Arcade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Vg icon.svg
Jogos eletrônicos

Arcade, arcada, ou fliperama (como é tradicionalmente conhecido no Brasil) é um aparelho de jogo eletrônico profissional instalado em estabelecimentos de entretenimento. Compõe-se de um gabinete (caixa de madeira ou material plástico), tubo de imagem (CRT) ou monitor de vídeo, fonte de alimentação, controle(s) de jogo e sistema de jogo. Este último varia de acordo com o fabricante do jogo, sendo alguns compostos por uma única placa (PCB[1] ), ou conjuntos como placa-mãe e cartuchos de jogos (ex: SNK Neo-Geo e as Capcom CPS-2 e 3).

É possível intercambiar somente o sistema de jogo do gabinete, sem precisar substituir todo o gabinete, com monitor e controles. Desta forma pode-se reduzir o custo de atualização do arcade, com a retirada de jogos antigos e pouco procurados e entrada de novos jogos.

Existem também os arcades dedicados, com jogos que não podem ser substituídos ou são de difícil substituição, como p. ex. simuladores de corrida de carros, motos, jet skis, ou tiros com armas simuladas, ou dança, e outros.

Por extensão os estabelecimentos onde se jogam arcades são por vezes também chamados de Arcades ou Fliperamas.

Máquina do Donkey Kong
Placa de arcade da Namco modelo NAMCO NA-1 01A

Emulação[editar | editar código-fonte]

Existem muitos emuladores para rodar jogos de arcade (fliperama) no PC, os mais conhecidos sendo Final Burn, MAME (Multiple Arcade Machine Emulator) e Winkawaks. Alguns desses emuladores possuem opções para melhorar o jogo tanto na parte gráfica quanto sonora, e ainda disponibilizam opções de jogos on-line.

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Arcade

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Do inglês Printed Circuit Board, placa de circuito impresso.
Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.