Eli Roth

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Eli Roth
Eli Roth na premiere de
Inglourious Basterds (Abril de 2009).
Nome completo Eli Raphael Roth
Nascimento 18 de abril de 1972 (42 anos)
Boston, Massachusetts,
 Estados Unidos
Ocupação Diretor
Ator
Roteirista
Produtor
IMDb: (inglês)


Eli Raphael Roth (18 de abril de 1972, Boston, Massachusetts) é um ator, diretor de cinema, produtor cinematográfico e roteirista estadunidense.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Eli Roth decidiu fazer filmes quando tinha apenas 8 anos. A vontade surgiu depois de assistir ao clássico "Alien, o 8º Passageiro" (1979), de Ridley Scott. Ao lado dos seus irmãos Adam e Gabe, ele realizou cerca de 50 curta-metragem Quando estudava cinema na Universidade de Nova York, foi premiado pelo filme "Restaurant Dogs". Trabalhou em produção de cinema e teatro em Nova York.

Em 1999 mudou-se para Los Angeles, onde entre muitos biscates em cinema, chegou a assistente do consagrado diretor David Lynch, com quem trabalhou durante seis anos, desenvolvendo projetos para teatro que nunca se chegaram a realizar. Hoje é um dos jovens talentos de Hollywood, principalmente na categoria terror.

Em 1995, havia escrito um argumento para um filme de terror centrado numa doença de pele, que destrói a carne humana e é baseado numa doença que o próprio havia contraído ao treinar cavalos em uma fazenda em Selfoss, Islândia, em 1991, quando era novo, mas só o filmou em 2001. Passou seis anos arrecadando dinheiro e bancou o longa no próprio cartão de crédito. Com o orçamento de um US$ 1 milhão, foi o filme que mais faturou para o estúdio Lions Gate Entertainment naquele ano, fazendo com que Roth fosse reconhecido internacionalmente. O realizador fez sucesso quando apresentou o seu primeiro filme, "Cabana do Inferno" (2002), no Festival Internacional de Cinema de Toronto em 2002. Elogiado pela crítica, o filme foi disputado por algumas distribuidoras e com razão. Roth vendeu o filme por US$ 3,5 milhões, a maior venda do festival daquele ano a Lions Gate Films, que garantiu os direitos de distribuição, que teve em "Cabana do Inferno" (2002) o seu maior êxito de bilheteira de 2003 para a companhia. Depois de Toronto, Roth captou a atenção de cineastas veteranos como Tobe Hooper e Peter Jackson.

Seu segundo filme "O Albergue" (2005) foi considerado pela revista Variety "um dos melhores filmes recentes do gênero terror". As suas longas e gráficas cenas de tortura, iriam marcar o género neste início do século XXI, ao ponto de se tornar no primeiro clássico de terror norte-americano desta era. O seu fenomenal sucesso levaria inspiração para vários filmes, centrados em cenas de tortura, levando os críticos a inventarem um novo subgênero do terror, o infame Torture porn.

Mas foi Quentin Tarantino quem acompanhou de perto a carreira de Roth. Tarantino produziu o segundo filme de Roth, "O Albergue 2" (2007), e até o contratou para integrar o elenco de "Bastardos Inglórios" (2009), filme onde Roth entrou como ator é ficou conhecido por seu papel como Donny "O Urso Judeu" Donowitz, mas onde teve nova oportunidade para mostrar os seus dotes de diretor: é da sua autoria a cena a preto e branco que mostra como o soldado nazi Fredrick Zoller (Daniel Brühl) terá morto sozinho centenas de soldados Aliados.

Roth não se considera um diretor "cult", como é chamado pela mídia. Em entrevista no Brasil, ele disse que não se importa com esses estereótipos. "Eu me sinto incrivelmente sorturdo por acordar e fazer o que eu gosto", falou o cineasta, que já trabalhou em mais de cem filmes, nas mais diferentes funções. Foi figurante, assistente do assistente de direção, já escalou figurantes e foi aquele que fica no lugar do ator enquanto estão fazendo a marcação de luz.

É dono da produtora Raw Nerve com Scott Spiegel ( "Um Drink no Inferno 2 - Texas Sangrento" (Texas Blood Money) e Boaz Yakin ( "Grande Menina, Pequena Mulher"). Através dela produziu o remake de "2001 Maníacos" (2004) e "O Albergue" (2005), Quentin Tarantino o chamou de "o futuro do terror" em uma matéria para a Premiére Magazine.

Filmografia Parcial[editar | editar código-fonte]

2014 - Hemlock Grove (Produtor)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um ator é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.