HAL Tejas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Um Hal Tejas durante um voo em 2007.

HAL Tejas é um caça supersônico desenvolvido pela Índia. É um avião sem cauda, composto por um design de asa delta alimentado por um único motor. Ele provém do programa Light Combat Aircraft (LCA), que começou na década de 1980 para substituir o envelhecimento dos caças MiG-21 indianos. Mais tarde, o LCA foi oficialmente nomeado Tejas,[1] que significa "esplendor", pelo então primeiro-ministro Atal Bihari Vajpayee.[2]

O Tejas é o segundo caça supersônico desenvolvido pela empresa indiana Hindustan Aeronautics Limited, depois do HAL Marut. A Força Aérea Indiana (IAF) requisitou 200 com um lugar e 20 formadores de conversão de dois lugares, enquanto a marinha indiana pode pedir até 40 monopostos para substituir os Sea Harrier FRS1 e Hawker-Siddeley Harrier de 60 anos.[3] Os Tejas foram liberados em janeiro de 2011 para uso por pilotos da Força Aérea da Índia.

Referências

  1. "PM to select Sanskrit name for LCA on May 4." indiainfo.com, 27 de abril de 2003. Acessado em 23 de maio de 2013.
  2. "LCA first prototype vehicle to fly next month." Indiainfo.com, 21 de agosto de 2003. Acessado em 23 de maio de 2013.
  3. Jackson, et al. 2005, p. 195.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre HAL Tejas

Análises:

Informações técnicas:

Informações gerais:

Ícone de esboço Este artigo sobre um avião, integrado ao Projeto Aviação, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre a Índia é um esboço relacionado ao Projeto Ásia. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.