James Marsden

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde dezembro de 2011).
Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
James Marsden
Nome completo James Paul Marsden
Outros nomes Bello Jimmy
J. P.
Nascimento 18 de Setembro de 1973 (40 anos)
Stillwater, Oklahoma,  Estados Unidos
Ocupação Ator e Cantor
Cônjuge Lisa Linde (2000 - 2011)
IMDb: (inglês)

James "Jimmy" Marsden(Stillwater, Oklahoma, 18 de Setembro de 1973) é um ator e cantor nativo dos Estados Unidos da América e provavelmente mais conhecido por ter interpretado Scott Summers nos filmes X-Men, X-Men 2: X-Men United e X-Men: The Last Stand.

Embora esse seja provavelmente seu papel mais conhecido, Marsden já estrelou em diversas outras produções, incluindo a série Ally McBeal, onde teve um papel regular, interpretando Gleen Foy, e o recente filme Superman Returns, onde interpretou Richard White.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Marsden nasceu na cidade de Stillwater, no estado norte-americano de Oklahoma. Cursou o colegial na Putnam City North High School, localizada em Oklahoma City. Lá, foi colega da futura atriz e modelo Rebecca Romijn, que anos mais tarde interpretaria a transmorfa Mística na trilogia de filmes X-Men.

Durante este período, Marsden, embora sempre expressasse um interesse por atuação, acabou se interessando também pela indústria do wrestling (termo que pode ser traduzido como luta-livre, mas é conhecido também como telecatch).

Impressionado pelos atletas e pelo espetáculo proporcionado pelas lutas, ele acabou se envolvendo com a Federeção local de wrestling, sob o pseudônimo (e, conseqüentemente, traje) de "El Gato Negro" (O Gato Negro)

Carreira[editar | editar código-fonte]

James Marsden em Enchanted.

Marsden iniciaria sua carreira como ator no final dos anos 1980/início dos anos 1990, com pequenas participações na televisão, tendo participado da popular série de televisão Saved by the Bell como figurante. Pouco depois, veio a participar de alguns dos filmes da série, até decidir se focar em papéis maiores em filmes de Hollywood.

Em 1996, Marsden perdeu para Edward Norton um papel no filme Primal Fear, daquele mesmo ano. Anos mais tarde, também recusaria o papel principal no filme de 1998 54. Papel este que acabaria ficando com Ryan Phillippe. Ainda em 1998, Marsden interpretaria Steve Clark, o personagem principal daquele que pode ser considerado seu primeiro filme de sucesso, o suspense Disturbing Behavior, onde contracenou com Katie Holmes e Nick Stahl.

Em 2000, Marsden participaria de outro thriller de sucesso, o filme Gossip, que possuía no elenco artistas como Kate Hudson, Joshua Jackson e Edward James Olmos.

No mesmo ano, o ator interpretou o personagem Ciclope no filme X-Men, atuação que recebeu reações várias. Marsden viria a trabalhar nas seqüências do filme, X2: X-Men United e X-Men: The Last Stand. Sua participação no terceiro filme da franquia foi bastante reduzida devido a conflitos de agenda causados por sua participação no filme Superman Returns, dirigido por Bryan Singer, diretor dos dois primeiros filmes da série X-Men. Em Superman Returns, Marsden interpreta Richard White, sobrinho de Perry White, editor-chefe do Planeta Diário e interesse romântico de Lois Lane. No filme, Marsden recebeu não apenas um maior destaque do que nos filmes da série X-Men, como também diversos elogios à sua interpretação.

Durantes os anos de 2001 e 2002, Marsden participou de 13 episódios da série de televisão Ally McBeal como Gleen Foy, tendo - como era de costume a todos os membros do elenco - cantado em diversos dos episódios da série. Em 2004, interpretou o personagem Lon Hammond, Jr., no filme romântico The Notebook (conhecido como Diário de uma Paixão no Brasil), adaptação do livro de Nicholas Sparks que também teve Ryan Gosling e Rachel McAdams no elenco. Em 2007, Marsden filmou o vindouro filme Enchanted, um híbrido entre animação e atores reais produzido pela Walt Disney Pictures, seu papel era o do Príncipe Edward. Entre seus outros projetos aguardando lançamento, incluem-se um trabalho de dublagem na animação Conan: Red Nails, uma participação no filme Bobby, escrito e dirigido por Emilio Estevez e The Alibi, já lançado em alguns países da Europa, mas aguardando um lançamento mundial.

Em 2008, já gravou mais um filme, 27 Dress, onde interpreta o jornalista Kevin. Nessa comédia romântica, ele faz par romântico com Katherine Heigl, que interpreta Jane, uma mulher idealista e romântica, que jamais encontrou o amor de sua vida até conhecê-lo.

Marsden também luta há anos pela realização de uma adaptação cinematográfica de Preacher, uma série de graphic novels escritas por Garth Ennis e desenhada por Steve Dillon, mas o filme tem enfrentado diversos problemas de agenda e contratos.[1]

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Marsden foi casado com a atriz Lisa Linde, conhecida por sua participação em Days of Our Lives com quem tem dois filhos. Entre seus amigos, destacam-se os irmãos e atores Kirk Cameron e Candace Cameron, que o ajudaram quando estava iniciando sua carreira em Hollywood e Pierre Bouvier, vocalista da banda Simple Plan, da qual Marsden é um grande fã, tendo, inclusive, participado da gravação do videoclipe da música "I'd Do Anything", embora tenha sido erroneamente creditado como parte de outro video da banda, "Addicted".

Amigos e família tem o costume de chamá-lo pelos apelidos de "Bello Jimmy" ou "Jimmy Lee", em homenagem ao personagem da franquia Double Dragon, da qual Marsden era grande fã quando jovem.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ano Título Original Papel Observações
2014 The Best of Me Dawson Cole
X-Men: Days of Future Past Scott Summers/Ciclope Cameo
2013 The Butler John F. Kennedy
2012 Bachelorette Trevor
2011 Hop Fred O'Hare
2010 Death at a Funeral Oscar
The Box Arthur Lewis
2009 Sex Drive Rex
2008 27 Dresses Kevin Doyle
2007 Hairspray Corny Collins
Conan: Red Nails Techotl Voz[2]
Enchanted Príncipe Edward
2006 Superman Returns Richard White
X-Men: The Last Stand Scott Summers/Ciclope
10th & Wolf Tommy
The Alibi Wendell Hatch
2004 Heights Jonathan
The Notebook Lon Hammond Jr.
The 24th Day Dan
2003 X2: X-Men United Scott Summers/Ciclope
2002 Interstate 60 Neal Oliver
2001 Zoolander John Wilkes Booth
Sugar & Spice Jack Bartlett
2000 X-Men Scott Summers/Ciclope
Gossip Derrick Webb
1998 Disturbing Behavior Steve Clark
1997 Campfire Tales Eddie
On the Edge of Innocence Jake Filme feito p/ a TV
1996 Gone in a Heartbeat Michael Galler Filme feito p/ a TV
Public Enemies Doc Barker
1995 919 Fifth Avenue Filme feito p/ a TV
1994 Search and Rescue Filme feito p/ a TV
No Dessert, Dad, Till You Mow the Lawn Tyler Cochran
1993 In the Line of Duty: Ambush in Waco Steven Will

Discografia[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]