Libra (massa)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para outros significados, veja Libra.
Libra-massa
Libra (massa)
Peso avoirdupois de uma libra, do Musée des Arts et Métiers
Informação geral
Sistema de unidade Unidades inglesas, sistema habitual de unidades dos EUA
Unidade de massa
Símbolo lb ou lbm
Conversões
1 lb em ... ... é igual a ...
Sistema Avoirdupois 16 oz
Unidades métricas (SI) 0,45359237 kg

A libra avoirdupois ou libra internacional (abreviatura: "lb", ou por vezes # nos Estados Unidos), é a unidade de massa equivalente a exatamente 0,45359237 quilogramas (ou 453,59237 gramas).

Oficialmente, a libra é o nome de pelo menos três unidades de massa:

  • a libra avoirdupois (pound avoirdupois)
  • a libra troy (pound troy)
  • a obsoleta libra imperial

Existe também uma libra métrica (não oficial).

Origem[editar | editar código-fonte]

A palavra latina libra representa uma unidade de massa romana semelhante a uma libra atual, e a abreviatura "lb" para a unidade de massa e o símbolo £ (um L cortado) para a moeda têm, portanto, origem romana. A própria palavra "libra" vem do Latim libra, "balança": ""objeto que serve para pesar".

Sistemas de medida[editar | editar código-fonte]

No sistema imperial (frequentemente referido como o sistema libra-polegada, ou o sistema Britânico nos Estados Unidos) há duas libras básicas definidas, e também uma definição obsoleta de uma variante da libra:

Libra avoirdupois (ou libra internacional)[editar | editar código-fonte]

A libra avoirdupois ou libra internacional (abreviatura: "lb", ou por vezes # nos Estados Unidos), é a unidade de massa definida como exatamente 0,45359237 quilogramas (ou 453,59237 gramas). Esta definição está em efeito desde 1959 nos Estados Unidos.[1] É parte do sistema de unidades de massa avoirdupois.

Nos Estados Unidos, a libra foi oficialmente definida como uma unidade de massa e definida relativamente ao quilograma desde 1893, mas o seu valor em relação ao quilograma foi ligeiramente alterada em 1894, e novamente em 1959 para o seu valor atual (que só difere da definição de 1894 por uma parte em 10 milhões). A definição legal da libra no Reino Unido e Canadá é a mesma que nos Estados Unidos, e foram unificadas para o seu valor atual de 1960.

Equivalências[editar | editar código-fonte]

1 "libra avoirdupois" é igual a:

Libra Troy[editar | editar código-fonte]

Uma libra troy é uma unidade de massa nos Estados Unidos, Canadá, e Reino Unido. A libra troy é uma unidade de massa que equivale à exatos 0,373241721 kg (ou 373,241721 g). Esta libra é parte do sistema de medidas de massa troy.

A libra troy é usada para medidas de metais preciosos como ouro, prata e platina. Qualquer medida de metais preciosos sempre usam libras troy e onças troy, embora não esteja sempre explicitamente declarado que esse seja o caso.

Equivalências[editar | editar código-fonte]

1 "libra troy" é igual a:

Libra Imperial[editar | editar código-fonte]

No Reino Unido, a libra foi definida como uma unidade de massa pelo Ato de Pesos e Medidas de 1878, mas com um valor levemente diferente do que o atual (em relação ao quilograma), de aproximadamente 0,453592338 kg (ou 453,592338 g). Esse valor antigo é às vezes chamado de libra imperial, e essa definição e terminologia são obsoletas (a menos que se refiram à definição levemente diferente de 1878).

Libra métrica[editar | editar código-fonte]

Em muitos países que usam o SI, ou um sistema métrico, a libra (ou as suas traduções: Pfund, no alemão; Livre, no francês; ou Pond, no holandês) é usada como um termo não-oficial para a metade de um quilograma; e então, nesses casos, a libra é de 500 gramas.

Qual das libras é a que vale?[editar | editar código-fonte]

  • Se não se especificar nem "avoirdupois" nem "troy", a libra internacional (avoirdupois) é a que vale, e é por lei a única definição adequada nos Estados Unidos, no Reino Unido e no Canadá (a libra troy foi abandonada oficialmente no Reino Unido).
  • A avaliação de metais preciosos nos câmbios dos EUA é especificada como dólares por onça troy.
  • No contexto de vendas de legumes e carnes em países métricos, uma libra métrica (500 g) é geralmente implícita.

A libra como unidade de peso[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Libra (força)

Ainda que não esteja de acordo com a padronização do uso típico da libra, nos Estados Unidos, a libra é sugerida como uma unidade de peso igual a 4.448 newtons. Isso é o peso de uma libra-massa (avoirdupois) sob uma aceleração da gravidade de 32,17405 ft/s²

Força e massa[editar | editar código-fonte]

Historicamente, a libra data de antes do entendimento da distinção entre força e massa. Uma vez que a distinção se fez mais clara, foi natural que se perguntasse se a libra deveria ser interpretada como uma unidade de massa ou uma unidade de força (e peso, que é definido como a força gravitacional agindo sobre um objeto).

Há dois modos práticos de se fazerem os cálculos com massa e força no sistema fps (-libra-segundo), que a tabela seguinte sumariza e compara com o SI.

SI fps fps
unidade de tempo s s s
unidade de distância m ft ft
unidade de massa kg slug libra
unidade de força e peso N libra-força libra-força
Segunda Lei de Newton F =ma F =ma F =ma/gs
peso de um objeto W =mg W =mg W =mg/gs

A diferença entre as duas variantes do sistema fps é que a primeira usa o slug como unidade de massa, enquanto a segunda usa a libra.

O primeiro compartilha com o SI a vantagem de evitar complicações desnecessárias, ao passo que outro requer a introdução do fator gs, que é um valor de referência padrão para a aceleração da gravidade de 32,17405 ft/s², que se deve distinguir do valor real local de g. Nenhum sistema é mais correto que o outro, mas, quando se usa o fps, é necessário definir com cuidado se o símbolo m significa a massa em unidades de libras, ou em slugs. Ambos os sistemas usam como unidade de força a libra-força (lbf), que é definida como a massa de uma libra, multiplicada por gs.

Embora o U.S. National Bureau of Standards[1] tenha definido a libra como uma unidade de massa, e a libra-força como unidade de força, essa distinção não é amplamente reconhecida entre os físicos, que não usam o sistema fps, mesmo nos EUA, desde o início do século XX. Portanto, não é prudente usar o termo libra , sem esclarecimentos, assumindo que será entendido como unidade de massa; é mais provável que seja tomado como unidade de força.

Já entre os leigos, a libra é usada quase que exclusivamente como unidade de peso.

Referências

  1. a b National Bureau of Standards. Refinement of values for the yard and the pound

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]