Portal:Moda

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Anexos por tema · Glossários · Índice A-Z

(Atualizar Conteúdos)
Portal:Moda Portal Moda
Página principal   Estilistas   Empresas de moda   Acessórios de moda   Modelos

Moda

Moda é a tendência de consumo da atualidade. É composta de diversos estilos que podem ter sido influenciados sob vários aspectos. Acompanha o vestuário e o tempo, que se integra ao simples uso das roupas no dia-a-dia. É uma forma passageira e facilmente mutável de se comportar e sobretudo de se vestir ou pentear.

Pode-se ver a moda naquilo que se escolhe de manhã para vestir, no look de um punk, de um skatista e de um pop star, nas passarelas. A cada dia que passa o mundo da moda vem se superando e surpreendendo as pessoas, com cores vivas, tendências novas, cortes inusitados e inovadores. A moda proporciona aos que seguem uma tendência sempre inovadora e ousada. Ela é abordada sempre, encaixa em qualquer assunto e é sempre um meio de inspiração aos que a seguem.

Artigos em destaque

Na década de 1900 Na década de 1920
Moda na década de 1900
Moda do início do século XX é conhecida, especialmente na Inglaterra, como período "Eduardiano", devido ao sucessor da rainha Vitória da Inglaterra, Edward. Até o fim do século o estilo predominante era o vitoriano, caracterizado pelo uso permanente de espartilhos muito justos para conquistar a silhueta em "S" (busto para frente e quadris para trás). Após a morte da rainha, o ideal de beleza foi se modificando influenciado pela preferência do rei por mulheres maduras e cabelos grisalhos. Os trajes masculinos não dispensavam o chapéu, sobre-casaca, fraque, além da grande variedade de sapatos.
Moda na década de 1920
Moda na década de 1920 já estava livre dos espartilhos do século XIX. As saias já mostram mais as pernas e o colo. Na maquiagem, a tendência era o batom. A boca era carmim, em forma de coração. A maquiagem era forte nos olhos, as sobrancelhas eram tiradas e o risco pintado a lápis. A tendência era ter a pele bem branca. Foi a época de Hollywood em alta, e a maioria dos grandes estilistas da época, como Coco Chanel e Jean Patou, criaram roupas para grandes estrelas. Foi uma década de prosperidade e liberdade.
Na década de 1960 Na década de 1980

Moda na década de 1960 - as roupas nas décadas de 60 e 70, época dos hippies, transmitiam a paz e amor, lemas da época, por cores alegres e estampas floridas, demonstrando sensibilidade, romantismo, descontração e bom humor, como também a liberdade de expressão perante o regime ditatorial. A grande vedete dos anos 60 foi, sem dúvida, a minissaia. As mudanças no vestuário também alcançaram a lingerie, com a generalização do uso da calcinha e da meia-calça, que dava conforto e segurança, tanto para usar a minissaia, quanto para dançar o twist e o rock.

Moda na década de 1980 - a moda anos 80 (tempo compreendido entre 1980 a 1989), a New Wave (nova onda - em inglês), inspirou-se basicamente na onda da geração saúde e da febre da ginástica aeróbica. Contrariando a moda dos anos 60 e 70, onde em um vestuário da moda prevalecia roupas largas, artesanais e de inspiração indiana, nos anos 80 o uso de roupas de ginástica (lycra, sapatilha, polaina) no cotidiano, combinadas a roupas excêntricas e exageradas, com cores cítricas, estampas de animais e sobretudo muito alegres, foi sem dúvida o grande marco na moda da época.

Imagens de estilos de moda

Na década de 1960. Na década de 1970. Na década de 1980. Na década de 1990. Na década de 2010.
Na década de 1960. Na década de 1970. Na década de 1980. Na década de 1990. Na década de 2010.

Você sabia?

...que os bizantinos da classe alta vestiam túnicas bem decoradas, que eram feitas de seda e fiapos de ouro, e usavam pérolas e pedras preciosas como decorações.

...que no início as roupas no século XII eram feitas em casa. Quando as cidades começaram a crescer, surgiram lojas especializadas.

...que na década de 60 retomou as técnicas artesanais, como o tricô, o crochê e o patchwork.

...que a Semana de Moda (do inglês, Fashion Week) que permite que os designers de moda mostrem suas últimas coleções em desfiles e os compradores dêem uma olhada nas últimas tendências.

Como colaborar!

Como colaborar!
• Crie artigos relacionados a moda dando visibilidade ao assunto escolhido.
• Adicione imagens nos artigos.
• Melhore os artigos sobre moda.

Wikimedia