Velcro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Velcro: ganchos à esquerda e voltas à direita

Velcro é a marca de um conector consistido em ganchos e voltas usado para conectar objetos. O termo VELCRO é marca registrada na maioria dos países para uma empresa dos Estados Unidos.

História[editar | editar código-fonte]

Pequenos ganchos de arctium

O velcro foi inventado em 1948 por Georges de Mestral [1] , um engenheiro da Suíça. Ele inspirou-se após analisar atentamente as sementes de Arctium que grudavam constantemente em sua roupa e no pêlo de seu cão durante suas caminhadas diárias pelos Alpes. Georges examinou o material através de um microscópio e distinguiu diversos filamentos entrelaçados terminando em pequenos ganchos, causando a potente aderência dos carrapichos nos tecidos. Por fim concluiu ser possível a criação de uma material para unir dois materiais de maneira reversível e simples. Desenvolveu o produto e submeteu a ideia para patente em 1951. O pedido suíço foi seguido por outras patentes nacionais, desta vez através de sua companhia Velcro S.A. A partir do relatório descritivo da patente dos Estados Unidos US 2,717,437[2] pode-se ver a aparente simplicidade da invenção. O nome VELCRO é uma referência as palavras em francês velours (que significa veludo) e crochet (que significa gancho). Atualmente o uso e aplicação do produto são várias, e a palavra velcro tornou-se um termo genérico para referir-se ao material.


Imagem ampliada dos ganchos

Composição[editar | editar código-fonte]

O velcro consiste em duas camadas: o lado do gancho, que é um pedaço de tecido coberto por pequenos ganchos plásticos; o lado da volta, que é cobertos por ainda menores pedaços de voltas plásticas. Existem variações para o sistema que incluem, por exemplo, ganchos em ambos as camadas. Quando os lados são pressionados os ganchos envolvem as voltas e as peças são mantidas juntas. Quando as camadas são separadas é gerado um som bastante característico do material.

Uso[editar | editar código-fonte]

A força da ligação entre as duas camadas do velcro depende do quanto os ganchos estão ligados às voltas e a natureza da força que está forçando sua separação. Se o material é usado para unir duas superfícies rígidas a ligação é particularmente forte pois a força de separação das camadas é distribuída por todos os ganchos. Duas maneiras para maximizar a força da ligação entre duas ou mais peças incluem aumentar a área de ligação e assegurar que a força de separação é aplicada paralelamente ao plano de superfície do velcro (por exemplo, puxando-se as bordas).

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]