças Armadas da Austrália
Sigla RAN
Criação 1911
Aniversários 10 de Julho
Comando
Comandante Vice-almirante Tim Barrett
Uma fragata da marinha australiana.

A Marinha Real Australiana (RAN) é o ramo naval das Forças Armadas da Austrália. Após a Federação da Austrália, em 1901, os navios e os recursos das marinhas coloniais separadas foram integrados em uma força nacional: a Commonwealth das Forças Navais. Originalmente destinada à defesa local, a Marinha recebeu o título de "Royal Australian Navy" em 1911, e tornou-se cada vez mais responsável pela defesa da região.[1]

A Marinha Real Britânica continuou a apoiar a RAN e a fornecer capacidade de defesa adicional de águas azuis no Pacífico até os primeiros anos da Segunda Guerra Mundial. Então, a expansão rápida da guerra viu a aquisição de embarcações de grande superfície e a construção de navios de guerra muito menores. Na década seguinte à guerra, a RAN adquiriu um pequeno número de porta-aviões, o último destes pagando em 1982.

Hoje, a RAN é uma das maiores e mais sofisticadas forças navais no Círculo do Pacífico, com uma presença significativa no Oceano Índico e com operações em todo o mundo, em apoio a campanhas militares e missões de paz. O chefe atual da Marinha é o vice-almirante Ray Griggs.

Referências

  1. History | Royal Australian Navy. Página acessada em 1 de junho de 2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]