Hollywood

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Hollywood
Bairro dos Estados Unidos Flag of the United States.svg
O mundialmente famoso Sinal de Hollywood.
O mundialmente famoso Sinal de Hollywood.
Informação geral
Estado  Califórnia
Condado Los Angeles
Cidade Flag of Los Angeles, California.svg Los Angeles
Região Greater Hollywood
Limita-se com Beverly Crest  · Beverly Hills  · Burbank  · Los Feliz  · Mid-City  · Silver Lake  · Studio City  · Toluca Lake  · Universal City  · Wilshire Center
Área 64,6 km²
População aproximada 210 824 (em 2000)[1]
ZIP Code 90027, 90028, 90038, 90046, 90068
Prefixo telefônico 323
Website Oficial http://www.hollywood.com/
Portal Portal Estados Unidos

Hollywood é um distrito da cidade de Los Angeles na Califórnia de grande importância na constituição da identidade cultural dos Estados Unidos, e está situado a noroeste de Downtown Los Angeles[2] . O distrito se tornou famoso mundialmente pela concentração de empresas do ramo cinematográfico e pela influência que exerce na cultura global. Os produtores de cinema se destacaram em Hollywood em busca de luz natural disponível no local.

Com o passar das décadas, Hollywood se tornou símbolo do poderoso e fantástico cinema estadunidense, sediando premiações e abrigando homenagens públicas para os mais destacados artistas de cinema e musicais do mundo. O local também é famoso pelo grande letreiro chamado Sinal de Hollywood e pela enorme concentração de pessoas ricas e famosas que moram no distrito ou distritos próximos.

Devido à sua fama e identidade cultural como o centro histórico de estúdios e astros de cinema, a palavra "Hollywood" é frequentemente usada como uma metonímia do cinema americano, e é muitas vezes usada alternadamente para se referir à Grande Los Angeles em geral. As alcunhas StarStruck Town e Tinseltown referem-se a Hollywood e sua indústria cinematográfica[3] . Atualmente, grande parte da indústria do cinema se dispersou em áreas vizinhas, como a região de Westside[4] , entretanto, significativas indústrias auxiliares, tais como empresas de edição, efeitos, adereços, pós-produção e iluminação permanecem em Hollywood, como o backlot da Paramount Pictures.

Muitos teatros históricos de Hollywood são utilizados como pontos de encontro e palcos de concerto de principais estréias cinematográficas além de sediar o Oscar. É um popular destino para a vida noturna e o turismo, e abriga a Calçada da Fama.

Embora não seja uma prática comum da cidade de Los Angeles estabelecer limites específicos para distritos ou bairros, Hollywood é uma exceção recente. Em 16 de fevereiro de 2005, os deputados da Assembleia do Estado da Califórnia Jackie Goldberg e Paul Koretz apresentaram um projeto de lei para requerer que a Califórnia mantivesse registros específicos em Hollywood, como se fosse independente. Para que isso pudesse ser feito, os limites foram definidos. Este projeto foi apoiado unanimemente pela Câmara de Comércio de Hollywood e pelo Los Angeles City Council, sendo aprovado pelo então governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, em 28 de agosto de 2006, permitindo que o distrito de Hollywood possuisse fronteiras oficiais. A fronteira pode ser vagamente descrita como a área a leste de Beverly Hills e West Hollywood, ao sul de Mulholland Drive, Laurel Canyon, Cahuenga Boulevard e Barham Boulevard, e as cidades de Burbank e Glendale, ao norte da Avenida Melrose e a oeste do Golden State Freeway e da Avenida Hyperion.

Sendo uma parte da cidade de Los Angeles, Hollywood não tem seu próprio governo municipal, mas tem um funcionário público, nomeado pela Câmara de Comércio de Hollywood, que exerce a função honorária de "Prefeito de Hollywood" apenas para fins cerimoniais. Johnny Grant manteve esta posição por décadas, até sua morte em 9 de janeiro de 2008[5] .

Educação[editar | editar código-fonte]

Os estudantes que vivem em Hollywood são direcionados às escolas do Distrito Escolar Unificado de Los Angeles. A área pertence ao Conselho Distrital 4[6] .

Escolas primárias[editar | editar código-fonte]

A Christ the King Elementary School é uma escola privada em Hollywood.

Escolas de ensino médio[editar | editar código-fonte]

Por muitos anos, a indústria cinematográfica teve a sua própria instituição privada para atores mirins, a Hollywood Professional School.

Biblioteca pública[editar | editar código-fonte]

Existem duas filiais da Biblioteca Pública de Los Angeles em Hollywood: a Will and Ariel Durant Branch e a Frances Howard Goldwyn – Hollywood Regional Branch.

Pontos de interesse[editar | editar código-fonte]

The Magic Castle.

Cinema e teatro[editar | editar código-fonte]

Entretenimento[editar | editar código-fonte]

Estúdios[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

Outros[editar | editar código-fonte]

Eventos especiais[editar | editar código-fonte]

  • A premiação do Oscar é realizada entre o final de fevereiro e início de março de cada ano (desde 2004), considerando os filmes do ano anterior. Antes de 2004, era realizada entre o final de março e início de abril. Desde 2002, o Oscar vem sendo realizado na sua nova casa, no Teatro Kodak, localizado na Hollywood Boulevard e Avenida Highland.
  • O CINECON - Classic Film Festival & Exposition, ocorre anualmente durante cinco dias no final de semana próximo ao feriado do Dia do Trabalho e disponibiliza suvenirs de filmes clássicos, apresentações de especialistas, autógrafos de autores e projeções de filmes com celebridades convidadas.
  • O desfile do Hollywood Christmas Parade percorre a Hollywood Boulevard e é transmitido na área de LA pela KTLA[7] .

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Hollywood
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Hollywood

Referências

  1. Los Angeles Department of City Planning, Census 2000 Profile. City of Los Angeles, Department of City Planning. Página visitada em 8 de agosto de 2010.
  2. Map - Individual Communities within the City of Los Angeles (Larger View). Los Angeles Almanac. Página visitada em 8 de agosto de 2010.
  3. Tinsel etymology. Online Etymology Dictionary. Página visitada em 8 de agosto de 2010.
  4. Evaluation of alternatives to the city's gross receipts business tax (PDF). The City of Los Angeles Office of Finance Tax & Permit Division (14 de janeiro de 2004). Página visitada em 8 de agosto de 2010.
  5. CNN. "Johnny Grant, honorary Hollywood mayor, dies", CNN.com/entertainment, 10 de janeiro de 2008. Página visitada em 8 de agosto de 2010.
  6. Board District 4 Map (PDF). Distrito Escolar Unificado de Los Angeles (Janeiro de 2008). Página visitada em 8 de agosto de 2010.
  7. The Hollywood Christmas Parade. Página visitada em 8 de agosto de 2010.
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia dos Estados Unidos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.