Liv Tyler

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta biografia de uma pessoa viva cita fontes fiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto. (desde dezembro de 2009) Ajude a melhorar esta biografia providenciando mais fontes fiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes fiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Google (notícias, livros, acadêmico)Yahoo!Bing.
Liv Tyler
Nascimento 1 de julho de 1977 (37 anos)
Portland, Maine
 Estados Unidos
Ocupação Atriz
Atividade 1994 - hoje
IMDb: (inglês)

Liv Rundgren Tyler[1] (Portland, 1 de Julho de 1977) é uma atriz estadunidense. É filha do vocalista da banda de rock Aerosmith, Steven Tyler, e da modelo e capa da revista Playboy da década de 1970, Bebe Buell.

Liv começou a trabalhar como modelo aos 14 anos, por indicações de uma amiga de sua mãe, Paulina Porizkova.

Seu 1° papel como atriz foi no clipe "Crazy", faixa do álbum Get a Grip, do Aerosmith. Depois, Liv fez pequenos papéis até despontar para a fama no filme Stealing Beauty (br: Beleza Roubada), de Bernardo Bertolucci.

Trabalhou com grandes diretores como Bernardo Bertolucci e Peter Jackson. Seu maior papel foi na trilogia O Senhor dos Anéis, onde interpretou a elfa Arwen. Neste filme ela canta uma canção da banda sonora da versão estendida e nota-se que tem talento para cantora com uma voz extremamente doce de soprano soubrette. É considerada uma das mulheres mais bonitas do cinema e em 2006 foi eleita segunda mulher mais bonita do mundo todo, só perdendo para Audrey Hepburn.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Liv só descobriu que Steven Tyler era seu pai aos 11 anos. Antes disso, pensava que seu pai era o músico Todd Rundgren, namorado de sua mãe na época. Por esse motivo ela foi registrada como Liv Rundgren, mudando-o para Liv Tyler quando conheceu o verdadeiro pai.[1] Liv tem, no entanto, uma ótima convivência com Todd e Steven e considera que tem dois pais.[1]

Liv namorou o ator Joaquin Phoenix durante 3 anos.[2] Eles se conheceram durante as filmagens de Inventing the Abbotts (br: Círculo de Paixões), onde contracenaram.

Em 1998, Liv conheceu seu ex-marido Royston Langdon, vocalista da banda inglesa Spacehog.[1]

Liv e Roy noivaram em 2001 e se casaram em março de 2003, numa cerimônia secreta no Caribe e têm um filho, nascido em dezembro de 2004, Milo William Langdon.[3] Separaram-se em maio de 2008, continuando amigos.[4]

Filmografia[editar | editar código-fonte]

2003
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Liv Tyler

Premiações[editar | editar código-fonte]

  • Vencedora do Scream Awards de Melhor Atriz de Horror, por The Strangers (2008).
  • Uma indicação ao MTV Movie Awards de Melhor Atriz, por "Armageddon" (1998).
  • Uma indicação ao MTV Movie Awards de Melhor Dupla, por "Armageddon" (1998).
  • Uma indicação ao Framboesa de Ouro de Pior Atriz Coadjuvante, por "Armageddon" (1998).
  • Duas indicações ao Framboesa de Ouro de Pior Dupla, por "Armageddon" (1998) e "Menina dos Olhos" (2004).

Referências

  1. a b c d Liv Tyler Biography People.. Página visitada em 2008-06-23.
  2. An Interview with Liv Tyler IGN Movies.. Página visitada em 03-18-12.
  3. Liv Tyler Names Her Newborn Baby People. (2004-12-14). Página visitada em 2008-06-24.
  4. Singh, Anita. "Liv Tyler splits from Royston Langdon", The Daily Telegraph, 2008-05-09. Página visitada em 2009-01-10.