Os Feiticeiros de Waverly Place

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wizards of Waverly Place
Wizards Of Waverly Place
Os Feiticeiros de Waverly Place (PT/BR)

WOWP logo.png
Informação geral
Formato Sitcom
Género Fantasia
Comédia
Drama
Duração 22-48 min. aprox.
Criador(es) Todd J. Greenwald
País de origem Estados Unidos da América
Idioma original Inglês
Produção
Elenco Selena Gomez
David Henrie
Jake T. Austin
Jennifer Stone
Maria Canals-Barrera
David DeLuise
Tema de abertura Everything Is Not What It Seems (1ª a 3ª temporada)
Everything Is Not What It Seems Dance-Pop Remix (4ª Temporada) ambas por Selena Gomez
Exibição
Emissora de
televisão original
Estados Unidos Disney Channel
Formato de exibição 480i (SDTV) 2007 - 2009
720p (HDTV) 2009 - 2011
Transmissão original 12 de Outubro de 2007 - 6 de Janeiro de 2012
N.º de temporadas 4
N.º de episódios 106 + 1 Filme de TV + 1 Especial de TV (lista de episódios)

Wizards of Waverly Place (em português: Os Feiticeiros de Waverly Place) é uma série de televisão estrelada por Selena Gomez e produzida em live-action e em animação. A série foi exibida pelo Disney Channel. Já ganhou três Emmy Awards. A série gira em torno de Alex Russo (Selena Gomez), que com seus irmãos Justin (David Henrie) e Max (Jake T. Austin) vivem uma vida normal, mas escondem um segredo: são feiticeiros em treinamento.

Nos EUA, sua estreia aconteceu em 12 de Outubro de 2007 e foi assistida por 5,93 milhões de espectadores. No Brasil, a série estreou em 11 de Abril de 2008, ocupando o lugar de Cory na Casa Branca, no Zapping Zone. Foi exibido também pela Rede Globo entre 2009 e 2011, dentro da programação da TV Globinho.

Em Maio de 2009, o Disney Channel confirmou a produção da terceira temporada da série, que estreou, originalmente, no dia 9 de outubro do mesmo ano. Com o sucesso da série, foi produzido um filme baseado na mesma, Wizards of Waverly Place: The Movie, que estreou em 28 de Agosto de 2009 nos EUA, atraindo 11,4 milhões de espectadores. No dia 10 de Junho de 2010 foi confirmado a 4ª temporada da série. Em entrevista, Selena Gomez confirmou que a 4ª temporada seria a última da série.

O seriado continua sendo exibida pelo Disney Channel e não tem previsão para sair da programação.

No Disney Channel Brasil a série é exibida nas madrugadas de terças as sábados, no horário das 03:30h.

Em 2014 a série está sendo exibida ás 23:30h no bloco Disney Chennel Fest que iniciou o dia 30 Junho até 27 Julho no Disney Channel Brasil.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Os Russos parecem uma típica família de Nova York, mas são uma família de feiticeiros. Alex (Selena Gomez), Justin Russo (David Henrie) e Max (Jake T. Austin) são feiticeiros em treinamento, e disputam para saber qual deles serão os proximos feiticeiros da familia. Alex apenas quer usar a magia para arrumar o quarto, fazer as atividades, se vingar, entre outros. Já Justin quer aprender magia para "fazer do mundo um lugar melhor". Max, o irmão caçula deles, usa magia para fazer coisas bizarras como se transformar em uma mosca para ver como ela se sente. Theresa (Maria Canals-Barrera) é a mãe de Alex, Justin e Max ela e seu marido Jerry (David DeLuise) gerenciam um restaurante. Jerry desistiu dos seus poderes de feiticeiro completo para se casar com Theresa, e os entregou para seu irmão mais novo Kelbo (Jeff Garlin). Ele ensina a seus filhos novas mágicas, já que é o "professor" dos mesmos. No elenco, também tem Harper Finkle (Jennifer Stone), a melhor amiga da Alex, além de ser muito próxima dos Russos, descobre sobre a magia no episódio 8 da 2º temporada, Harper Sabe. Harper é muito extrovertida, alegre e veste varias roupas bem esquisitas, além de ser apaixonada por Justin. Passa a morar com os Russos a partir do episódio 6 da terceira temporada, Casa de Boneca.

Produção[editar | editar código-fonte]

A série foi criada e executivamente produzida por Todd J. Greenwald, que começou a desenvolver o show, depois de trabalhar como escritor e produtor de consulta durante a primeira temporada de Hannah Montana. O show é produzido por It's a Laugh Productions e Disney Channel Original Productions. A canção tema, "Everything Is Not What It Seems", escrito por John Adair e Steve Hampton, é de estilo techno-pop e é realizada por Selena Gomez e na quarta temporada por Selena Gomez & The Scene. A série é filmada em Hollywood Center Studios, em Hollywood, Califórnia.

Sequência de abertura[editar | editar código-fonte]

Nas três primeiras temporadas, a sequência de abertura são iguais. Ela mostra os seis personagens principais em uma manhã, com Alex, Justin, Max e Harper se preparando para ir à escola. Para a quarta temporada, a sequência de abertura foi alterada. Ela mostra uma bola de cristal assistente para a configuração. Na bola de cristal apresenta o elenco principal e trechos dos episódios da terceira e quarta temporadas. Para as três primeiras temporadas, os produtores usaram "Everything Is Not What It Seems", gravada por Selena e Jennifer Stone. Para a quarta temporada, a música foi remixada e agora é realizada por Selena Gomez,e sua banda.

Lançamento[editar | editar código-fonte]

O show estreou no Disney Channel em 12 de outubro de 2007, após a estréia de Twitches Too, reunindo 5,93 milhão de espectadores.[1] Em fevereiro de 2009, no episódio "Helping Hand" quebrou o recorde de maior audiência no 18:00 PM (Hora do Leste) período de tempo, no Disney Channel, com um total de 5,2 milhões de espectadores.[2] Em janeiro de 2010, "Wizards vs Werewolves" episódio especial de uma hora tornou-se episódio mais visto da série, com 6,2 milhões de espectadores,[3] ultrapassando os 6 milhões de espectadores do episódio "Paint By Comité".[4] Em 2009, a série foi a cerimônia de topo script para adolescentes com idade entre 14/09 (1,63 milhões/6.7 rating) e a segunda em crianças de 6-11 (1,81 milhões/7.4 rating), que foi apenas ligeiramente atrás de "The Suite Life no Deck"(1,72 milhões/7.4 classificação.)[5]

Final[editar | editar código-fonte]

No fim, Justin é o primeiro a cruzar a linha de chegada e é teoricamente nomeado "feiticeiro da família". Mas, com o seu jeito "certinho de ser", ele conta o que realmente aconteceu no labirinto, dizendo que Alex seria a primeira se ele não tivesse ficado preso nos espinhos no meio do caminho. Portanto, Alex resolveu voltar e ajudá-lo. Com isso, Professor Migalhovisk nomeia Alex a Feiticeira da Família Russo. E com o gesto nobre de Justin, Professor Migalhovisk decide se aposentar e ceder seu lugar de Professor a Justin Russo. Max, por fim fica sem seus poderes, mas ganha o Restaurante Waverly, onde seus pais dizem que colocaram ela no nome de Max.

O último episódio da série bateu recorde no Disney Channel, sendo a série que teve o seu final mais assistido, com mais de 9.8 milhões de espectadores. Em Portugal, o episódio final, exibido a 30 de março de 2012, foi o programa mais visto do mês nos canais de Cabo/Satélite/IPTV, com uma audiência média de 242.546 telespetadores (rat.: 2,6%; share: 6%)[6] .

Nota: Algum tempo depois do último episódio da série, o Disney Channel estreou um especial chamado de Os Feiticeiros Retornam: Alex vs. Alex (No Original:The Wizards Return: Alex vs. Alex), Alex recebe um conselho de um bruxo do mal (Dominic) que finge ser do bem, para que ela tire dela todo seu mal e coloque em um clone que está preso em um espelho, o clone consegue fugir enquanto a família Russo está na Toscana, Itália, na casa da prima italiana Carmella e o clone vai direto pra lá, o clone prende Max, Theresa, Jerry, Harper e Mason em contas de uma pulseira mágica, dada por Dominic, a Alex má vai para a Torre Inclinada de Pisa, ver uma máquina que ele construiu (Dominic Milhões de Raios/No Original: Dominic 1.000) para prender todos os humanos, mas só pode ser ligada se Alex fizer na máquina um feitiço poderoso com sua mágica de feitiçeira da família para ativá-la, Alex faz o feitiço, mas na verdade é uma armadilha para eles, mas quando vai desfazer o feitiço, ela é transportada para caverna dos Cristais da Justiça, por ter feito o feitiço, Dominic aparece como testemunha e mente para os cristais, que acreditam por ser um aluno exemplar na FeitiçoTech, fazendo com que Alex seja presa. Retornando para Itália ele prende todos os humanos, Mason consegue fugir e liberta Alex. Com a volta de Alex Boa, Alex Má impede a boa de desativar a Dominic Milhões de Raios,levando a pulseira de contas com sua familia, para casa, fazendo com que Alex Boa, vá atrás para impedir com que seu clone destrua sua família e sua casa, e nisso as duas iniciam uma luta pela casa e depois pelo interior de um outdoor onde a boa destrói a má e pega de volta a pulseira de contas. De volta à Torre de Pisa, quando Alex tenta de novo desativar a máquina do mal, Alex Má a surpreende fazendo-a entregar sua varinha e a pulseira para Dominic, e o mesmo dá a ordem para a má destruí-la, e Alex à surpreende virando o jogo e denovo destruindo a Alex Má, e para a boa não destruir a máquina, Dominic joga a pulseira de contas com a familia dela pela torre,e Alex vai salvá-la. Dominic tenta persudi-la a se juntar a ele em seu plano de dominar o mundo, mas Mason, depois de ser atacado por um feitiço feito pelo feiticeiro mal, acorda e recupera os sentidos, quando ele vê Dominic acariciando Alex para convencê-la, o ataca,derrubando-o do topo da Torre de Pisa. Alex má reaparece e a boa desativa seus poderes para sempre fazendo sua parte má, voltar para si. Eles vão para a Caverna dos Cristais da Justiça dizer que se arrepende e depois de dizer que a única pessoa que à entende e que ela mais ama é Harper; e por seu amor pelas pessoas,os Cristais lhe devolvem seus poderes. Depois disso todos voltam para a Reunião Russo, Alex, por ser uma feiticeira completa, dá conselhos à feiticeiros em treinamento la na Toscana e depois disso, eles voltam para casa, exceto Alex e Harper pois a casa fora destruída na batalha entre ela e ela mesma e não queria ouvir Jerry e Theresa xingá-la. E nisso termina o especial.

Elenco e personagens[editar | editar código-fonte]

Elenco oficial da série, desde a primeira temporada até a quarta temporada (e última). Na foto, Selena Gomez (Alex Russo), David Henrie (Justin Russo), Jake T. Austin (Max Russo), Jennifer Stone (Harper Finkle), Maria Canals-Barrera (Theresa Russo), David DeLuise (Jerry Russo) no episódio 8 da 2ª temporada: Harper Sabe.

Personagens principais[editar | editar código-fonte]

Personagens secundários[editar | editar código-fonte]

Episódios[editar | editar código-fonte]

Temporada # Episódios Exibição  Estados Unidos Exibição  Brasil Exibição  Portugal
1 21 12 de Outubro de 2007 - 31 de Agosto de 2008 11 de Abril de 2008 - 17 de Novembro de 2008 20 de Abril de 2008 - 25 de Maio de 2009
2 30 12 de Setembro de 2008 - 21 de Agosto de 2009 2 de Fevereiro de 2009 - 31 de Outubro de 2009 20 de Fevereiro de 2009 - 23 de Janeiro de 2010
Filme 28 de Agosto de 2009 25 de Outubro de 2009 17 de Outubro de 2009
3 28 9 de Outubro de 2009 - 15 de Outubro de 2010 14 de Março de 2010 - 26 de Novembro de 2010 8 de Março de 2010 - 4 de Março de 2011
4 27 12 de Novembro de 2010 - 6 de Janeiro de 2012 5 de Março de 2011 - 15 de Janeiro de 2012 2 de Maio de 2011 - 23 de Março de 2012
Especial 15 de Março de 2013 9 de Junho de 2013 7 de Junho de 2013

Dublagem/Dobragem[editar | editar código-fonte]

Elenco de dobragem
Personagem Dublagem EUA Dublagem BR Dobragem POR
Alex Selena Gomez Luisa Palomanes Ana Catarina Afonso
Justin David Henrie Gustavo Pereira Informação não disponível
Max Jake T. Austin Matheus Perissé André Caramunjo
Harper Jennifer Stone Lina Mendes (Primeira voz)
Ana Lúcia Menezes (Segunda voz)
Sónia Neves
Theresa Maria-Canals Barrera Tereza Cristina Carmen Santos
Jerry David Henrie Reginaldo Primo Mário Bomba
Mason Gregg Sulkin Felipe Drummond Peter Michael
Zeke Dan Benson Charles Emmanuel Peter Michael
Professor Crumbs Informação não disponível Waldir Fiori Informação não disponível
Julieta Bridgit Mendler Jullie Carla Mendes

Filmes[editar | editar código-fonte]

Wizards of Waverly Place: The Movie[editar | editar código-fonte]

Um Disney Channel Original Movie baseado na série, lançado no dia 28 de Agosto de 2009 nos Estados Unidos. No Brasil dia 25 de Outubro de 2009 no Disney Channel e dia 11 de Maio de 2011 na Sessão da Tarde da Rede Globo. Filmado em Puerto Rico, Los Angeles, e New York entre 16 de Fevereiro e 27 de Março de 2009. Reuniu 13.6 milhões de telespectadores.

Alex Vs. Alex.[editar | editar código-fonte]

No dia 27 de Setembro de 2012 o Disney Channel confirmou que Os Feiticeiros de Waverly Place retornará no inicio de 2013 para um especial de duração de uma hora. O especial, que será produzido pela estrela Selena Gomez, juntamente com os produtores executivos Vince Cheung e Ben Montanio.

O especial terá vai centrar-se na visita da familia Russo à região de Toscana, na Itália, para visitar o lado mágico da familia. Numa tentativa de provar aos seus familiares de que ela é uma feiticeira responsável Alex faz um mau uso da Magia que inevitalvemente Conjura duas Alex: uma da Bem e outra do Mal. A Alex Maligna junta-se a um feiticeiro charmoso num plano de dominação global e a Alex Boa deve dete-los. O "episódio" estreia no dia 15 de março de 2013, no Disney Channel americano, estreia no Disney Channel Brasil no dia 9 de junho de 2013. O Ator David Henrie, que interpreta Justin Russo não está presente no Especial porque está na FeitiçoTech, já que ele virou o novo professor depois de Migalhovisc se aposentar no último episódio.

Principais cenários[editar | editar código-fonte]

  • Estação Waverly ou Waverly Sub Station - A lanchonete da família Russo. Onde os três irmãos trabalham quando não estão na escola ou estudando magia. Possui uma escada ligada à sala de estar da casa da família.
  • Toca Mágica - É onde os irmãos Russo têm suas aulas de magia com Jerry. Há um portal secreto na despensa da lanchonete que dá acesso à Toca.
  • Sala de Estar - Principal local da casa dos Russo.
  • Escola Secundária Tribeca Prep ou Tribeca Technology - A escola onde Alex, Max e Harper estudam. Justin estuda até a 3° Temporada junto com Zeke.
  • Rua Waverly Place - A rua que dá nome à série, onde se localizam a lanchonete, a Toca Mágica e a casa dos Russo, além de ter diversas lojas e uma feirinha.
  • Varanda da Casa - A varanda ou o 'terraço' da casa dos Russos. É muito utilizado.

Outros cenários[editar | editar código-fonte]

  • Quarto da Alex
  • Quarto do Justin
  • Quarto do Max
  • Porão / Quarto da Harper
  • Feitiço Tech
  • Ateliê da Alex Russo
  • Feirinha da rua Waverly Place
  • Museu
  • Prédio Windsoor
  • Escola da Alex Russo
  • Escola da Harper
  • Feitiço Tech 2

Itens mágicos[editar | editar código-fonte]

Outras mídias[editar | editar código-fonte]

Video game[editar | editar código-fonte]

All Star Party - video game para wii, com mini jogos inspirados nas series da disney entre elas Os Feiticeiros de Waverly Place

Os Feiticeiros de Waverly Place - em duas edições para DS, DSI e DSIXL

DVDs[editar | editar código-fonte]

A Disney Brasil lançou a primeira temporada completa da série em DVD. São três volumes, cada um com sete episódios, compondo os vinte e um que formam a primeira temporada.

Temporada Volume Título # Episódios Data de Lançamento Extras
Vol. 1 Os Feiticeiros de Waverly Place - Como Ser um Feiticeiro.jpg Como Ser um Feiticeiro 7 12 de Agosto de 2009 Trabalhando como um Feiticeiro
Vol. 2 Os Feiticeiros de Waverly Place - Supertreinamento.jpg Supertreinamento 7 10 de Setembro de 2009 Um Elenco Enfeitiçado
Vol. 3 Os Feiticeiros de Waverly Place - Poder Fashion.jpg Poder Fashion 7 10 de Setembro de 2010 Na Moda em um Passe de Mágica
O Filme 1(filme) Wizards of waverly place the movie.jpg O Filme (Filme) 20 de Janeiro de 2012 Nos Bastidores: Momentos Mágicos
Vol. 1, Vol. 2 e Vol. 3 Os Feiticeiros de Waverly Place: 1ª Temporada Completa 21 Setembro de 2011 Trabalhando como um Feiticeiro, Um Elenco Enfeitiçado e Na Moda em um Passe de Mágica

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Categoria Por Resultado
2008 Alma Award "Melhor Ator em uma Série de Televisão de Comédia" Jake T. Austin Nomeado
"Melhor Atriz em uma Série de Televisão de Comédia" Selena Gomez Nomeada
Alma Award "Melhor Atriz de Televisão" Selena Gomez Nomeada
2009 "Melhor Série ou Programa Infantil" Os Feiticeiros de Waverly Place Ganhou
Nickelodeon Kids' Choice Awards "Show de TV Favorito" Os Feiticeiros de Waverly Place Nomeado
Young Artist Awards "Melhor Performance em Série de TV - Atriz Jovem Líder" Selena Gomez Nomeado
Emmy "Melhor Programa Infantil" Os Feiticeiros de Waverly Place Ganhou
Alma Award "Melhor Atriz de Comédia" Selena Gomez Ganhou
"Melhor Atriz de Comédia" Maria Canals Barrera Nomeada
"Melhor Série ou Programa Infantil" Os Feiticeiros de Waverly Place Ganhou
2010 Nickelodeon Kids' Choice Awards "Show de Tv Favorito" Os Feiticeiros de Waverly Place Nomeada
Nickelodeon Kids' Choice Awards "Melhor Atriz de Televisão" Selena Gomez Ganhou
Teen Choice Awards "Melhor Show de Tv de Comédia" Os Feiticeiros de Waverly Place Nomeada
Emmy Awards "Melhor série infantil" Os Feiticeiros de Waverly Place Ganhou
Teen Choice Awards "Melhor Show de Tv de Comédia" Os Feiticeiros de Waverly Place Nomeada
2011 Nickelodeon Kids' Choice Awards "Melhor Atriz de Tv de Comédia" Selena Gomez Ganhou
Nickelodeon Kids' Choice Awards "Melhor Estrela de Televisão do Verão" David Henrie Nomeado
Nickelodeon Kids' Choice Awards "Melhor Programa Infantil" Os Feiticeiros de Waverly Place Nomeada
Teen Choice Awards "Melhor Atriz de Comédia" Selena Gomez Ganhou
2012 26th Annual Imagen Awards "Melhor Jovem Atriz de TV Selena Gomez Ganhou
Nickelodeon Kids' Choice Awards "Favorite TV Sidekick" Jennifer Stone Nomeada
"Show de TV favorito" Os Feiticeiros de Waverly Place Nomeada
"Atriz de TV Favorita" Selena Gomez Ganhou
"Cantora Favorita" Ganhou
Emmy Awards "Série Exceptional Infanitl" Os Feiticeiros de Waverly Place Ganhou
2013 Nickelodeon Kids' Choice Awards "Show de TV Favorito Os feiticeiros de Warvely Place Nomeado
"Atriz de TV Favorita" Selena Gomez Ganhou
"Ator de TV Favorito" Jake T. Austin Nomeado

Referências

  1. Levin, Gary (18 de Outubro de 2007). Nielsens: Friday night was 'Murder' on ABC USA Today. Página visitada em 22 de Fevereiro de 2011.
  2. Seidman, Robert (February 17, 2009). Disney Channel Shines with "Night of Stars" Programming Event USA Today. Página visitada em 22 de Fevereiro de 2011.
  3. Seidman, Robert (January 25, 2010). Disney's "Wizards of Waverly Place" Hits Series Highs with 6.2 Million Viewers USA Today. Página visitada em 22 de Fevereiro de 2011.
  4. Gorman, Bill (June 27, 2009). Princess Protection Program is TV’s No. 1 Entertainment Telecast of 2009 in Kids 6-11 and Tweens 9-14 USA Today. Página visitada em 22 de Fevereiro de 2011.
  5. Seidman, Robert (December 22, 2009). Disney Channel Sets New Viewing Records in 2009 USA Today. Página visitada em 22 de Fevereiro de 2011.
  6. WeeklyTV 13 | 2012 - Audiências de Televisão em Portugal da Semana 13/2012

Ligações externas[editar | editar código-fonte]