Tony Award

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde abril de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Tony Award
Antoinette Perry Award for Excellence in Theatre
Logotipo do Tony Award.
Descrição Prêmio destinado à excelência em performance de produções da Broadway.
Data Junho
Organização American Theatre Wing
The Broadway League
Apresentação Neil Patrick Harris (2013)
Local Radio City Music Hall, Nova Iorque
País  Estados Unidos
Primeira cerimónia 1947
Última cerimónia 2013
Cobertura televisiva
Estação CBS
Último
Último
2013
2014
Próximo
Próximo
Página oficial

Antoinette Perry Awards for Excellence in Theatre ou mais comumente Tony Award, é o nome do maior prêmio dado no teatro dos Estados Unidos, equivalente ao Oscar no cinema, Grammy na música e Emmy na televisão, entregue pela American Theatre Wing em cerimônia anual na cidade de Nova Iorque.

O prêmio, que é votado e concedido em escolha por cerca de 700 jornalistas e integrantes da indústria do teatro, foi criado em 1947 por iniciativa de um grupo de produtores teatrais, sendo entregue pela primeira vez em 1949.

Transmitido pela televisão desde 1967, a cerimônia, além de premiação, inclui a apresentação das canções dos musicais indicados. Apesar de ter um audiência inferior a de seus similares de outras áreas do entretenimento, é assistido por uma elite influente, o que gera uma audiência seletiva bastante considerada pelos patrocinadores do programa.

Entregue atualmente em 27 categorias, entre elas melhor drama, melhor musical, melhor ator e atriz em drama e musical, consideradas as mais importantes, também conta com cinco prêmios especiais, o mais notável dado pelo conjunto da carreira no teatro.

Categorias[editar | editar código-fonte]

O Tony Award é subdividido em 26 categorias de premiação geral e outras 4 categorias de prêmios especiais. A primeira cerimônia de entrega, ocorrida em 1947, contava com 11 categorias, que foram renomeadas e expandidas ao longo da história. A categoria mais recente a ser incluída é o Isabelle Stevenson Award, que passou a integrar a cerimônia em 2009.

Performance[editar | editar código-fonte]

Técnica[editar | editar código-fonte]

Prêmios especiais[editar | editar código-fonte]

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
  • Dois musicais carregam o estigma de grandes perdedores nas premiações do Tony: Chicago (1976) e Steel Pier (1997). O dois tiveram onze indicações, mas não ganharam nenhum prêmio.
  • Chicago teve a falta de sorte de competir diretamente contra A Chorus Line, grande vencedor e sucesso mundial em 1976. Steel Pier, ironicamente, veio a perder para Chicago, na versão de 1997 (são premiadas as versões inéditas e os relançamentos de peças ou musicais no Tony), que conseguiu então arrematar seis prêmios.
  • O musical The Producers é a peça recordista em premiações do Tony, com 12 troféus, inclusive o de melhor musical, conquistado em sua nova versão de 2001 (originalmente já havia sido encenado nos anos 60).