Katherine Heigl

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde novembro de 2013). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


Katherine Heigl
Katherine Heigl em 2008
Nome completo Katherine Marie Heigl
Nascimento 24 de novembro de 1978 (36 anos)
Washington D.C.
Nacionalidade Estados Unidos Americana
Ocupação Atriz
Cônjuge Josh Kelley (2007 - presente)
Emmy Awards
Melhor atriz coadjuvante em série dramática
2007 - Grey's Anatomy
Prémios Screen Actors Guild
Melhor Elenco em Série Dramática
2007 – Grey's Anatomy
IMDb: (inglês)


Katherine Marie Heigl (Washington D.C., 24 de novembro de 1978) é uma atriz e modelo americana, conhecida pela sua participação na série Grey's Anatomy e pela sua prestação nos filmes Knocked Up e 27 Dresses.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Katherine Marie Heigl, filha de Nancy e Paul Heigl, foi criada como mormon. Pouco tempo depois de seu nascimento, a família se mudou para a cidade de New Canaan, em Connecticut, onde seu irmão mais velho, Jason, viria a falecer em 1986, após um acidente de carro. Pouco tempo depois da morte cerebral do irmão de Katherine ter sido declarada, a família decidiu doar os órgãos dele. Esse acontecimento é um dos maiores factores para que Katherine se tivesse tornado uma grande apoiante da doação de órgãos.

Aos nove anos, uma tia, durante uma visita à família, tirou diversas fotografias a Katherine, enviando-as posteriormente para diversas agências de modelos. Poucas semanas depois, Katherine assinava um contrato para se tornar modelo infantil.

Casada com Josh Kelley desde dezembro de 2007, decidiu adotar, em 2009 uma menina de origem coreana com dez meses, a quem chamou de Nancy Leigh, em homenagem à sua mãe e à sua irmã e em 2012 adotou sua segunda filha, Adalaide Marie Hope Kelley.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Não demorou muito até Heigl começar a aparecer em anúncios, sendo o primeiro testes para o popular cereal Cheerios. O sucesso nos comerciais deu sequência a um papel para o cinema, no filme That Night, de 1992. Foi aí que Katherine percebeu que poderia ser atriz.

O primeiro papel de Katherine como protagonista foi no filme My Father The Hero, de 1994. Mesmo com tantas oportunidades, ela continuou a ir a escola em New Canaan, tentando equilibrar os estudos com a sua carreira de atriz e modelo. Katherine teve então a oportunidade de participar de um dos filmes de Steven Seagal, no papel de Sarah, no sucesso de 1995 A Força em Alerta 2.

Mesmo com o sucesso como atriz, Katherine não parou de trabalhar como modelo, aparecendo constantemente em revistas como a Seventeen.

Em 1996, os pais de Katherine divorciaram-se, o que a levou a morar com a mãe numa casa em Malibu. A mãe de Katherine tornaria-se também sua empresária.

Dois anos depois, em 1998, Katherine apareceria no sucesso A Noiva de Chucky. Pouco depois, ela resolveu investir na televisão, aceitando o papel de Isabel Evans no seriado de ficção científica Roswell , o que demonstrou ser uma decisão acertada, pois a série obteve ótimas críticas.

Com o sucesso de Roswell, Katherine atingiu a fama, aparecendo nas capas das mais variadas publicações, como TV Guide, FHM, Maxim e Teen.

Enquanto Roswell estava em produção, Katherine teve a oportunidade de trabalhar em diversos filmes, incluindo o filme independente de 2000 100 Raparigas e o filme de terror, de 2001, Valentine, ao lado de David Boreanaz e Denise Richards.

Em 2003, Heigl apareceu em três telefilmes: Evil Never Dies, co-estrelado por Thomas Gibson, uma adaptação moderna do mito de Frankenstein; Love Comes Softly, para a estação televisiva Hallmark, foi um bem-sucedido drama no qual Katherine interpretou Marty Claridge, uma jovem recém-casada e grávida, que viaja pelo oeste dos Estados Unidos e, por último, mas definitivamente não menos importante, Heigl teve a oportunidade de interpretar "Isabella Linton" numa reinterpretação moderna feita pela MTV norte-americana do clássico romance de Emily Brontë, O Morro dos Ventos Uivantes.

Em 2005, Heigl voltaria a trabalhar num seriado televisivo. Ela foi escolhida para interpretar a bela e esforçada médica Isobel "Izzie" Stevens, no extremamante bem-sucedido drama médico Grey's Anatomy.

Em 2007 aparece no filme Ligeiramente Grávidos, em 2008 com 27 Dresses protagoniza ao lado de James Marsden. Em 2009 foi a protagonista do filme The Ugly Truth, uma comédia-romântica ao lado de Gerard Butler.

Em 2010 estrelou os filmes É o Amor e Beijos e Balas ao lado de Josh Duhamel e Ashton Kutcher respectivamente. Em 2011 estrelou também Ano novo, Vida nova!. Em 2012, a atriz protagonizou "ONE FOR THE MONEY". Em 2013 co-protagoniza o filme "THE BIG WEDDING".

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ano Filme Título no Brasil Título em Portugal Personagem Obs.
1992 That Night Aquela Noite Kathryn
1993 King of the Hill O Inventor de Ilusões O Rei do Bairro Christina Sebastian
1994 My Father the Hero Meu Pai Herói Meu Pai, o Herói Nicole
1995 Under Siege 2: Dark Territory A Força em Alerta 2 Força em Alerta 2 Sarah Ryback Com Steve Seagal
1996 Wish Upon a Star Estrela Cadente Alexia Wheaton telefilme
1997 Prince Valiant Príncipe Valente Princess Ilene
Stand-ins Escravas da Fama Duplas Taffy-Rita Hayworth's Stand-in
1998 Bug Buster Baratas Assassinas Shannon Griffin
Bride of Chucky A Noiva de Chucky A Noiva de Chucky Jade
The Tempest Miranda Prosper telefilme
1999 Roswell Arquivo Roswell Roswell Isabel Evans 1999-2002
2000 100 Girls 100 Garotas Uma Rapariga em Cem Arlene
2001 Valentine O Dia do Terror Terror no Dia de São Valentim Shelley Fisher Com Denise Richards
2003 Vegas Dick Madeline telefilme
Love Comes Softly Marty Claridge telefilme
Evil Never Dies Eve telefilme
Descendant Ann Hedgerow / Emily Hedgerow
Critical Assembly Aizy Hayward
Wuthering Heights Isabel Linton telefilme
2004 Love's Enduring Promise Marty Claridge Davis telefilme
2005 Romy and Michele: In the Beginning Romy e Michele: O Início Romy White telefilme
The Ringer O Trapaceiro O Verdadeiro Anormal Lynn Sheridan
Grey's Anatomy Grey's Anatomy Anatomia de Grey Dr. Isobel "Izzie" Stevens 2005-2010[1]
2005 Side Effects Efeitos Colaterais Karly Hert
2006 Zyzzyx Road Marissa
Caffeine Cafeína Laura
2007 Knocked Up Ligeiramente Grávidos Um Azar do Caraças Alison Scott Aparecem cenas de Garotas Selvagens com Denise Richards e Neve Campbell uma delas inédita editada do filme original…
2008 27 Dresses Vestida para Casar Vestida para Casar Jane Nichols salário: 6 milhões de dólares
2009 The Ugly Truth A Verdade Nua e Crua ABC da Sedução Abby Richter também produtora-executiva
2009 Escape Carolyn Jessop produtora e coprotagonista[2]
2010 Killers[3] Par Perfeito Kiss & Kill - Beijos & Balas Jen Kornfeldt Protagonista
2010 Life as We Know It Juntos pelo Acaso É a Vida! Holly Berenson protagonista
2011 New Year's Eve Noite de Ano Novo Ano Novo, Vida Nova! Laura Carrigton
2012 One for the Money Como Agarrar Meu Ex-Namorado Stephanie Plum Indicada-Framboesa de Ouro de Pior Atriz[4]
The Big Wedding O Grande Casamento Justin Zackham Indicada-Framboesa de Ouro de Pior Atriz Coadjuvante[5]


Além destes filmes, Katherine participou do episódio "Cradle of Darkness" do seriado The Twilight Zone (br: Além da Imaginação; pt: Quinta Dimensão) em 2002.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Categoria no Commons