Wall Street

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

A Wall Street é uma rua que corre na Manhattan Inferior, e é considerada o coração histórico do atual Distrito Financeiro da cidade de Nova Iorque, onde se localiza a bolsa de valores de Nova Iorque, a mais importante do mundo.

História[editar | editar código-fonte]

Placa histórica na rua.

O nome da rua deriva do fato que durante o século XVII, constituiu o limite norte de Nova Amsterdam. Lá, os holandeses tinham construído uma parede da madeira e lama em 1652. A parede significou uma defesa contra possíveis ataques dos índios de Lenape, de colonizadores da Nova Inglaterra e dos Ingleses, mas de fato foi usada para manter os escravos negros da colônia. A parede foi demolida pelos Ingleses em 1699. No fim do século XVIII, os intermediários financeiros e especulatórios se encontraram para negociar informalmente junto a um plátano de Wall Street. Esta foi a origem do mercado conservado em estoque do comércio de Nova Iorque.

O Wall Street Journal, nomeado em referência à rua, é um jornal de uma companhia internacional influente, publicado diariamente na cidade de Nova Iorque. Durante anos, teve a maior circulação dos jornais nos EUA, mas hoje é o segundo. Seu proprietário é a Dow Jones & Company.

Diminuição e Revitalização[editar | editar código-fonte]

O centro financeiro de Manhattan é uma das maiores zonas comerciais dos EUA e é o segundo maior da cidade de Nova Iorque, menor apenas do que o centro da cidade.No fim do século XIX e em começos do XX, a cultura da companhia de Nova Iorque o transformou em um centro principal para a construção de Arranha-céu(competindo apenas com Chicago).O distrito financeiro, mesmo hoje, possui muito o perfil.

Wall Street hoje[editar | editar código-fonte]

Wall Street compreende atualmente o mais importante centro comercial e financeiro do mundo. Em suas famosas calçadas circulam diariamente representantes de grandes empresas no mundo inteiro. Até mesmo o comércio local é voltado inteiramente a esses milhares de negociantes e empresários de renome internacional. Wall Street também é vista por muitos como um lugar onde os conceitos tradicionalistas estão enraizados. A crítica mais recente foi centrada nos problemas estruturais e na falta de um desejo de mudar os hábitos afluentes.

Edifícios[editar | editar código-fonte]

A arquitetura dos edifícios de Wall Street está, no geral, enraizada na Idade Dourada, mas há alguns prédios sob influência da Art Deco. Entre os marcantes edifícios no Wall Street estão o Federal Hall, o The Trump Building, o 14 Wall Street e o prédio da New York Stock Exchange.

Em Wall Street também se encontra a sede de importantes grupos empresariais e financeiros. Alguns ganharam sua fama por suas estratégias de investimento, financiamento e comércios.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia dos Estados Unidos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.