Produtor cinematográfico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Produtor cinematográfico é o profissional de cinema que atua na área empresarial. É o captador de recursos para um projeto por ele elaborado ou empresa que o contratou. Ele está envolvido no projeto desde a concepção até a sua finalização. É ele quem inicia, coordena, supervisiona e controla assuntos como a arrecadação de fundos e contratação de mão-de-obra. É basicamente a parte concreta em que se apóia a criação cinematográfica.

Existem diferentes maneiras de um produtor se envolver em determinado projeto. Na maioria dos casos o produtor executivo é o proprietário da empresa produtora que recebe a proposta de co-produção de um diretor que dispõe de um roteiro original. Ou ainda, compra os direitos de adaptação de uma obra literária e investe nos trabalhos de um adaptador (roteirista) e elabora a montagem do projeto do ponto de vista técnico-artístico e financeiro.

Tipos de produtor[editar | editar código-fonte]

  • Produtor: o produtor propriamente dito é aquele com um maior envolvimento e controle entre os vários produtores do filme. Em companhias menores ou em projetos independentes é o equivalente ao produtor executivo.
  • Produtor executivo: normalmente representante, se não o presidente, da companhia que está produzindo o filme, apesar que o título pode ser dado honorariamente ao maior investidor. É, essencialmente, quem cuida da parte financeira do projeto.
  • Diretor de produção: dirige a produção e os demais produtores, com autoridade de agir em nome do time de produção. É ele quem gerencia as necessidades práticas e , juntamente com os outros diretores, que organiza um orçamento e o cronograma a ser aprovado pelo executivo.
  • Produtor de set: um representante da companhia designado a estar no set.
  • Produtor de locação: responsavel pela locação assim como achá-la e autorizá-la .

Ligações externas[editar | editar código-fonte]