Favela movie

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Favela movie é um nome utilizado por alguns jornalistas e críticos de cinema para designar um gênero de filme que tem a favela como cenário, tendo como tema muitas das vezes a violência explícita e o tráfico de drogas. Alguns dos filmes mais conhecidos do gênero são Cidade de Deus, Cidade dos Homens, Tropa de Elite e 5x Favela.[1] Os filmes Favela movie são comuns se misturarem com os gêneros policiais e crimes, guerra, ação e comédia.

Em 2012, foi lançado Totalmente Inocentes com Fábio Porchat, um filme do gênero que faz um remake de Cidade de Deus e Tropa de Elite, misturando comédia.[2] A favela já foi cenário também em filmes estadunidense como The Incredible Hulk, rodado na favela Tavares Bastos, Rio de Janeiro, mas que no enredo do filme, Edward Norton se refugie na favela da Rocinha.[3] Outro filme norte-americano filmado nas favelas brasileiras foi Fast Five, titulado no Brasil como Velozes e Furiosos 5: Operação Rio e em Portugal como Assalto no Rio, que teve Porto Rico como inicio das filmagens de perseguição em favela.[4]

Referências

  1. Ingrid Reis (27 de agosto de 2012). Filmes brasileiros do gênero favela movie Fique Ligado. Página visitada em 9 de novembro de 2012.
  2. Aline Conde (27 de agosto de 2012). Nos dez anos de 'Cidade de Deus', 'Totalmente inocentes' satiriza o gênero favela movie O Globo. Página visitada em 9 de novembro de 2012.
  3. Favela em que "O Incrível Hulk" foi filmado é Tavares Bastos Portal UOL (20 de novembro de 2008). Página visitada em 9 de novembro de 2012.
  4. Fast Five - Film Universal Studios. Página visitada em 9 de novembro de 2012.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre cinema é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.