Transporte hectométrico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Yurikamome, Tóquio, Japão.

O Transporte hectométrico ou people mover é um sistema de transporte de massa totalmente automático, de grade separada. O termo é geralmente usado somente para descrever sistemas servindo relativamente pequenas areas como aeroportos, distritos centrais ou parques temáticos, mas é algumas vezes aplicado a consideravelmente muitos sistemas automáticos.

O termo foi originalmente aplicado a diferentes sistemas, desenvolvidos durante o mesmo tempo. Um foi Skybus, um sistea de transporte de massa automático. Foi um protótipo da Westinghouse Electric Corporation iniciado em 1964.[1] [2] O outro, chamado PeopleMover ou Goodyear PeopleMover, foi uma atraçâo feita pela Goodyear que abriu na Disneyland em 1967.[3] Hoje, no entanto, o termo "people mover" é genérico, e pode usar tecnologias como o monotrilho, trilhos, transporte automático ou maglev. Propulsão pode envolver motores eléctricos convencionais de bordo, motores lineares ou tração de cabo.

Outros people movers tem características similares aos sistemas de transporte de massa, e não é clara a distinção entre um people mover destes tipos e um sistema de transporte de massa automático.

Transporte urbano[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Massey, Steve. Who killed Westinghouse? Pittsburgh Post-Gazette. Visitado em 2007-11-12.
  2. Westinghouse Company Timeline (1940–1979) Westinghouse Electric Company, LLC. Visitado em 2007-11-12.
  3. Weiss, Werner. PeopleMover at Disneyland Yesterland.com. Visitado em 2007-11-12.

Ver também[editar | editar código-fonte]