Portal:Carnaval

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Listas por tema · Glossários · Índice A-Z

(Atualizar Conteúdos)
Portal Carnaval
Portal:Carnaval

Carnaval

Carnaval é um período de festas regidas pelo ano lunar no cristianismo da Idade Média. O período do carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou "carne vale" dando origem ao termo "Carnaval". Durante o período do carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes. O carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX. A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como Nice, Nova Orleans, Toronto e Rio de Janeiro se inspirariam no carnaval parisiense para implantar suas novas festas carnavalescas.

Sambódromo da Marquês de Sapucaí

Artigo em destaque

Carnaval da Alemanha
Carnaval da Alemanha tem uma longa tradição carnavalesca. Embora diferente do carnaval celebrado nos países latino-americanos, por exemplo, mas no fundo com o mesmo espírito de escape das realidades do cotidiano, o carnaval Alemão é chamado de Karneval ou, quanto mais ao sul, mais e mais vai sendo chamado de Fasching.

Em algumas regiões da Alemanha, ao norte, costuma-se dizer que o carnaval é as 11:11 do dia 11 de novembro.

Escola de samba

Escola de samba é um tipo de agremiação de cunho popular, que se caracteriza pelo canto e dança do samba, quase sempre com intuito competitivo.

Sendo um tipo de associação originário da cidade do Rio de Janeiro, as escolas de samba se apresentam em espetáculos públicos, em forma de cortejo, onde representam um enredo, ao som de um samba-enredo, acompanhado por uma bateria; seus componentes - que podem ser algumas centenas ou até milhares - usam fantasias alusivas ao tema proposto, sendo que a maioria destes desfila a pé e uma minoria desfila sobre "carros", onde também são colocadas esculturas de papel machê, além de outros adereços.

Bloco carnavalesco

Bloco carnavalesco é um conjunto de pessoas que desfilam no carnaval de forma semi-organizada, muitas vezes trajando uma mesma fantasia, ou vestidas do modo que mais lhe agradar.

Os blocos situavam-se a meio caminho entre os ranchos e os cordões. É essa característica ambivalente que faria dos blocos a inspiração para as os grupos de samba que buscariam a aceitação da sociedade no final da década de 1920 e que passariam a ser denominados de escolas de samba. Os primeiros registros de blocos licenciados datam de 1889. Há vários tipos de blocos carnavalescos: blocos de enredo, blocos de embalo, bloco de sujo, etc.

Samba-enredo

Samba-enredo é um sub-gênero do samba moderno, surgido no Rio de Janeiro na década de 1930, feito especificamente para o desfile de uma escola de samba e frevo. Anualmente, as escolas de samba costumam promover concursos internos, onde várias músicas são apresentadas ao público em suas quadras, onde ao final, uma delas é escolhida como samba-enredo oficial para o carnaval do ano seguinte.

Marchinha de Carnaval

Marchinha de Carnaval é um gênero de música popular que esteve no carnaval dos brasileiros dos anos 20 aos anos 60 do século XX. A primeira marcha foi a composição de 1899 de Chiquinha Gonzaga, intitulada Ó Abre Alas, feita para o cordão carnavalesco Rosa de Ouro. Na origem foi, no entanto, um estilo musical importado para o Brasil. Descende diretamente das marchas populares portuguesas.

Rei Momo

Rei Momo é um personagem da mitologia grega que se tornou um símbolo do carnaval. É quem comanda a folia. Possui uma personalidade zombeteira, delirante e sarcástica. Vindo da mitologia grega, ele é filho do sono e da noite, e acabou expulso do Olimpo - morada dos deuses - porque tinha como diversão ridicularizar as outras divindades.

Micareta

Micareta é denominado o "carnaval fora de época" e desde os anos noventa vem se espalhando por várias capitais e cidades brasileiras. O nome micareta deriva-se de uma festa francesa, Mi-Carême (uma festa que acontecia na França, desde o século XV, em meio ao período de quarenta dias de penitência da Igreja Católica).

Notícias

NotíciasEm Julho de 2012 e confirmado oficialmente a Série A, junção dos grupos A e B. que vai desfilar na sexta e no sábado, passando o desfile das escolas de samba mirim para terça. sendo que um semelhante a própia Série Ouro, ocorreu em 1995. além disso foi sorteada a ordem de desfile, que e a seguinte.

Notícias(Sexta - 8/2) Jacarezinho, Porto da Pedra, Santa Cruz, Vila Santa Tereza, Parque Curicica, Estácio, Alegria da Zona Sul, Rocinha e Viradouro.

Notícias(Sábado - 9/2) União de Jacarepaguá, Paraíso do Tuiuti, Tradição, Império Serrano, Cubango, Sereno, Império da Tijuca, Caprichosos, Unidos de Padre Miguel e Renascer

NotíciasClassificação do Grupo Especial do Rio de Janeiro 2012:Unidos da Tijuca, Salgueiro, Vila Isabel, Beija-Flor, Grande Rio, Portela, Mangueira, União da Ilha, Mocidade, Imperatriz, São Clemente, Porto da Pedra e Renascer de Jacarepaguá.

Você sabia que

...a Deixa Falar foi a primeira escola de samba.

...o Império Serrano foi a escola que introduziu os agogôs e criou a primeira escola de samba mirim.

...a Cidade do Samba foi criada na localidade onde surgiu o samba no Rio de Janeiro.

...a Portela é a Escola carioca que tem mais títulos carnavalescos.

...o carnaval é uma festa que se originou na Grécia. Os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção.

Biografia

Cartola (1908 — 1980) foi um cantor, compositor e violonista brasileiro. Considerado por diversos músicos e críticos como o maior sambista da história da música brasileira.

Nasceu no bairro do Catete, mas passou a infância no bairro de Laranjeiras. Tomou gosto pela música e pelo samba ainda moleque e aprendeu com o pai a tocar cavaquinho e violão. Dificuldades financeiras obrigaram a família numerosa a se mudar para o morro da Mangueira, onde conheceu e fez amizade com Carlos Cachaça e outros sambistas, e se iniciaria no mundo da boemia e do samba.

Imagem em destaque

Como colaborar!

Como colaborar!
• Crie artigos relacionados ao carnaval dando visibilidade ao assunto escolhido.
• Adicione imagens nos artigos.
• Melhore os artigos sobre carnaval.
• Participe do desenvolvimento do projeto carnaval.