O Colecionador de Ossos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O Colecionador de Ossos
The Bone Collector
Estados Unidos
1999 • cor • 118 min 
Direção Phillip Noyce
Roteiro Jeffery Deaver
Jeremy Iacone
Elenco Denzel Washington
Angelina Jolie
Queen Latifah
Michael Rooker
Mike McGlone
Género suspense
policial
Idioma inglês
Página no IMDb (em inglês)

O Colecionador de Ossos[nota 1] (The Bone Collector) é um filme norte-americano de 1999 dirigido por Phillip Noyce, do gênero policial. O filme foi baseado na história escrita por Jeffery Deaver, com o detetive tetraplégico Lincoln Rhyme. Foi o primeiro livro da série com esse personagem.O livro seguinte foi The Coffin Dancer.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

O tetraplégico e ex-perito criminalista Lincoln Rhyme se une a uma policial novata, Amelia Donaghy, para investigar os crimes de um assassino serial que deixa sempre sua assinatura: remove ossos dos esqueletos de suas vítimas. Rhyme está imobilizado em uma cama e assistido por uma enfermeira, mas se comunica com Amelia por telefone enquanto ela examina os vários locais dos crimes, em busca de pistas e rastros que coleta e relata a seu parceiro.

O assassino se disfarça de motorista de táxi em Nova Iorque e sequestra e mata seus passageiros. As primeiras duas vítimas são um casal, Alan e Lindsay Rubin. Amelia encontra o corpo soterrado de Alan ao lado de velhos trilhos de trem da Guerra Civil. Próximo do corpo está um pacote de papel. Amelia descobre uma pegada e tira uma foto. Analisando as pistas os detetives depois encontram Lindsay ainda viva e amordaçada numa canalização de vapor subterrânea, mas não conseguem impedir a armadilha do assassino e a mulher morre escaldada. O assassino deixa outras pistas no local do crime, que são encontradas por Amélia.[1]

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Recepção da crítica[editar | editar código-fonte]

The Bone Collector teve recepção mista por parte da crítica especializada. Com índice de avaliação de 28% em base de 85 críticas, o Rotten Tomatoes publicou um consenso: “Um talentoso elenco é desperdiçado em uma tentativa branda de um filme de suspense sobre serial killer”. Tem 64% de aprovação por parte da audiência, usada para calcular a recepção do público a partir de votos dos usuários do site.[2] No Metacritic tem uma pontuação de 45% em base de 33 avaliações profissionais.[3]

Elenco principal[editar | editar código-fonte]

Notas

  1. Antes da vigência do Novo Acordo Ortográfico, este filme foi exibido em Portugal como O Coleccionador de Ossos. Com o Acordo, deixou de existir a consoante muda na palavra "coleccionador".

Referências

  1. The Bone Collector (em português) Filmow. Visitado em 9 de maio de 2014.
  2. The Bone Collector (em inglês) Rotten Tomatoes. Visitado em 9 de maio de 2014.
  3. The Bone Collector (em inglês) Metacritic. Visitado em 9 de maio de 2014.