Cherry Jones

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Blythe Danner
Cherry em 2011.
Nome completo Cherry Crysta Jones
Nascimento 3 de fevereiro de 1943 (71 anos)
Paris, Tennessee, Tennessee
 Estados Unidos
Ocupação Atriz
Cônjuge Bruce Paltrow (1943-2002) (morte)
Emmy Awards
Primetime Emmy Award de Melhor Atriz Coadjuvante em Série Dramática
2009 - 24
IMDb: (inglês) (português)


Cherry Jones (21 de novembro de 1956, em Paris, Tennessee) é uma atriz americana de bastante prestígio no teatro, ganhadora do prêmio Tony Award.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Jones é conhecida principalmente por seus trabalhos nos palcos, principalmente por suas atuações que lhe renderam o prêmio Tony Award de protagonista nas peças The Heiress, produzida em 1995 no Lincoln Center, e Doubt, peça de John Patrick Shanley que estreou em 2005 no teatro Walter Kerr.

Outras de suas atuações na Broadway incluem as peças Imaginary Friends, de Nora Ephron; Angels in America; Perestroika, remake de 2000 da peça A Moon for the Misbegotten; e Our Country's Good, de Timberlake Wertenbaker, pela qual ela ganhou sua primeira indicação ao prêmio Tony. Ela é considerada como uma das melhores atrizes de teatro dos EUA.

Recentemente, Jones se aventurou trabalhando na indústria de filmes, em papéis secundários, na maioria das vezes. Seus créditos no cinema incluem Cradle Will Rock, Mar em Fúria, Doze Homens e Outro Segredo, Sinais e A Vila.

Já na televisão, ela entra no elenco regular da série 24 Horas, no papel da Presidente dos EUA, Allison Taylor, uma das personagens principais.

Jones é abertamente homossexual, tendo tido uma relação com a actriz Sarah Paulson.[1] [2]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Este artigo sobre uma atriz é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.