Cinto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde setembro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Cinto masculino social de couro preto com fivela.

Cinto é um artigo de moda, que consiste numa tira flexível, geralmente feita de couro ou de tecido resistente, que envolve a cintura, e é usado para segurar as calças ou, simplesmente, como adorno do vestuário.

Uma das pontas do cinto pode conter uma fivela, onde é colocada a outra ponta, que geralmente apresenta diversos furos. Existem outros sistemas para unir as pontas, tornando a fivela dispensável.

Ornamentação[editar | editar código-fonte]

Existem documentos que comprovam a existência de cintos, tanto de uso masculino como feminino, desde a Idade do Bronze. Sua utilização variou muito, dependendo da moda na época, e era uma raridade na moda feminina, com exceção do início da Idade Média, final do século XVII e entre 1900 e 1910.

Nos tempos modernos, os homens passaram a usar cintos nos anos 20. Antes, o seu uso tinha mais o propósito decorativo, e também estava associado aos militares. Atualmente, a maioria dos homens usa cinto por razões utilitárias e, a mulheres, com propósito de ornamentação.

Castigo[editar | editar código-fonte]

Outro que foi comum o uso do cinto pelos educadores para castigar crianças. Nas sovas de cinto o cinto podia ser aplicado por cima da roupa ou diretamente na pele (doendo mais e marcando mais a pele nesta última opção). O castigo com cinto era violento pois era bastante doloroso e podia deixar a criança marcada durante vários dias. Hoje em dia este tipo de castigo é proibido em muitos países (especialmente no Ocidente). O cinto pode ser um castigo bem rigoroso mas a maioria das pessoas dizem que faz bem aos filhos e que os pais devem continuar a bater neles.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Cinto