Cowboy

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde Julho de 2008). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Cowboy em 1887

Cowboy (e as formas aportuguesadas caubói e cobói[1] ), boiadeiro ou vaqueiro é a pessoa, que montada a cavalo, é encarregada de conduzir a boiada de um local a outro.

No Brasil os termos utilizados para o encarregado de conduzir a boiada é boiadeiro ou vaqueiro, mas também se consolidou a utilização do termo "cowboy" devido a estrutura da indústria cinematográfica dos Estados Unidos. Em Portugal o termo oficial para designar cowboy é vaqueiro ou Campino (respectivamente o homem encarregado de tratar de vacas mansas e das vacas bravas), embora também se use o termo "cowboy", mas com o sentido de se referir a um homem que galopa a cavalo combatendo os índios. A expressão ganhou um sentido mais geral devido ao género cinematográfico e literário sobre o faroeste (Western) passando a referir-se às personagens desse tipo de obra artística.

Apareceram os primeiros cowboys no fim do século XVIII, quando os estadunidenses venceram os ingleses e passaram a ser independentes. Muitos puritanos foram viver para os Estados Unidos, situando-se muito no Velho Oeste, o que gerou os atuais e famosos "homens do gado".

Adaptaram-se ao clima do Texas e adotaram um traje típico em meados do século XIX:

Referências