Namco

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde dezembro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros, acadêmico)Yahoo!Bing.
Namco Limited
株式会社ナムコ
Tipo Kabushiki gaisha
Indústria Indústria do lazer
Fundação 1955
Fundador(es) Masaya Nakamura
Sede Tokyo,  Japão
Pessoas-chave Kyushiro Takagi (CEO)
Masahiro TATIBANA , diretor
Masaya Nakamura, conselheiro honorário
Hiroshi Namura
Syuuhei Ino
Keizi Azuma
Kazuo Makoto
Asami Azuma
Parentesco Namco Bandai Holdings
Página oficial www.namco.com

Namco é uma empresa localizada no Japão, conhecida pelo desenvolvimento de videojogos. Alguns dos jogos mais famosos da empresa são: Galaxian, Pac-Man, Klonoa, Galaga, Star Fox: Assault, Bosconian, Dig Dug, Pole Position, Xevious, Mappy, Soul Edge, Tekken e Ridge Racer series. No dia 29 de setembro de 2005, a Namco se uniu a uma outra empresa japonesa, a Bandai formando a Namco Bandai, uma das maiores empresas de entretenimento no japão.

Sua fama mundial começou quando, no final da década de 1970, criou um jogo que viraria febre nos arcades em todo o mundo: Pac Man.

Famosa nos arcades, começou a fazer fama nos consoles quando apoiou irrestritamente o recém lançado console da novata Sony, o Playstation (também conhecido como PSONE ou PSX). A Namco brindou os aficionados com uns dos melhores jogos da plataforma, estando entre eles a série Tekken, Ridge Racer e Ace Combat. Continuou lançando jogos espetaculares, nos consoles da geração seguinte, mostrando jogos do calibre de Soul Calibur, para alguns, um dos melhores jogos de luta existentes. Foi responsável pela maior surpresa e novidade nos últimos anos na indústria de jogos: a premiada série Katamari Damacy.

A Namco também se uniu à Telenet Japan criando o Namco Tales Studio, responsável pelo desenvolvimento dos jogos da série Tales. Os principais jogos da série são: Tales of Phantasia, Tales of Destiny, Tales of Eternia, Tales of Destiny 2, Tales of Symphonia, Tales of Rebirth, Tales of Legendia, Tales of the Abyss, Tales of Innocence, Tales of Vesperia e mais recentemente Tales of Hearts.

História[editar | editar código-fonte]

Namco foi fundada em Tokyo em 1955, por Masaya Nakamura com o nome: "Nakamura Manufacturing Ltd." Ela começou produzindo cavalos mecânicos e coisas parecidas, que eram instalados em vários departamentos em Yokohama e Nihonbashi. Ela continuou sua linha de produção até os Anos 60, e expandiu com a adição de Cavalos feitos ao modelo dos personagens da Walt Disney em 1966.

O nome da empresa foi alterado para Namco em 1971, e adquiriu a divisão japonesa da Atari em 1974, iniciando a Namco no negócio de jogos de moeda. A Namco Enterprises Asia Ltd. foi estabelecida em Hong Kong, logo em seguida, pela Namco America, Inc. na California. Em 1978, a Namco lançou o seu primeiro videojogo, Gee Bee que foi desenvolvivo por Toru Iwatani que também desenvolveu duas seqüências, Bomb Bee e Cutie Q. Em 1980 lançou talvez o seu jogo de maior sucesso, o Pac-Man, nos arcades. Graças a ele, o personagem principal, chamado de Pac-Man, se tornou o mascote da empresa. Quando a Nintendo iniciou a produção do seu Famicom, um video game "caseiro", a Namco resolveu desenvolver títulos para o mesmo, começando por Galaxian, que foi introduzido aos arcades em 1979.