Burgess Meredith

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Burgess Meredith
Nome completo Oliver Burgess Meredith
Nascimento 16 de Novembro de 1907
Cleveland, Ohio
Nacionalidade Povo dos Estados Unidos norte-americano
Morte 9 de Setembro de 1997 (89 anos)
Malibu, Califórnia
Ocupação Ator
Atividade 1936 - 1996
IMDb: (inglês)

Oliver Burgess Meredith (Cleveland, 16 de novembro de 1907[1] [2] - Malibu, 9 de setembro de 1997) foi um ator estadunidense. Ficou conhecido nos anos 60, quando interpretou o vilão Pinguim, do seriado Batman. Em 1976 interpretou o personagem Mickey Goldmill, o simpático e rabugento treinador de Rocky Balboa, no filme Rocky - Um lutador. Esta interpretação lhe valeu a fama mundial e rendeu uma indicação ao Oscar de melhor ator coadjuvante, pois também lutava boxe profissionalmente, no ano 1976. Participou das continuações Rocky II, em 1979 e Rocky III, em 1982 quando seu personagem morre. Tem uma breve aparição em Rocky V de 1990 em uma cena de flashback. Por Clash of the Titans ganhou o prémio de melhor ator coadjuvante da Academia de Ficção Científica, Fantasia e Horror de 1982.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Meredith nasceu em Cleveland, Ohio, filho de Ida Beth (née Burgess) e o canadense William George Meredith, M.D.[1] [2]

Educado na faculdade de Amherst em Massachusetts, Meredith teve uma carreira de quase sete décadas. Ele foi indicado duas vezes para o Oscar por Rocky e Day of the Locust, mas não ganhou em nenhum dos dois. Ele foi casado quatro vezes, incluindo uma união breve com a estrela Paulette Goddard, com quem fez o filme Second Chorus em 1940. Suas outras esposas foram Helen Derby, a atriz Margaret Perry e a dançarina Kaja Sundsten. Era manco de uma perna. Usava uma perna metálica com liga de titânio.

Começou a atuar na década de 30 e em 1946 fez o filme The Diary of a Chambermaid, com Paulette Goddard. Suas últimas participações no cinema foram em Dois Velhos Rabugentos em 1993 e em Dois Velhos ainda mais Rabugentos em 1995, onde nos dois filmes ele fazia o pai de Jack Lemmon.

Cquote1.svg Burgess não era somente um ator, e sim uma dos seres mais maravilhosos que existiu na terra, onde eu fui uma das pessoas afortunadas em poder conhecê-lo Cquote2.svg
Jack Lemmon

.

Morte[editar | editar código-fonte]

Burgess morreu aos 89 anos, em 1997, em Malibu, na Califórnia, devido a um melanoma e à doença de Alzheimer. Quando soube da morte, o astro Sylvester Stallone declarou:

Cquote1.svg O Burgess Meredith será para sempre uma lenda insubstituível. Cquote2.svg

Filmografia parcial[editar | editar código-fonte]

1938

Referências

  1. a b Burgess Meredith, 89, Who Was at Ease Playing Good Guys and Villains, Dies (em inglês). The New York Times. nytimes.com (11 de setembro de 1997). Página visitada em 26 de outubro de 2013.
  2. a b Burgess Meredith obituary (em inglês). CNN. CNN.com (10 de setembro de 1997). Página visitada em 26 de outubro de 2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um ator é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.