Sandra Oh

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Sandra Oh
오미주 (Oh Mi-joo)
Sandra em um protesto durante a Greve dos roteiristas dos Estados Unidos, em novembro de 2007.
Nome completo Sandra Oh
Outros nomes Sandra Oh
Nascimento 30 de novembro de 1970 (43 anos)
Ottawa, Ontário
 Canadá
Ocupação Atriz
Prêmios Globo de Ouro
2005 - Grey's Anatomy (Melhor Atriz (coadjuvante/secundária) em televisão)
Prémios Screen Actors Guild
2005 - Grey's Anatomy (Melhor Atriz (série dramática))
Outros prêmios
Prêmio do Festival Fipa de Cannes 1994, Genie Award, Milan International Film Festival, Theatre World Award, Cable Ace Award, Genie Award, Screen Actors Guild.
Página oficial
IMDb: (inglês) (português)

Sandra Oh (Ottawa, 30 de novembro de 1970) é uma atriz canadense. É mais conhecida por sua papel de Cristina Yang na série de drama médico Grey's Anatomy, da ABC, pelo qual ela ganhou o Globo de Ouro e o Screen Actors Guild. Ela também teve papéis notáveis ​​nos filmes Under the Tuscan Sun e Sideways, e teve um papel de apoio na série original da HBO Arliss. Outros filmes que ela tem aparecido incluem The Night Listener, Blindness e Rabbit Hole. O trabalho da atriz em Grey's Anatomy lhe rendeu cinco indicações para o Primetime Emmy Award de melhor atriz coadjuvante em série dramática.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Sandra Oh nasceu em Nepean, subúrbio de Ontário, em uma família de imigrantes coreanos de classe média, seu pai Joon-soo (John) e sua mãe Young-nam mudaram-se para o Canadá em 1960.[1] Seu pai é um homem de negócios e sua mãe uma bioquímica.[2] Oh tem um irmão, Ray, e uma irmã, Grace. Ela cresceu em um lar cristão, vivendo em Camwood Crescent em Nepean, onde começou a atuar e fazer balé em uma idade precoce.[3] Com 10 anos de idade, ela interpretou The Wizard of Woe em um musical da classe, The Canada Goose.

começou sua carreira como bailarina. Estudou arte dramática na National Theatre School de Montreal. Onde foi feito um teste de elenco para a produção de Diary of Evelyn Lau. Depois de seis meses de testes, Sandra foi aprovada e aceita como protagonista. Sua interpretação lhe valeu o prêmio Fipa D’or de Melhor Atriz no Festival FIPA de Cannes, em 1994. Também foi indicada, pelo mesmo papel, ao prêmio Gemini de melhor atriz.

Sandra entrou para a TV e atuou como Rita Wu na comédia Arli$$, da HBO, com a qual ganhou o prêmio CableACE e o Genie de Melhor Atriz em Papel Protagonista. Pela mesma série, Sandra foi indicada ao prêmio Image e ganhou o 2001 NAMIC Vision Award de Melhor Interpretação Cômica por seu desempenho.

Seu talento não se limita a papéis cômicos. Estrelou o filme Drama Happiness, da Fine Line, que rendeu-lhe o prêmio Genie canadense de Melhor Atriz, em 1994. Também atuou no filme de Keith Gordon, Amor Maior que a Vida (Waking the Dead), com Billy Cruddup e Jennifer Connely, e estrelou A Última Noite, de Don McKellar, vencedor do Prix de la Jeunnesse do Festival de Cinema de Cannes, em 1998, e com o qual ela ganhou outro Genie de Melhor Atriz.

Seus outros créditos no cinema incluem Mister Bean - O Filme (Bean), O Violino Vermelho (The Red Violin), Dancing at the Blue Iguana , Uma Vida Alucinante (Permanent Midnight), "Cake, Amor às Fatias", "O Grande Mentiroso" (Big Fat Liar),"Sob o Sol da Toscana" (Under the Tuscan Sun),de 2003 , "Ensaio sobre a Cegueira" (Blindness) e O Diário da Princesa (The Princess Diaries)

Além de sua carreira de sucesso na televisão e no cinema, ainda trabalha para manter ativa sua vida no teatro, participando de leituras e workshops no Mark Taper Forum, Playwrights Horizon, Women’s Writer’s Workshop e LaJolla Playhouse, de Michael Grief.

Sandra é formada na Escola Nacional de Teatro do Canadá e reside atualmente em Los Angeles. Fez um papel recorrente na sitcom Popular, da Warner, atuou na série Judging Amy, da CBS, e atualmente atua na série Grey's Anatomy da ABC. Também atuou no filme de televisão Tales of the City.

Referências

  1. The Winding Career of Sandra Oh (em inglês). NPR (23 de novembro de 2004). Página visitada em 22 de julho de 2013.
  2. Sandra Oh Biography (em inglês). Film Reference. Página visitada em 22 de julho de 2013.
  3. Sandra Oh on the Challenge of Being Korean in Hollywood (em inglês). The Chosun Ilbo (13 de abril de 2007). Arquivado do original em 19 de maio de 2007. Página visitada em 22 de julho de 2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Sandra Oh