Denzel Washington

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde junho de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.


Denzel Washington
Denzel Washington em 2000.
Nome completo Denzel Hayes Washington Jr.
Nascimento 28 de Dezembro de 1954 (59 anos)
Estados UnidosMount Vernon, Nova York, Estados Unidos
Nacionalidade Povo dos Estados Unidos norte-americano
Ocupação Ator, cineasta e produtor
Cônjuge Pauletta Pearson Washington (1983-Presente)
Oscares da Academia
Melhor Ator
2002 - Training Day
Melhor Ator Coadjuvante
1990 - Glory
Tony Award
Melhor Ator em Peça
2010 - Fences
Prêmios Globo de Ouro
Melhor Ator - Drama
2000 - The Hurricane
Melhor Ator Coadjuvante em Cinema
1990 - Glory
BAFTA
Prêmio Stanley Kubrick Britannia
2007 - Pelo Conjunto da Obra
Urso de Prata
Melhor Ator Principal
1993 - Malcolm X
2000 - The Hurricane
Outros prêmios
NAACP Image Awards - Melhor Ator
1994 - Mississippi Masala
1995 - Malcolm X
1996 - Crimson Tide
1997 - Courage Under Fire
2000 - The Hurricane
2001 - Remember the Titans
2002 - Training Day
2003 - John Q
2008 - The Great Debaters
2011 - The Book of Eli
IMDb: (inglês)
Denzel Washington em maio de 2005.

Denzel Hayes Washington (Mount Vernon, 28 de Dezembro de 1954) é um ator e produtor norte-americano.[1] Denzel Washington já recebeu dois Globo de Ouro e um Prêmio Tony, e dois Oscares: Melhor Ator Coadjuvante por Glory (1990) e Melhor Ator por Training Day (2002).

Evangélico, filho de um pastor protestante e de uma esteticista, foi batizado com o nome Denzel em homenagem ao médico homônimo que o fez nascer.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Denzel Washington entrou na Universidade de Fordham para seguir o curso de Jornalismo, que deixou inacabado, mas formou-se em Teatro pela mesma Universidade, para seguir a carreira de actor. Estreou-se em telefilmes e obteve sucesso na telenovela St. Elsewhere de 1982.

A sua primeira grande oportunidade cinematográfica foi fornecida pelo realizador Richard Attenborough que o convidou para desempenhar o papel do activista sul-africano Steve Biko em Grita Liberdade / Um Grito de Liberdade em 1987 e dois anos depois conquistou o Óscar de Melhor Ator (coadjuvante/secundário) pelo seu desempenho de soldado num batalhão inteiramente negro durante a guerra civil americana em Tempo de Glória, de 1989.

Voltaria a repetir a nomeação desta vez para Melhor Ator (principal) pelo seu retrato do líder revolucionário Malcolm X de 1992. A sua carreira solidificou-se em êxitos de bilheteira como O Dossiê Pelicano ao lado de Julia Roberts, Filadélfia, co-estrelado por Tom Hanks - que ganhou seu primeiro Óscar neste filme - o thriller Maré Vermelha, de 1995, com Gene Hackman e o filme de guerra Coragem Debaixo de Fogo / Coragem Sob Fogo 1996.

Depois de protagonizar mais um thriller, O Colecionador de Ossos em 1999, obteve mais uma nomeação para Melhor Ator pelo filme Hurricane - O Furacão, baseado na história verídica do pugilista Rubin 'Hurricane' Carter, acusado injustamente de ter participado num duplo assassinato e encarcerado durante vinte anos até que um jovem fã, ao ler a sua autobiografia, tenta limpar o seu nome.

Washington voltaria à cerimónia dos Óscares em 2001, mas como vencedor, pelo seu desempenho no policial Dia de Treino / Dia de Treinamento, interpretando "Alonzo Harris", um agente do departamento de narcóticos que, ao acolher um agente noviço (Ethan Hawke), acaba por demonstrar a sua faceta de corrupto.

Ao aceitar o prémio, Denzel o dedicou ao ator Sidney Poitier, homenageado pelo conjunto de sua carreira nessa mesma noite única, que entrou para a história do cinema e da Academia como a noite em que dois atores negros, Denzel Washington e Halle Berry, venceram as categorias de Melhor Ator e Melhor Atriz.

Consagrado como uma das principais estrelas de Hollywood, continuou a apostar nos registros dramáticos: em John Q de 2002, foi um pai desesperado que decide manter como refém todo um hospital como protesto por não procederem a um transplante de coração ao seu filho e estrelou em 2004, ao lado de Meryl Streep, Sob o Domínio do Mal, sinistra e competente refilmagem do sucesso dos anos 60, com Denzel no papel que pertenceu a Frank Sinatra.

O ator é casado com Pauletta Washington desde Junho de 1983 com quem tem quatro filhos: John David (1984), Katia (1987) e os gémeos Olivia e Malcolm (1991).

Washington é um cristão devoto.[2] Em 1995, doou 2,5 milhões de dólares para ajudar projectos de construção da pentecostal norte-americana Igreja de Deus em Cristo.[3]

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Denzel Washington (em inglês) no Internet Movie Database
  2. Ojumu, Akin (24 de março de 2002). The Observer Profile: Denzel Washington (em inglês). The Observer. Observer.guardian.co.uk. Página visitada em 9 de fevereiro de 2010.
  3. Denzel Washington for West Angeles Church of God in Christ facility (em inglês). Highbeam.com. Página visitada em 9 de fevereiro de 2010.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Denzel Washington
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Denzel Washington
Precedido por
Russel Crowe
Gladiator
Vencedores do Oscar de Melhor Ator
2001
Training Day
Sucedido por
Adrien Brody
The Pianist