Luis Guzmán

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Luis Guzmán
Luis Guzmán no Festival de TriBeCa, 2009.
Nome completo Luis Guzmán
Nascimento 28 de Agosto de 1956 (57 anos)
Cayey, Porto Rico
Ocupação Ator
Cônjuge Angelita Galarza-Guzmán (1985-presente)
IMDb: (inglês) (português)

Luis Guzmán (nascido em 28 de agosto de 1956) é um ator porto-riquenho. Durante grande parte da sua carreira. Ele é um dos favoritos do diretor Steven Soderbergh, que o colocou em Out of Sight, The Limey e Traffic, e Paul Thomas Anderson, que o escalou para Boogie Nights e Magnólia. Ele também dublou Ricardo Diaz em Grand Theft Auto: Vice City e Grand Theft Auto: Vice City Stories.

Vida Pessoal[editar | editar código-fonte]

Guzmán nasceu em Cayey, Porto Rico e foi criado na cidade de Nova York em Greenwich Village e arredores East Side. Sua mãe, Rosa, era uma funcionária de hospital, e seu padrasto, Benjamin Cardona, foi um reparador de TV. Após sua graduação na Universidade Americana, ele não começou sua carreira como um ator, mas como um trabalhador social, no entanto, ele como ator e envolveu-se em teatro de rua e filmes independentes. Ele vive atualmente com sua esposa Angelita Galarza-Guzmán e seus cinco filhos em Sutton, Vermont, onde ele é dono de uma fazenda chamada Wild Orchid Stables.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Luis Guzmán
Ícone de esboço Este artigo sobre um ator é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.