Calça

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde Maio de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Calças

Designa-se por calças a peça de roupa que cobre as pernas, da linha de cintura até perto do calcanhar.

Em algumas regiões do Brasil, usa-se, na fala coloquial, o termo calça no singular, se referindo à peça de roupa. Entretanto, as normas da língua e o uso culto no Brasil exige que o termo para ser usado corretamente esteja no plural, já que cada calça cobre uma perna, o que faz da peça um par.

Para ser considerado um par de calças, o tecido tem que alcançar abaixo do joelho da perna, frequentemente até ao calcanhar. Se alcança apenas por cima do joelho diz-se que a vestimenta é uma bermuda.

Existem diversos tipos de tecidos para a fabricação desse produto, como o linho, o algodão, a ou o poliéster, ou ainda combinações de vários destes materiais.

Há várias formas de prender as calças à cintura, ou de segurá-las em posição:

A generalidade das calças dispõe à frente de uma abertura designada braguilha. As calças são basicamente uma peça do vestuário que cobre toda a extensão das pernas. Se por acaso ficar acima dos jelhos, é considerada bermuda.

O que é[editar | editar código-fonte]

As calças, assim como os outros produtos, mudaram constantemente de moda, tendo vários estilos durante o passar dos anos. Hoje a maioria das calças são usadas mais apertadas ao corpo, principalmente na mulher. As calças são uma boa opção para diminuir a sensação de frio, dar uma espécie de toque mais formal ao look e proteger as pernas.

A História[editar | editar código-fonte]

Bragas[editar | editar código-fonte]

Os gauleses, um povo que vivia na Europa, nomeadamente no Norte de Portugal, na Galiza, em Espanha, na Gália, em França e parte da Bélgica, e que davam grande importância à aparência e ao asseio adotaram para uso diário as bragas, tipo de ancestrais das calças[1] ou das ceroulas[2] .

Jeans[editar | editar código-fonte]

Anos 70[editar | editar código-fonte]

Na década de 1970 as calças sofreram bastantes alterações, uma vez que eram usadas coladas na altura das coxas e mais soltas na altura das canelas, no homem eram usadas assim como na mulher com o cós alto.

Anos 80[editar | editar código-fonte]

Nos anos 80 as calças vieram com novidades, para as mulheres vieram mais coloridas e soltas, podendo ir somente até a altura do tornozelo, para o homem vieram mais neutras.

Anos 90[editar | editar código-fonte]

Na década de 1990 as calças continuaram com as tendências coloridas, porém tanto para o homem quanto para a mulher vieram calças mais despojadas e leves, rasgadas na altura dos joelhos e podendo dar o reflexo da sociedade juvenil da época.

Atualidade[editar | editar código-fonte]

Hoje, as calças continuam parecidas com as calças fabricadas nos anos 90, porém com a interferência de cada individuo, de acordo com o seu estilo na aparência das mesmas. As tendências podem variar trazendo estilos de outras épocas ou inventando novos estilos, há uma mesclagem muito grande e vários looks diferentes, tanto no preço, como na aparência.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre vestuário ou moda é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.