Sukhoi Su-27

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Sukhoi Su-27SKM

O Sukhoi Su-27 (Cy-27 no alfabeto cirílico), (código OTAN: Flanker) é um caça russo de longo alcance de superioridade aérea e interceptação.

Sua história começou no final da década de 1960. Sob a influência das informações da inteligência sobre os caças soviéticos mais modernos (Mig-21 e Mig-23), os americanos começaram a desenvolver uma nova geração de aeronaves.

Desta competição, surgiram dois caças leves (F-16 e F-18) e um interceptador pesado (F-15 Eagle). Em resposta aos americanos, os soviéticos, em 1969, criaram o programa chamado PFI (Perspektivnyi Frontovoi Istrebitel), que resultou no projeto do Yakovlev Yak-45, do Mig-29 e do Sukhoi Su-27.

O domínio dos russos em materiais avançados, como o titânio, e o conhecimento do sistema de fly-by-wire foram fundamentais para o desenvolvimento do Su-27, que fez seu primeiro vôo em 20 de maio de 1977, no Instituto de Testes de Vôo, em Zhukovski.

Existe uma versão naval deste caça - Su-27K Naval Flanker, também conhecida como Su-33, com asas dobráveis e capaz de operar a partir de porta-aviões, hoje apenas a Rússia utiliza essa versão (em seu porta aviões Almirante Kuznetsov).

Ficha Técnica[editar | editar código-fonte]

Um Su-27 russo.
Dimensões
Pesos
Desempenho
Motores
Armamento
  • 1x 30mm canhão GSh-30-1 com 150 disparos
  • 8,000 kg em 10 hard points (2 nas pontas das asas; 4 sob as asas; e 4 sob a fuselagem)
    • Até 6 mísseis ar-ar de médio alcance R-27, e 4 mísseis ar-ar de curto alcance R-73
      • Versão modernizada Su-27SM pode usar R-77 no lugar dos R-27

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Imagens e media no Commons
Ícone de esboço Este artigo sobre um avião, integrado ao Projeto Aviação, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.