Portal:Shakira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bem-vindo ao portal Shakira, sinta-se livre para editar o seu conteúdo, seguindo sempre os requisitos necessários.

 ver · editar Introdução

Shakira Isabel Mebarak Ripoll (Barranquilla, 2 de fevereiro de 1977), conhecida simplesmente como Shakira, é uma cantora, compositora, atriz e empresária colombiana. Com apenas catorze anos, a cantora gravou o seu disco promocional, Magia, após contrato assinado com a editora discográfica Sony Music Colombia. Dois anos depois, em 1993, Peligro foi editado, contudo, devido ao seu fraco desempenho comercial, a artista decidiu fazer uma pausa na carreira para terminar o ensino secundário. Em fevereiro de 1996, Pies descalzos foi lançado como seu álbum de estreia e vendeu quatro milhões de unidades no mundo inteiro.

A 13 de novembro de 2001, Laundry Service foi o primeiro álbum de Shakira a incluir músicas em inglês, distribuído pela Epic Records. Vendeu quinze milhões a nível global, conseguindo receber cinco platinas por várias organizações fonográficas. O seu sexto projeto de estúdio, e o quarto em espanhol, Fijación oral, vol. 1 foi lançado em 2005, debutou na quarta posição da Billboard 200 e foi certificado com onze platinas latinas, tornando-se um dos mais vendidos nos Estados Unidos dentro do idioma. Em novembro do mesmo ano, Oral Fixation, Vol. 2 foi o primeiro trabalho completo em inglês a ser lançado pela cantora, vendendo mais de oito milhões de unidades no mundo inteiro.

She Wolf foi editado como oitavo álbum de estúdio da intérprete em outubro de 2009, com 500 mil cópias vendidas nos Estados Unidos e dois milhões no restante globo. Sale el sol foi o seu nono trabalho de originais, com galardão de diamante pela Syndicat National de l'Édition Phonographique (SNEP) e ouro pela Associação Fonográfica Portuguesa (AFP), e quatro milhões de unidades distribuídas pelo mundo. Foram ainda editados o seu trabalho homónimo e El dorado, em 2014 e 2017, respetivamente. Vencedora de três prémios Grammy, treze Latin Grammy, cinco MTV Video Music Awards, sete Billboard Music Awards, trinta e nove Latin Billboard Awards, as suas vendas discográficas são avaliadas em setenta milhões de registos vendidos mundialmente.


Leia mais...
 ver · editar Álbum selecionado

Sale el sol é o nono álbum de estúdio lançado por Shakira, lançado a 15 de outubro de 2010 pela Epic Records. Estreou na sétima posição na lista dos mais vendidos da revista Billboard, além de ter atingido a liderança da tabela musical portuguesa. O conteúdo do disco divide-se entre faixas em inglês e espanhol. Vendeu quatro milhões de unidades no mundo inteiro, com várias certificações de platina pelas várias organizações fonográficas.


Leia mais...
 ver · editar Artigo selecionado

Oral Fixation Tour (conhecida como Tour Fijación Oral nos países de hispanofonia) é a terceira digressão mundial da cantora Shakira, para divulgar os seus dois álbuns de estúdio Fijación oral, vol. 1 e Oral Fixation, Vol. 2. Tornou-se a 15.ª turné mais bem sucedida de 2006, arrecadando mais de 98 milhões de dólares, e passando por cidades como Moscovo, Los Angeles e Zurique.

Leia mais...
 ver · editar Canção selecionada

"Whenever, Wherever" é uma canção de Shakira gravada para o seu quinto álbum de estúdio, Laundry Service. Foi composta e produzida pela cantora juntamente com Tim Mitchell e Gloria Estefan. A faixa foi o primeiro single em inglês da artista e do disco, lançado a 27 de agosto de 2001. Com uma versão exclusivamente em castelhano intitulada "Suerte", o tema vendeu mundialmente mais de oito milhões de cópias físicas e é avaliado como um dos mais vendidos de sempre.

Leia mais...
 ver · editar Sabia que
 ver · editar Imagens selecionadas
 ver · editar Conteúdo destacado

Artigos destacados

Listas destacadas

 ver · editar Tarefas



Tarefas a serem realizadas:
 ver · editar Tópicos
 ver · editar Portais relacionados
 ver · editar Wikimedia
Shakira no Commons Shakira no Commons
Imagens e mídia
Shakira no Wikcionário Shakira no Wikcionário
Definições
Shakira no Wikilivros Shakira no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
Shakira no Wikinotícias Shakira no Wikinotícias
Notícias
Shakira no Wikiquote Shakira no Wikiquote
Citações
Shakira no Wikisource Shakira no Wikisource
Biblioteca
Shakira na Wikiversidade Shakira na Wikiversidade
Recursos de aprendizado