Jukovsky

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Jukovsky
Жуковский
Zhukovsky, Praça de Académico Svitchov.jpg
Bandeira oficial de Jukovsky
Brasão oficial de Jukovsky
Bandeira Brasão
Coordenadas 55° 35' 50" N 38° 7' 13" E
País  Rússia
Oblast Moscovo
Área  
  Total 31,86 km²
População  
  Cidade 101 328
Website: www.zhukovskiy.ru/

Jukovsky (em russo: Жуковский) é uma cidade no óblast de Moscovo, Rússia. Foi fundada em 1947 sobre o local da antiga vila de Stakhanovo, e batizada em homenagem ao cientista Nikolai Jukovsky.

O Salão Aerospacial de Moscou (MAKS) é um salão internacional (mostra) da aviação que é realizado na cidade a cada ano ímpar, habitualmente em Agosto.

O Instituto de Aerodinâmica (TsAGI) foi sempre e permanece a empresa fundamental da cidade. Na cidade há um grande centro de emergência, com aviões estacionados no aeródromo do Instituto Gromov em prontidão permanente para voar para qualquer lugar da Terra caso uma catástrofe com vítimas numerosas aí aconteça.

Sua população é de 104,4 mil habitantes (2009), e localiza-se a 25 quilómetros de Moscovo. Algumas de suas zonas industriais ficam perto do rio Moscovo.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Jukovsky