Ray Romano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ray Romano
Ray Romano
Nascimento 21 de dezembro de 1957 (56 anos)
Nacionalidade estadunidense
Ocupação ator, escritor, comediante
Emmy Awards
Melhor Série de Comédia
2003 Everybody Loves Raymond
2005 Everybody Loves Raymond
Melhor Ator em uma Série Cômica
2002 Everybody Loves Raymond

Raymond "Ray" Romano (Queens, Nova York, 21 de Dezembro de 1957) é um ator, escritor e comediante estadunidense. Seu principal trabalho foi na sitcom Everybody Loves Raymond, que foi transmitida nos Estados Unidos pelo canal CBS. Também fez outros reconheciveis trabalhos como A Era do Gelo, A Era do Gelo 2 e Welcome to Mooseport.

Conseguiu fama atuando como Raymond Barone na série de TV Everybody Loves Raymond, sitcom vencedora do Prêmio Emmy que foi exibida no canal CBS do dia 13 de Setembro de 1996 até 16 de Maio de 2005. Devido sua fama com esse papel, ele interpretou Raymond Barone nas séries de TV Cosby, Nanny e The King of Queens.

Em 2002, Ray Romano emprestou sua voz ao personagem Manny, no filme A Era do Gelo, animação digital produzida pela Blue Sky Studios e pela Twentieth Century Fox.

Em 2004, interpretou o personagem Handy Harrison na comédia dirigida por Donald Petrie Uma Eleição Muito Atrapalhada, que estrelou com Gene Hackman. No mesmo ano interpretou personagem Skip Collins no filme Eulogy, outra comédia dirigida por Michael Clancy. No mesmo ano interpretou a si mesmo no filme 95 Miles to Go.

Em 2005, dublou o personagem Ray Magini no desenho animado Os Simpsons, criado por Matt Groening e produzido pela Fox Broadcasting Company.

Em 2006, apareceu no documentário Making the Cut, produzido pela HBO. No mesmo ano, ele voltou a dublar Manny no filme A Era do Gelo 2, sequência de A Era do Gelo. No mesmo ano, interpretou Maurice no filme Grilled, comédia em que estrelou junto com Kevin James.

Em 2007, atuou em The Knights of Prosperity, sitcom que estreou nos Estados Unidos pelo canal ABC em 3 de Janeiro de 2007. No mesmo ano atuou em 'Til Death, sitcom que estreou nos Estados Unidos pela FOX em 7 de Setembro de 2006 em que o casal Josh Goldsmith e Cathy Yuspa são os produtores executivos. No mesmo ano, atuou no filme The Grand, comédia escrita e dirigida por Zak Penn.

Em 2008, atuou em The Last Word, romance dirigido por Geoffrey Haley que foi exibido no Sundance Film Festival em Janeiro. No mesmo ano, atuou em Hannah Montana, série de TV indicada ao Prêmio Emmy que estreou no dia 24 de Março de 2006 pelo canal Disney Channel.

Em 2009, voltou a dublar Manny no filme A Era do Gelo 3, animação digital que é o terceiro filme da série A Era do Gelo, além de ter feito uma participação especial no filme Funny People, estrelado por Adam Sandler e dirigido por Judd Apatow.

Em 2010, é o personagem Joe Tranelli na série Men of a Certain Age.

Ícone de esboço Este artigo sobre um ator é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.