AirTrain Newark

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Monotrilho do Airtrain Newark deslocando-se sobre os trilhos do sistema

AirTrain Newark é um sistema de monotrilhos que faz a ligação entre o Aeroporto de Newark e a rede de trens e metrô de Nova Iorque.

Características[editar | editar código-fonte]

Medindo 4.8km, este sistema de monotrilhos é de uso exclusivo aos usuários do Aeroporto Internacional de Newark, permitindo que os passageiros façam uma transferência de forma rápida e segura até o sistema de trens metropolitano[1] . O sistema também faz a ligação interna entre os diferentes terminais do aeroporto, visto que, devido a sua grande extensão, seria um trajeto inviável de ser realizado a pé, sobretudo por passageiros portando malas de viagem e outros itens de bagagem[2] . O sistema é totalmente automatizado, de modo que os trens não possuem maquinista. Sua operação é feita pela Port Authority of New York and New Jersey,[3] , instituição que também opera o AirTrain JFK, sistema similar que atende o Aeroporto John Fitzgerald Kennedy.

Referências

  1. Guide to Civil Engineering Projects In and Around New York City. 2nd ed. [S.l.]: Metropolitan Section, American Society of Civil Engineers, 2009. p. 94.
  2. Sullivan, John. "Newark's Train to The Plane", 2000-10-22. Página visitada em 2011-02-23.
  3. AirTrain Newark > Home
Ícone de esboço Este artigo sobre transportes é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.