Sandra Bullock

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta biografia de uma pessoa viva cita fontes fiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto. (desde abril de 2012) Ajude a melhorar esta biografia providenciando mais fontes fiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes fiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Sandra Bullock
Sandra Bullock no lançado do filme The Heat no Reino Unido em 2013
Nome completo Annette Bullock
Apelido(s) Sandy
Nascimento 26 de julho de 1964 (50 anos)
Arlington, Virgínia
 Estados Unidos
Ocupação Atriz, produtora de cinema
Cônjuge Jesse James (2005-2010)
Oscares da Academia
Melhor Atriz
2010 - The Blind Side
Prêmios Globo de Ouro
Melhor Atriz (Drama)
2010 - The Blind Side
Prémios Screen Actors Guild
Melhor Elenco no Cinema
2006 - Crash
Melhor Atriz (Principal) no Cinema
2010 - The Blind Side
Outros prêmios
Prémio Saturno de Melhor atriz em cinema
1995 - Speed
IMDb: (inglês)

Sandra Annette Bullock ( /ˈbʊlək/; nasceu em 26 de julho de 1964)[1] é uma atriz e produtora estadunidense. Ela chegou à fama na década de 1990 com papéis em filmes como Demolition Man (1993), Speed (1994), The Net (1995), While You Were Sleeping (1995), A Time to Kill (1996), e Hope Floats (1998). No novo milênio , Bullock estrelou Miss Congeniality (2000), Two Weeks Notice (2002), The Lake House (2006), e o aclamado criticamente Crash (2004). Em 2007, ela foi classificada como a 14ª mulher mais rica na indústria do entretenimento, com uma fortuna estimada de $85 milhões.[2] Em 2009, Bullock estrelou em dois dos filmes mais bem sucedidos financeiramente de sua carreira, The Proposal[3] e The Blind Side.[4] Bullock foi premiada com o Critics Choice Award de melhor atriz, Screen Actors Guild para melhor atriz no cinema, Globo de Ouro de melhor atriz em filme dramático, e o Oscar de melhor atriz por seu papel como Leigh Anne Tuohy em The Blind Side.

Ela está listada na edição 2012 do Guinness Book Of World Records como a atriz mais bem paga, com $56 milhões.[5] Em 2013, ela estrelou em The Heat, financeiramente a comédia de maior sucesso do ano em bilheteria doméstica, e Gravity, que foi lançado em 4 de outubro de 2013, para coincidir com o início da World Space Week. Como um dos filmes de maior bilheteria do ano, Gravity é o filme de maior sucesso de crítica e comercialmente de Bullock.[6] [7] [8] Por seu papel como a Dra. Ryan Stone, Bullock foi premiada com o Critics Choice Award de melhor atriz, e foi indicada aos Screen Actors Guild para melhor atriz no cinema, Globo de Ouro de melhor atriz em filme dramático, e uma indicação para o Oscar de melhor atriz.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Sandra Bullock em Cannes, 2002.

Sandra Bullock nasceu em Arlington, Virginia. Ser artista está no sangue: a veia artística na família Bullock já está na segunda geração. A mãe de Sandra, a alemã Helga, é uma cantora de ópera. Graças a essa carreira materna, Sandra, que é a mais velha de duas irmãs, passou boa parte de sua infância em viagens pela Europa. Foi graças a isso, também, que subiu pela primeira vez num palco. "Sempre havia uma criancinha cigana numa ópera. Era, então, que eu entrava em cena", diverte-se Sandra. Com 10 anos de idade, Sandra e sua família retornaram para Virginia. Em 1982, ela se graduou na Washington-Lee High School. Após a high school foi para a Carolina do Norte, onde se formou em Teatro na East Carolina University. Mudou-se então para Nova York buscando uma carreira de atriz.

Na capital americana, demonstrou uma impressionante popularidade. Foi líder de torcida e, quando concluiu o segundo grau, ganhou o primeiro lugar em simpatia numa votação entre os colegas. Já consciente de que queria seguir na carreira de atriz, Sandra matriculou-se na Universidade da Carolina para fazer o curso de Teatro. Bem antes do diploma, porém, achou que era hora de luzes, câmera, ação. Em 1985, botou sua mala em cima de uma moto e, com a bênção dos pais, partiu para Nova York. Sandra teve o começo difícil de uma pessoa comum, bem parecida com as personagens que ela interpreta com tanta naturalidade. Em Nova York, dividia seu tempo entre um emprego de garçonete, para sustentar-se, e as aulas de teatro do professor Sanford Meisner. Foi interpretando uma bela e assanhada sulista na produção Broadway No Time Flat, em 1988, que ela foi notada pela primeira vez pela crítica. Depois disso, conseguiu um agente que batalhou para ela um primeiro papel na TV, a bordo de um programa especial reunindo a The Bionic Woman e o Cyborg, o The Six Million Dollar Man, dois personagens ainda muito populares naqueles dias.

Pegou um papel na versão para a televisão de Uma Secretária de Futuro, co-estrelando Nana Visitor. Porém, ela odiou fazer este trabalho, e ficou contente quando o filme foi cancelado. Se mudou para Los Angeles, e pegou um papel secundário num filme para TV, The Preppie Murder, com William Baldwin. Fez ainda vários filmes de orçamentos menores, como Fire on the Amazon e Who Do I Gotta Kill.

Na televisão, conseguiu manter-se em evidência na carreira até chegar ao cinema na comédia romântica Poção do Amor N.º 9 (1992).

Em 1993, atuou em pelo menos cinco filmes, inclusive substituindo Lori Petty na ficção científica Demolition Man (br: O Demolidor), como uma policial do século XXI que faz o par romântico do astro Sylvester Stallone. Seu trabalho nesse filme agradou muito ao todo-poderoso produtor Joel Silver, que a recomendou muito a Jan De Bont quando se preparava para dirigir Speed (br: Velocidade Máxima) e estrelado por Keanu Reeves e Dennis Hopper. Velocidade Máxima foi um tremendo sucesso, com um faturamento de mais de 120 milhões de dólares. E Sandra foi quem se tornou a grande estrela, ofuscando Keanu Reeves e entrando para o primeiro time de Hollywood da noite para o dia. Sandra estrelou logo após, a comédia romântica While You Were Sleeping (br: Enquanto Você Dormia), que levando seu nome como estrela principal, foi o seu tira-teima nas bilheterias. E ela não decepcionou. Enquanto Você Dormia foi um sucesso total, com faturamento de 85 milhões, e mostrando a todos que Sandra poderia ser bem engraçada.

Sandra Bullock recebendo seu SAG de melhor atriz em 2010.

Depois vieram The Net (br: A Rede), onde Sandra interpretou uma personagem que exercia um de seus hobbies preferidos, a Internet e Corações Roubados, que foi mal criticado, e não durou muito nas telas. Vieram ainda A Time to Kill (br: Tempo de Matar), e recentemente No Amor e na Guerra e a continuação Speed 2: Cruise Control (Velocidade Máxima 2), onde Sandra contracenou bem mais à vontade com seu novo namorado, Jason Patric, só que esse segundo capítulo foi um redondo fracasso, do qual o galã Keanu Reeves teve a sorte de se salvar, entregando o papel de protagonista a Jason Patric.

Mas, o fiasco deu o estímulo para assumir as rédeas de sua vida profissional, criando sua própria produtora, a Fortis' Films, e produzindo o romance Quando o Amor Acontece - um sucesso modesto dirigido pelo também ator Forest Whitaker, que restaurou o brilho da golden girl. Sandra debutou como roteirista e diretora no curta Making Sandwiches, apresentado no Festival de Cinema de Sundance. Atuou em seguida em Practical Magic (br: Da Magia à Sedução) - outra produção da Fortis -, em Forces of Nature (br: Forças do Destino), ao lado do galã Ben Affleck e emprestou sua voz a Miriam, personagem do desenho The Prince of Egypt (br: O Príncipe do Egito), superprodução do estúdio Dreamworks de Steven Spielberg.

Em 2009 Sandra protagonizou dois filmes que marcaram sua volta ao cinemas; além de 'The Proposal (br: A Proposta) e The Blind Side (br: Um Sonho Possível) terem sido sucessos de públicos e críticas, a atriz ganhou o Globo de Ouro de "Melhor atriz (drama)" e o Oscar pelo último.

A 4 de agosto, a revista Forbes divulgou a lista das atrizes mais bem pagas de Hollywood, colocando Sandra Bullock em primeiro lugar, com rendimentos de mais de 3 milhões de euros entre junho de 2013 e junho de 2014.[9]

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Sandra já namorou os atores Tate Donovan (com quem ficou noiva e o relacionamento durou quatro anos), Matthew McConaughey, Ryan Gosling, o músico Bob Schneider (por dois anos) e o jogador Troy Aikman.

Em 16 de julho de 2005 se casou com o construtor de carros e motos Jesse James proprietário da oficina West Coast Choppers, que ficou famoso por ser o líder do programa Monster Garage, exibido pelo Discovery Channel. Em março de 2010 foi anunciado o divórcio do casal[10] , após uma série de amantes de Jesse virem a público.[11] [12] [13]

Em abril de 2010 a atriz revelou que adotou um bebê[14] com Jesse em janeiro do mesmo ano.

Sandra, é conhecida também por ser solidária e altruísta. Em janeiro de 2010 a atriz ofereceu US$ 1 milhão às vítimas do terremoto no Haiti e a mesma quantia para a Cruz Vermelha americana com o objetivo de ajudar as vítimas do terremoto e do tsunami no Japão. Carinhosamente conhecida como “Queridinha da América”, a vencedora do Oscar de Melhor Atriz de 2010, também é conhecida por sua paixão por cães. Ela adotou três cachorrinhos com necessidades bastante especiais. Poppy é um mestiço de chihuahua e lulu-da-pomerânia com apenas três patinhas. Ruby é uma chihuahua incrível de duas patas, que anda com apenas com as duas traseiras. E o terceiro cãozinho, Bebe, também chihuahua, tem apenas um olho.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Ano Filme Título em português Papel Direção
1987 Hangmen br: Carrascos Lisa Edwards J. Christian Ingvordsen
1989 Religion, Inc. br: Dinheiro Não é o Meu Negócio Debby Erle C. Kenton
Bionic Showdown: The Six Million Dollar Man and the Bionic Women br: O Desafio Final Kate Mason Alan J. Levi
Who Shot Patakango? br: Agitando em 57 Devlin Moran Robert Brooks
The Preppie Murder br: Assassinato no Central Park Stacy John Herzfeld
1992 Love Potion nº9 br: Poção do amor nº 9
pt: Você Tem Sex Appeal?
Diane Farrow Dale Launer
1993 The Vanishing br: O Silêncio do Lago
pt: A Desaparecida
Diane Shaver George Sluizer
When the Party's Over br: Quando a Festa Acabar Amanda Matthew Irmas
The Thing Called Love br: Um Sonho, Dois Amores Linda Lue Linden Peter Bogdanovich
Demolition Man br: O Demolidor
pt: Homem Demolidor
Lenina Huxley Marco Brambilla
Fire on the Amazon br: Inferno Selvagem Alyssa Rothman Luis Llosa
Wrestling Ernest Hemingway br: Recordações Elaine Randa Haines
1994 Speed br: Velocidade Máxima
pt: Perigo em Alta Velocidade
Annie Porter Jan de Bont
Me and The Mob br: Eu e a Máfia Lori Donald Petrie
1995 While You Were Sleeping br: Enquanto Você Dormia
pt: Enquanto Dormias
Lucy Eleanor Moderatz Jon Turteltaub
The Net br/pt: A Rede Angela Bennett Irwin Winkler
1996 Two If by Sea br: Corações Roubados Roz Bill Bennett
A Time to Kill br/pt: Tempo de Matar Ellen Roark Joel Schumacher
In Love and War br: No Amor E na Guerra Agnes von Kurowsky Richard Attenborough
1997 Speed 2: Cruise Control br: Velocidade Máxima 2
pt: Perigo a Bordo
Annie Porter Jan de Bont
1998 Hope Floats br: Quando o Amor Acontece
pt: Hope Floats- Uma Nova Esperança
Birdee Pruitt Forest Whitaker
Making Sandwiches br: Making Sandwiches Melba Club Sandra Bullock
Practical Magic br: Da Magia à Sedução
pt: Magia e Sedução
Sally Owens Griffin Dunne
The Prince of Egypt br: O Príncipe do Egito
pt: O Príncipe do Egipto
Miriam (voz) Brenda Chapman, Steve Hickner
1999 Forces of Nature br: Forças do Destino
pt: Forças da Natureza
Sarah Lewis Bronwen Hughes
2000 Gun Shy br: Um Tira à Beira da Neurose Judy Tipp Eric Blakeney
28 Days br/pt: 28 Dias Gwen Cummings Betty Thomas
Miss Congeniality br: Miss Simpatia
pt: Miss Detective
Gracie Hart Donald Petrie
2002 Murder by Numbers br: Cálculo Mortal
pt: Crimes Calculados
Cassie Mayweather / Jessica Marie Hudson Barbet Schroeder
Divine Secrets of the Ya-Ya Sisterhood br: Divinos Segredos
pt: Os Divinos Segredos da Irmandade Ya-Ya
Siddalee 'Sidda' Walker Callie Khouri
Two Weeks Notice br: Amor à Segunda Vista
pt: Amor Sem Aviso
Lucy Kelson Marc Lawrence
2004 Crash br: Crash - No Limite
pt: Coliseu
Jean Cabot Paul Haggis
2005 Loverboy br: Obsessão
pt: A Educação de Paul
Mrs. Harker Kevin Bacon
Miss Congeniality 2: Armed and Fabulous br: Miss Simpatia 2 - Armada e Poderosa
pt: Miss Detective 2: Armada e Fabulosa
Gracie Hart John Pasquin
2006 The Lake House br: A Casa do Lago
pt: A Casa da Lagoa
Kate Forster Alejandro Agresti
Infamous br: Confidencial
pt: Infame
Nelle Harper Lee Douglas McGrath
2007 Premonition br: Premonições
pt: Premonição
Linda Hanson Mennan Yapo
2009 The Proposal br/pt: A Proposta Margaret Tate Anne Fletcher
All About Steve br: Maluca Paixão
pt: Nada Mais Que Steve
Mary Horowitz Phil Traill
The Blind Side br/pt: Um Sonho Possível Leigh Anne Tuohy John Lee Hancock
2011 Extremely Loud and Incredibly Close br: Tão Forte e Tão Perto
pt: Extremamente Alto e Incrivelmente Perto
Linda Schell Stephen Daldry
2013 The Heat br: As Bem Armadas
pt: Armadas e Perigosas
Sarah Ashburn Paul Feig
Gravity br/pt: Gravidade Dr. Ryan Stone Alfonso Cuarón

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Oscar[editar | editar código-fonte]

Ano Categoria Filme Resultado
2010 Melhor atriz The Blind Side Vencedora
2014 Melhor atriz Gravity Indicada

Globo de Ouro[editar | editar código-fonte]

Ano Categoria Filme Resultado
2014 Melhor atriz (drama) Gravity Indicada
2010 Melhor atriz (drama) The Blind Side Vencedora
2010 Melhor atriz (comédia ou musical) The Proposal Indicada
2001 Melhor atriz (comédia ou musical) Miss Congeniality Indicada
1995 Melhor atriz (comédia ou musical) While You Were Sleeping Indicada

Screen Actors Guild Awards[editar | editar código-fonte]

Ano Categoria Filme Resultado
2010 Melhor atriz The Blind Side Vencedora
2006 Melhor elenco em filme Crash Vencedora

| 2013|| Melhor atriz || Gravity || Indicada

Bambi Awards[editar | editar código-fonte]

Ano Categoria Resultado
2000 Melhor atriz Vencedora

Hollywood Film Awards[editar | editar código-fonte]

Ano Categoria Filme Resultado
2013 Melhor atriz Gravity Vencedora
2006 Atriz Coadjuvante Crash – No Limite Indicada

Razzie Award (Framboesa de Ouro)[editar | editar código-fonte]

Ano Categoria Filme Resultado
2010 Pior Atriz All About Steve Vencedora
2010 Pior Dupla (com Bradley Cooper) All About Steve Vencedora

Satellite Awards[editar | editar código-fonte]

Ano Categoria Filme Resultado
2001 Melhor atriz (comédia ou musical) Miss Congeniality Indicada
2009 Melhor atriz (comédia ou musical) The Proposal Indicada

The Saturn Awards[editar | editar código-fonte]

Ano Categoria Filme Resultado
1994 Melhor atriz Speed Vencedora
2014 Melhor atriz Gravity Vencedora

People's Choice Awards[editar | editar código-fonte]

Ano Categoria Resultado
2014 Melhor Atriz Vencedora[15]
2014 Melhor Atriz de comédia Vencedora
2014 Melhor Atriz de drama Vencedora
2014 Melhor dupla do cinema Vencedora
2013 Humanitária Favorita Vencedora [16]
2010 Melhor atriz Vencedora
2008 Atriz de Cinema Preferida Indicada
2006 Melhor atriz Vencedora
1999 Atriz Favorita Vencedora
1998 Melhor Atriz Vencedora
1997 Melhor atriz Vencedora
1996 Melhor atriz Vencedora

MTV Movie Awards[editar | editar código-fonte]

Ano Categoria Resultado
1995 Melhor atriz Vencedora
1995 Melhor Dupla (com Keanu Reeves) Vencedora
1995 Atriz mais Desejável Vencedora
1996 Melhor Atriz Indicada
1996 Atriz Mais Desejável Indicada
1997 Melhor Atriz Indicada
1999 Melhor Chilique Vencedora
2009 Melhor Atriz de Comédia Vencedora
2010 Melhor Performance Cômica Indicada
2010 Melhor Beijo (com Ryan Reynolds) Indicada
2010 MTV Generation Movie Awards Homenagem

Teen Choice Awards[editar | editar código-fonte]

Ano Categoria Filme Resultado
2013 Melhor Estrela de Filme de Verão The Heat Vencedora[16]
2010 Melhor Atriz The Blind Side Vencedora
2010 Melhor Dança (Com Betty White) The Proposal Vencedora
2009 Estrela Feminina de Cinema ' Vencedora
2006 Melhor Beijo (Com Keanu Reeves) The Lake House Vencedora
2005 Melhor Cena de Dança Miss Congeniality 2: Armed and Fabulous Indicada
2005 Atriz de Comédia Miss Congeniality 2: Armed and Fabulous Vencedora
2001 Melhor Atriz de Comédia Miss Congeniality Vencedora

Referências

  1. Sandra Bullock- Biography. Yahoo! Movies. Página visitada em 25 de dezembro de 2013.
  2. Goldman, Lea; Blakeley, Kiri (18 de janeiro de 2007). The 20 Richest Women In Entertainment. Página visitada em 25 de dezembro de 2013.
  3. The Proposal (2009). Box Office Mojo. Página visitada em 25 de dezembro de 2013.
  4. The Blind Side (2009). Box Office Mojo (21 de fevereiro de 2010). Página visitada em 25 de dezembro de 2013.
  5. Erenza, Jen (14 de setembro de 2011). Justin Bieber, Miranda Cosgrove, & Lady Gaga Are Welcomed Into 2012 Guinness World Records. RyanSeacrest.com. Página visitada em 25 de dezembro de 2013.
  6. Movie Box Office Results for the Past 365 Days. Box Office Mojo. Página visitada em 25 de dezembro de 2013.
  7. http://www.rottentomatoes.com/m/gravity_2013/
  8. Gravity (2013). Box Office Mojo. Página visitada em 25 de dezembro de 2013.
  9. Sandra Bullock é a mais bem paga de Hollywood, Observador (05-08-2014). Página visitada a 13 de agosto 2014
  10. EXCLUSIVE: Sandra Bullock Has Filed for Divorce. People (28 de abril de 2010). Página visitada em 28-4-2010.
  11. Jesse James's Alleged Mistress No. 1 to 'Clear the Air' Soon. People (30 de março de 2010). Página visitada em 31-3-2010.
  12. Sandra Bullock Pulls Out of London Premiere. People (17 de março de 2010). Página visitada em 31-3-2010.
  13. Without Sandra Bullock, Blind Side's Berlin Premiere Canceled. People (23 de março de 2010). Página visitada em 31-3-2010.
  14. World Exclusive: Meet Sandra Bullock's Baby Boy!. People (28 de abril de 2010). Página visitada em 28-4-2010.
  15. musica.terra.com.br
  16. a b http://entretenimento.br.msn.com/famosos/peoples-choice-awards-2013

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Sandra Bullock
Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikiquote Citações no Wikiquote