Octavia Spencer

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Octavia Spencer
Octavia Spencer em 2005
Nascimento 25 de maio de 1970 (44 anos)
Montgomery, Estados Unidos
Ocupação Atriz
Oscares da Academia
Melhor Atriz Coadjuvante/Secundária
2012 - The Help
Prêmios Globo de Ouro
Melhor Atriz (Coadjuvante/Secundária)
2012 - The Help
Prémios Screen Actors Guild
Melhor Atriz (Coadjuvante/Secundária)
2012 - The Help
Melhor Elenco em Cinema
2012 - The Help
BAFTA
Melhor Atriz Coadjuvante
2012 - The Help
IMDb: (inglês)


Octavia Lenora Spencer (Montgomery, 25 de maio de 1970) é uma atriz estadunidense.

De uma família de seis irmãos, formou-se em Arte na Universidade de Auburn.[1] Estreou no cinema em Tempo de Matar de 1996. Na televisão fez participações especiais em diversas séries como NYPD Blue, The Big Bang Theory, Titus, Grounded for Life, Dharma & Greg. Tornou-se mais conhecida quando participou na série de comédia de 2007 Halfway Home, do canal Comedy Central.

Por seu desempenho no filme The Help, obteve em 2012 o Globo de Ouro e o Oscar de melhor atriz coadjuvante.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascida em Montgomery, Alabama, ela é a sexta de sete filhos. Sua mãe trabalhava como empregada doméstica. Spencer se formou em Jefferson Davis High School, em 1988, passou dois anos em Auburn Montgomery onde estudou teatro (1988-1989), e recebeu um grau de bacharel em Artes Liberais da Universidade de Auburn.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Aos 16 anos, ela trabalhou como estagiária no set de The Long Walk Home, um filme estrelado por Whoopi Goldberg. Spencer fez sua estreia no cinema como uma enfermeira em Joel Schumacher A Time to Kill, baseado no livro de John Grisham. Ela foi originalmente contratada para trabalhar no elenco, mas pediu para Schumacher uma oportunidade para fazer um teste para uma pequena participação. Outros créditos no cinema incluem: Nunca Fui Beijada, Casa de Big Momma, Bad Santa, Spider-Man, Coach Carter, Win a Date com Tad Hamilton! e Pretty Ugly People. Ela fez uma série de aparições em séries de televisão, incluindo Raising the Bar, CSI: Crime Scene Investigation, The Big Bang Theory, Os Feiticeiros de Waverly Place, Grounded for Life, ER, Tito, Becker e Dharma & Greg. Ela é mais conhecida por seus papéis principais como Serenity Johnson do Comedy Central Halfway Home, e Constance Grady, a assistente social INS amorosa em Ugly Betty.

Em 2003, ela fez sua estreia nos palcos em Los Angeles, em Del Shores 'play, onde interpretou uma dona de casa Trailer Trash, atuando ao lado da atriz veterana Beth Grant. Foi seu primeiro e único espetáculo, como ela disse à Back Stage Magazine, ela sofre de "medo do palco". Mais tarde naquele ano, ela estrelou ao lado de Allison Janney em um curta metragem muito elogiado chamado: Tate Taylor's. Em 2008, a breve aparição de Spencer em Sete Vidas como Kate, onde interpretou uma enfermeira, lhe rendeu muitos elogios e atenção da mídia. Em abril de 2009, a Entertainment Weekly publicou uma lista das 25 atrizes mais engraçados de Hollywood, entre elas estava Spencer.

Em agosto de 2009, Spencer apareceu em Rob Zombie Halloween II. Ela também teve um papel no remake americano do Amor clássico dinamarquês at First Hiccup oposto Escoteiro Taylor-Compton. Spencer estrelou o filme web hit que virou série Herpes Boy ao lado de Beth Grant, Ahna O'Reilly, e Byron Lane; e, pode ser ouvida como a voz de "Minny" na versão em áudio de The Help, o "New York Times Best Seller", de Kathryn Stockett. Mais tarde nesse ano, curta-metragem de Spencer O capitão foi homenageado pela CICFF como finalista para o Prêmio de Poesia REEL cobiçado. Em agosto de 2010, Spencer se juntou à Viola Davis, Emma Stone e Bryce Dallas Howard na produção da DreamWorks de The Help, no qual ela interpretou a mal-humorada e imperturbável doméstica Minny Jackson. O filme foi dirigido por Tate Taylor, e produzido por Brunson Verde, Chris Columbus, Michael Barnathan, e Mark Radcliffe. Seu papel lhe rendeu elogios da crítica, e rumores começaram a surgir indicando que a atriz receberia várias indicações de prêmios. Ela ganhou o Golden Globe Award de Melhor Atriz Coadjuvante - por seu trabalho em The Help. Em 12 de fevereiro de 2012, ela ganhou um BAFTA de Melhor Atriz Coadjuvante por sua atuação em The Help, e em 26 de fevereiro, ela ganhou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante para o mesmo desempenho; tornando-se sua primeira indicação ao Oscar e primeira vitória. Spencer estava tão emocionada quando ganhou o prêmio que ela mal conseguia falar na cerimônia e recebeu uma ovação de pé e foi às lágrimas durante seu discurso de agradecimento. Em junho de 2012, Spencer foi convidado a integrar a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Em 2013, ela apareceu ao lado de Michael B. Jordan na Estação Fruitvale, um filme que narra o último dia de Oscar Grant, que foi morto em um posto de Bay Area Rapid Transit, em 2009.

Em setembro de 2013, foi anunciado que ela iria se reunir com o diretor Tate Taylor Ajuda em um filme biográfico sobre o cantor James Brown. Em janeiro de 2014, foi anunciado que os planos de Spencer para aparecer como a liderança em um remake de Murder, She Wrote tinha sido cancelado. Em maio de 2014, foi anunciado que Spencer iria desempenhar o papel de Johanna Reyes na segunda adaptação cinematográfica da série divergente, intitulado A Série Divergente: Insurgente, que está programado para ser lançado em 20 de março de 2015.

Referências

  1. Comedy Central Comedycentral.com.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um ator ou atriz de cinema é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.