Paul Guilfoyle

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta biografia de uma pessoa viva cita fontes fiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto. (desde julho de 2012) Ajude a melhorar esta biografia providenciando mais fontes fiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes fiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde julho de 2012). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
Paul Guilfoyle
Paul Guilfoyle no Screen Actors Guild Awards
Nome completo Paul Guilfoyle
Nascimento 28 de abril de 1949 (65 anos)
Canton, Boston, Massachusetts
Estados Unidos
Nacionalidade Estados Unidos Americano
Ocupação Ator
Cônjuge Lisa Giobbi
IMDb: (inglês)

Paul Guilfoyle (28 de abril de 1949) é um ator americano de cinema e televisão. Tornou-se muito conhecido por ter interpretado regularmente o papel do capitão Jim Brass, um dos membros da série CSI: Crime Scene Investigation, cujo tema é a ciência forense, entre 2000 e 2014[1] .

Biografia[editar | editar código-fonte]

Guilfoyle nasceu em Canton, Boston, Massachusetts. Freqüentou a Boston College High School e discursou na formatura em 2005. Guilfoyle matriculou-se na Universidade Lehigh em 1968, e graduou-se em Yale em 1977, com ênfase em economia. Estudou no Actor's Studio, construindo uma substancial reputação teatral na Broadway, que inclui 12 anos com a Companhia Teatral de Boston, aparecendo em The Basic Training of Pavlo Hummel, de David Rabe, com Al Pacino, e em Glengarry Glen Ross, de David Mamet[2] .

Vida profissional[editar | editar código-fonte]

Guilfoyle apareceu em Howard the Duck, e em um dos primeiros episódios de Crime Story, interpretando um criminoso que faz um refém e troca tiros com a MCU. Ele se tornou um ator característico do cinema policial, especializando-se tanto em papéis contra, quanto a favor da lei.

Suas mais notáveis interpretações na televisão foram em Miami Vice, Law & Order, New York Undercover e Ally McBeal. Atuou em diversos filmes por mais de três décadas, sendo os mais notáveis Three Men and a Baby, Wall Street, Celtic Pride, Beverly Hills Cop II, Quiz Show, Hoffa, Mrs. Doubtfire, Air Force One, Striptease, Amistad, The Negotiator, Extreme Measures, Session 9, Primary Colors e L.A. Confidential.

Guilfoyle também apareceu no videoclipe da canção "Broken Wings", de Alter Bridge, e no filme original da HBO Live from Baghdad.

Seu trabalho mais conhecido, porém, é na série CSI: Crime Scene Investigation, onde interpretou o capitão da LVPD, Jim Brass, durante 14 anos.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Guilfoyle mora em New York City com sua esposa, a coreógrafa Lisa Giobbi, e sua filha Snowden[3] .

Carreira[editar | editar código-fonte]

Notas e referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um actor ou actriz de televisão é um esboço relacionado ao Projeto Televisão. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.