Embraer 190
|
|
|
| Tipo | Avião comercial |
| Fabricante | |
| Capacidade | 98/114 passageiros |
| Comprimento | 36,24 metros |
| Envergadura | 28,72 metros |
| Altura | 10,55 metros |
| Velocidade máxima | 900 (Mach 0,80) km/h |
| Nota: {{{notas}}} | |
O EMBRAER 190 é um avião a jato com capacidade para 100 passageiros, fabricado no Brasil pela Embraer.
Índice |
[editar] Histórico
Após o sucesso alcançado pelos jatos regionais ERJ-145, a fabricante brasileira Embraer apostou no desenvolvimento de uma nova família de aeronaves, com capacidade entre 70 e 90 passageiros, ampliado depois para 118 passageiros, com o Embraer 195.
Optou-se por começar o desenvolvimento do zero, o que transformou os E-Jets, como são conhecidos, na primeira família desenvolvida após os Brasília, já que os ERJ são baseados na fuselagem destes.
Após o lançamento do Embraer 170 e do Embraer 175, chegou a vez do Embraer 190. Maior, mais longo e pesado que os irmãos mais velhos, a aeronave voou pela primeira vez em 2004, e foi homologada em agosto de 2005, e no mês seguinte, as primeiras entregas começaram, para a JetBlue, lançadora do tipo, e Air Canada.
Embora seja fabricado no Brasil, somente em 2008, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras se tornou a primeira companhia aérea nacional a utilizar os e-jets.
Em junho de 2008, a FAB encomendou dois Embraer 190 para o serviço de transporte de autoridades da Presidência da República, visando substituir os veteranos Boeing 737-200 FAB VC 96 [1].
Em abril de 2011 a holandesa KLM encomendou 05 aeronaves deste modelo, para entrega a partir de 2012.[2]
Os modelos Embraer 170, Embraer 175 e Embraer 195 são seus "irmãos" menores e maiores.
- Operador Brasileiro
O Embraer 190 no Brasil é utilizado pela TRIP e pela Azul.[3]
| Companhia | Quantidade |
|---|---|
| Azul | 10 |
| TRIP Linhas Aéreas | 10 + 5 pedidos |
| TOTAL | 20 + 5 pedidos |
[editar] Características
É um birreator com fuselagem "double-bouble", quatro assentos por fileira, de dois a dois, concebido para maximizar o conforto dos passageiros.
[editar] Curiosidades
- Sua designação original era ERJ-190 (Embraer Regional Jetliner), mas o fabricante optou pelo nome atual para desvincular a aeronave da aviação regional.
- As aeronaves desta família são conhecidas como E-Jets.
- Os jatos da Embraer são chamados no exterior de Jungle-Jets.
- O formato da turbina desses E-Jets tem o mesmo formato da turbina do Boeing 737 (série 737-300, 737-400, 500 até a série 900).
[editar] Concorrentes
A nova família de aviões, os EMBRAER 170/190, tem como alvo o segmento de mercado voltado às companhias aéreas que necessitam de aviões de 70 a 110 passageiros. Nesse sentido, o Embraer 190 é concorrente direto das aeronaves Sukhoi Superjet 100 e Bombardier CRJ-900. Novos concorrentes planejam entrar no mercado, tal como o Mitsubishi Regional Jet MRJ 90.
[editar] Acidente Fatal
O único acidente fatal de uma aeronave Embraer ERJ 190 ocorreu com um modelo da companhia chinesa Henan Airlines, no dia 24 de agosto de 2010. Com 91 passageiros e 5 tripulantes a bordo, a aeronave se incendiou após a aterrissagem, em circustâncias ainda não apuradas. Pelo menos 43 pessoas morreram.[4]
[editar] Referências
- ↑ http://www.revistaasas.com.br/index.php?ASA=show_news&id=557&LE=atual
- ↑ http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2011/04/04/embraer-vende-5-avioes-a-klm-por-us-214-milhoes.jhtm
- ↑ Terra. Aeronaves - Embraer 190 (HTML) (em português). Página visitada em 7 de Maio de 2010.
- ↑ Único acidente com um E-JET