Caças de quarta geração

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Su-27 soviético escoltado por um F-16
MiG-29 da Força Aérea Polaca com um F-16.

Caças de quarta geração são uma classificação geral de caças a jato em serviço de aproximadamente 1980 até o presente e representam conceitos de design da década de 1970. Projetos de quarta geração são fortemente influenciados pelas lições aprendidas com a geração anterior de aeronaves de combate. Os mísseis ar-ar de longo alcance, originalmente pensados ​​para tornar a luta obsoleta, revelaram-se menos influentes do que o esperado, precipitando uma ênfase renovada na manobrabilidade. Enquanto isso, os custos crescentes dos aviões militares em geral e o sucesso demonstrado de aeronaves como o F-4 Phantom II deram origem à popularidade dos aviões de combate multiuso em paralelo com os avanços marcando a chamada quarta geração.

Durante o período em questão, a manobrabilidade foi reforçada pela estabilidade estática descontraída, possibilitada pela introdução do sistema de fly-by-wire (FBW), que por sua vez foi possível devido aos avanços em computadores digitais e técnicas de integração de sistemas. A aviônica analógica, necessária para permitir operações de FBW, tornou-se um requisito fundamental e começou a ser substituída por sistemas digitais de controle de voo na segunda metade da década de 1980.[1]

Devido ao aperfeiçoamento dramático das capacidades destes caças atualizados e em novos projetos da década de 1990 que refletiram essas novas capacidades, o governo dos Estados Unidos passou a usar a designação geração 4.5 para se referir a projetos posteriores. Isso se destina a refletir uma classe de caças que são atualizações evolutivas da quarta geração incorporando conjuntos integrados de aviônica, armas avançadas para tornar a aeronave menos detectável e rastreável como uma resposta ao avanço da tecnologia de mísseis e radar.[2][3]

Exemplos de aviões de quarta geração[editar | editar código-fonte]

Aeronaves que entraram em serviço[editar | editar código-fonte]

Mikoyan MiG-29
F-16CG Fighting Falcon

Aeronaves canceladas[editar | editar código-fonte]

Exemplos de aviões de quarta geração e meia[editar | editar código-fonte]

Eurofighter Typhoon

Aeronaves que entraram em serviço[editar | editar código-fonte]

Aeronaves Canceladas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Hoh, Roger H. and David G. Mitchell. "Flying Qualities of Relaxed Static Stability Aircraft - Volume I: Flying Qualities Airworthiness Assessment and Flight Testing of Augmented Aircraft." Federal Aviation Administration (DOT/FAA/CT-82/130-I), September 1983. pp. 11ff.
  2. Fulghum, David A. and Douglas Barrie "F-22 Tops Japan's Military Wish List." Aviation Week and Space Technology, 22 April 2007. Retrieved: 3 October 2010.
  3. "The Gray Threat." Air Force Magazine.
  4. a b c d Cate, Devin L. "The Air Superiority Fighter and Defense Transformation." Air University Press.
  5. Austrian Eurofiger committee of inquiry: Dipl.Ing.Knoll about Eurofighter and Stealth p.76+77
  6. Richardson 1989, p. 114.
  7. F-22 Tops Japans Military Wish List | AVIATION WEEK
Ícone de esboço Este artigo sobre aviação é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.