Janet McTeer

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Janet McTeer
Nascimento 8 de maio de 1961 (53 anos)
Newcastle upon Tyne,
 Reino Unido
Nacionalidade britânica
Ocupação Atriz
IMDb: (inglês)

Janet McTeer OBE (Newcastle upon Tyne, 8 de maio de 1961) é uma atriz britântica.

Formada na Royal Academy of Dramatic Art, Janet McTeer atua tanto em teatro, televisão e cinema. Por sua atuação em 1996 como Nora na peça Casa de Bonecas de Henrik Ibsen, recebeu os prêmios Laurence Olivier Award, e quando esta produção foi encenada na Broadway, também o Drama Desk Award e o Tony Award. Voltaria a receber o Desk Award por sua interpretação na peça Mary Stuart de Friedrich Schiller em 2009.

Em cinema seu primeiro aparição de destaque foi em Tumbleweeds, de 1999, onde interpreta uma mãe solteira. Este papel lhe rendeu o Globo de Ouro de melhor atriz em comédia ou musical e o Satellite Award de Melhor Atriz - Filme Musical ou Comédia, assim como uma indicação ao Oscar de melhor atriz.

Mais recentemente por seu trabalho em Albert Nobbs, foi indicada aos prêmios de melhor atriz coadjuvante no Globo de Ouro 2012 e SAG 2012.

Foi agraciada com a Ordem do Império Britânico em 2008. Seu último filme foi: The Woman in Black (filme) que em língua portuguesa é: A Mulher de Preto, um filme de Terror/Drama que foi gravado em 2012, e foi para a tela do cinema em fevereiro de 2012.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um ator ou atriz de cinema é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.