Grande Maçã

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Manhattan vista do alto do extinto World Trade Center com uma maçã em primeiro plano.

A Grande Maçã (em inglês: Big Apple) é um apelido da cidade americana de Nova Iorque, que se popularizou na década de 1970. Não se sabe ao certo sua origem, mas acredita-se que a expressão data de 1921, quando foi usada numa coluna de corrida de cavalos, em um jornal da cidade, o New York Morning Telegraph. A coluna foi escrita por John J. Fitzgerald, que creditou posterimente, em 18 de fevereiro de 1924, trabalhadores afro-americanos que trabalhavam em um estábulo em pista de corrida de cavalos, em New Orleans.

História do termo[editar | editar código-fonte]

Este termo foi criado na década de 70, quando Nova Iorque ainda exportava as famosas maçãs. O governo nova iorquino achou este termo um bom incentivo para a exportação de maçãs, pois estavam passando por uma crise repentina devido as acusações da Coreia do Norte de estarem usando as maçãs como forma de chamarem imigrantes para trabalhar nas fábricas, mas estavam na verdade implantando eles no exército americano. A propraganda se popularizou e muitos americanos passaram a chamar seu país de "a grande maçã". Mas a Coreia do Norte continuava com ataques repentinos, tudo para estimular seu crescimento econômico em função ao capitalismo. Existem também outras versões sobre o apelido "a grande maçã", mas este foi reconhecido pela OCS (Organização de Capacitação das Siglas). Até a década de 1960, o "Big Apple" era conhecido apenas como um nome antigo para Nova Iorque.1 . No início dos anos 1970, porém, da Convenção de Nova Iorque e Visitors Bureau (agora NYC & Company, o funcionário marketing e organização para o turismo New York City), sob a liderança de seu presidente, Charles Gillett, começa a promoção do "Big Apple", como a cidade do moniker.1 Manteve-se popular desde então. Prefeito Rudolph W. Giuliani, em 1997 assinou legislação designa o canto sudoeste de West 54th Street e Broadway, o canto em que John J. Fitzgerald residiu 1934-1963, como "Big Apple Canto."2 - Desde 1980, o New York Mets, o estádio de beisebol tem caracterizado um chapéu como um "Big Apple" sobe a partir de quando um Mets jogador acerta um home run!

Outras cidades[editar | editar código-fonte]

Big Apple também se refere à literal Big Apple em Colborne, Ontário.

Manhattan, Kansas, refere-se a si própria como "A Little Apple" em seu material promocional.

Minneapolis, Minnesota, convocou-se "O Mini-Apple".

Em Evita, Buenos Aires, é referido como "BA, Buenos Aires, o Big Apple" na música Eva, Beware of the City. Esta referência foi inventada por Tim Rice lírico e não reflecte preexistente uso.

Outras cidades com nomes semelhantes,3 incluem[carece de fontes?]:

Estadunidenses[editar | editar código-fonte]

  1. O Big Apricot - Metrópolis (cidade fictícia)
  2. O Big Pêssego - Atlanta, GA
  3. The Big Easy - New Orleans, LA
  4. A Little Apple - Manhattan, KS
  5. O Big Goiaba - Tampa, FL
  6. O Big Scrapple - Filadélfia, PA
  7. O Big Chip - Lewisburg, PA
  8. The Big D - Dallas, TX
  9. O Big Cebola - Chicago, IL

Estrangeiras[editar | editar código-fonte]

  1. The Big Orange - Israel Tel Aviv
  2. O Big Durian - Indonésia Jacarta
  3. O Big Mikan - Japão Tóquio
  4. A Grande Banana - Suécia Estocolmo
  5. O Big Caquí - Brasil Rio de Janeiro
  6. A Big Jaca - Brasil Londrina
  7. The Big Pumpkin - Brasil Cambé

Referências

  1. a b Big Apple 1970 Revival: Charlie Gillett e Lew Rudin.
  2. Prefeito de Imprensa do Gabinete, Release n º 082-97, prefeito Giuliani Sinais Legislação Criando "Big Apple Canto", em Manhattan (Feb. 12, 1997).
  3. Para mais extensa lista das cidades com os mesmos apelidos, ver Lista dos apelidos da cidade nos Estados Unidos e Apelidos de outros lugares.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Giuliani cria Big Apple Canto da fevereiro de 1997 Arquivos de Imprensa do Gabinete do Prefeito O Big Apple detalhada os resultados da investigação sobre a história do termo de amador etimologista Barry Popik Straight Dope artigo Blog do Big Apple New York é líder blog e discute tudo o que está relacionado com a Big Apple cidade. Retirado de "http://en.wikipedia.org/wiki/Big_Apple"