Casey Affleck

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Casey Affleck
Affleck em 2006.
Nome completo Caleb Casey McGuire Affleck-Boldt
Nascimento 12 de agosto de 1975 (39 anos)
Falmouth, Massachusetts
 Estados Unidos
Ocupação Ator
Cônjuge Summer Phoenix (2006–presente)
Atividade 1988-presente
Outros prêmios
Satellite Award de Melhor Ator Coadjuvate
2007 - The Assassination of Jesse James by the Coward Robert Ford
IMDb: (inglês)

Caleb Casey McGuire Affleck-Boldt (Falmouth, 12 de agosto de 1975) é um ator e diretor norte-americano. Ao longo da década de 1990 e início de 2000, ele desempenhou papéis coadjuvantes em filmes como Good Will Hunting (1997) e Ocean's Eleven (2001), bem como em aclamados filmes independentes, como Chasing Amy (1997).

Casey é irmão mais novo do ator e diretor Ben Affleck, com quem tem colaborado profissionalmente em filmes como Good Will Hunting (1997) e Gone Baby Gone (2007). Em 2007, Affleck ganhou reconhecimento e elogios da crítica por seu trabalho em The Assassination of Jesse James by the Coward Robert Ford (2007), pelo qual ele recebeu indicações para o Oscar de melhor ator coadjuvante, Globo de Ouro de melhor ator coadjuvante, Screen Actors Guild para melhor ator coadjuvante e venceu o Satellite Award de melhor ator coadjuvante.[1]

Recentemente, Affleck recebeu novos elogios da crítica por sua atução em Out of the Furnace (2013), sendo indicado ao Satellite Award de melhor ator coadjuvante.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Caleb Casey Affleck-Boldt, filho de Chris Ann, uma professora, e Timothy Affleck, um assistente social, barman e ex-ator da Companhia de Teatro de Boston, nasceu em 8 de agosto de 1975. Ele é o irmão mais novo do também ator Ben Affleck. Enquanto criança teve inúmeros animais de estimação, incluindo gatos, serpentes, tartarugas e cobaias. Casey foi para a Universidade George Washington, e posteriormente se transferiu para Columbia University em Nova York, onde estudou física, astronomia e filosofia ocidental, mas nunca chegou a diplomar-se.

Casey casou-se com Summer Phoenix, sua namorada por seis anos, em 3 de junho de 2006. O casal foi apresentado pelo irmão de Summer, o ator Joaquin Phoenix. Eles tem dois filhos, Indiana August, que nasceu em maio de 2004, em Amsterdam e Atticus, que nasceu em novembro de 2007. Casey está envolvido em muitas campanhas e movimentos pelos direitos dos animais, como PETA e Farm Sanctuary. Ele fala fluentemente espanhol e mora em Los Angeles, na Califórnia e em Winter Park, na Flórida, com a sua família.

Carreira[editar | editar código-fonte]

1995-2006: Primeiros trabalhos[editar | editar código-fonte]

Seu primeiro papel no cinema foi no filme To Die For (1995) de Gus Van Sant, no filme ele atuou como um adolescente sociopata ao lado de Joaquin Phoenix e Nicole Kidman.[2] Depois de estrelar no filme Race the Sun (1997) co-estrelado por Halle Berry, ele apareceu em dois filmes junto com o irmão mais velho Ben Affleck: Chasing Amy (1997) e Good Will Hunting (1997). Casey, em seguida, estrelou o filme Desert Blue (1998), com Kate Hudson, Drowning Mona (1999) com Bette Midler, Jamie Lee Curtis, Neve Campbell e Danny DeVito e Soul Survivors (2011) com Luke Wilson, todas as três produções receberam críticas negativas e se tornaram fracasso de bilheteria.[3]

Em 2001, Affleck, tornou-se parte do elenco na refilmagem do filme Ocean's Eleven (2001), dirigido por Steven Soderbergh. Estrelado por, George Clooney e Brad Pitt, Affleck interpreta Virgil Malloy. Affleck reprisou esse personagem em duas continuações, Ocean's Twelve (2004) e Ocean's Thirteen (2007). Neste último filme, várias cenas foram gravadas no México, lugar onde Casey viveu quando criança, e que tinha diálogos alargados em espanhol, que ele fala fluentemente.[4] Affleck co-escreveu o roteiro do filme Gerry com Gus Van Sant e Matt Damon. O filme é sobre dois homens que se perdem durante uma caminhada no deserto, recebeu críticas mistas; depois de estrear no Festival de Cinema de Sundance, e teve apenas um lançamento limitado nos Estados Unidos em 2003.[5] Em 2006, Affleck foi destaque em Lonesome Jim (2006) e The Last Kiss (2006), onde ele interpreta um amigo do personagem de Zach Braff. Ele então fez uma participação especial no vídeo "Tired of Being Sorry", dirigido por Joaquin Phoenix para Balthazar Getty da banda Ringside.

2007-presente: Aclamação da crítica[editar | editar código-fonte]

Em 2007, Affleck estrelou o filme ocidental The Assassination of Jesse James by the Coward Robert Ford (2007), atuando como Robert Ford ao lado de Brad Pitt como Jesse James. Por sua atuação, ele recebeu indicações ao Oscar de melhor ator coadjuvante, Globo de Ouro de melhor ator coadjuvante, Screen Actors Guild para melhor ator coadjuvante. O site Entertainment Weekly observou que "um revelador Casey Affleck traz Ford para a vida com um sentimento maduro de covarde de um subalterno, bajulação e petulância".[6] [7] Outros comentadores elogiaram Affleck por ser "fantástico" e uma "verdadeira revelação"[8] ao mesmo tempo que outros o opinaram como "uma impressão indelével como o inseguro, fraco fisicamente pouco atraente".[9] O diretor do filme, Andrew Dominik , disse que Affleck era tão bom para o papel, em parte porque, como Ford, ele "sabe o que é viver na sombra de alguém", referindo-se ao irmão mais velho de Affleck.[10]

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel Notas
2011 Roubo nas Alturas Charlie
2010 The Kind One Danny Landon
The Killer Inside Me Lou Ford
2007 Medo da Verdade Patrick Kenzie
O Assassinato de Jesse James Pelo Covarde Robert Ford Robert Ford
Treze Homens e um Novo Segredo Virgil Malloy
2006 Um Beijo a Mais Chris
2005 Lonesome Jim Jim
2004 Doze Homens e Outro Segredo Virgil Malloy
2002 Gerry Gerry
2001 Onze Homens e um Segredo Virgil Malloy
Alucinação Sean
American Pie 2 - A Segunda Vez é Ainda Melhor Tom Myers
2000 Attention Shoppers Jed
Hamlet Fortinbras
Rebelde Até o Fim Jay
Quem Não Matou Mona? Bobby Calzone
1999 Floating Prep #1
American Pie - A Primeira Vez é Inesquecível Tom Myers
200 Cigarros Tom
1998 Uma Aventura no Deserto Pete Kepler
1997 Gênio Indomável Morgan O'Mally
Procura-se Amy Little Kid
1996 Corrida Rumo ao Sol Daniel Webster
1995 Um Sonho Sem Limites Russel Hines
1988 Lemon Sky Jerry

Televisão[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel Notas
1990 The Kennedys of Massachusetts Robert Kennedy (12-15 anos) Minissérie

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]