Calçada da Fama

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde maio de 2011).
Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
Artistas de rua tocando na Calçada da Fama.

Hollywood Walk of Fame, conhecido em português como Passeio da Fama (português europeu) ou Calçada da Fama (português brasileiro), é um passeio (br: calçada) ao longo das ruas Hollywood Boulevard e Vine Street em Hollywood, Califórnia, Estados Unidos, constituído por mais de 2 000 lajes com estrelas, fazendo menção a celebridades honradas pela Câmara do Comércio de Hollywood pelas suas contribuições para a indústria do entretenimento.

Características[editar | editar código-fonte]

A calçada da fama possui 5,6 km. Cada estrela é rosa, feita de um mármore chamado terrazo[1] e com um escudo de bronze com o nome do homenageado e uma figura relacionada a sua área:

Desenho do escudo Área do artista
Walk Leistungen am Camera.jpg Câmera Indústria cinematográfica
Walk Leistungen im Fernsehen.jpg Televisão Indústria televisiva
Walk musikalische Leistungen.jpg Fonógrafo Indústria da música
Walk Leistungen im Radio.jpg Microfone Indústria de radiodifusão
Walk Leistungen am Theater.jpg Máscaras de comédia/tragédia Indústria de teatro
Carmen Miranda, a única artista luso-brasileira a ser homenageada.

Há exceções: a estrela da Disneylândia tem um castelo;[2] a do prefeito honarário de Hollywood, Johnny Grant, tem o Grande Selo de Hollywood;[3] a do ex-prefeito de Los Angeles, Tom Bradley, tem o selo da cidade;[4] e quatro luas com os nomes dos astronautas da Apollo 11 estão no cruzamento da Hollywood com Vine.[5]

Só uma estrela não está na calçada, a de Muhammad Ali, que não queria que ninguém andasse em cima dela e está afixada na parede do Kodak Theatre.

A Victoria´s Secret foi a primeira marca a ter uma estrela na calçada da fama. Britney Spears foi a cantora mais jovem a receber uma estrela na Calçada da Fama, com 21 anos.

Carmen Miranda, é até hoje única artista de língua portuguesa e luso-brasileira a ter uma estrela na Calçada da Fama. Ela ganhou uma estrela póstuma em 8 de fevereiro de 1960.[6]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui multimídias sobre Hollywood Walk of Fame