Roddy McDowall

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde janeiro de 2010)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Roderick Andrew Anthony Jude McDowall
Roddy McDowall em Academy Awards, 1988
Nascimento 17 de setembro de 1928
Londres, Reino Unido
Nacionalidade Reino Unido Britânico
Morte 3 de outubro de 1998 (70 anos)
Los Angeles, Califórnia
Ocupação Ator, fotógrafo, diretor
Atividade 1938 - 1998

Roddy McDowall, cujo nome completo é Roderick Andrew Anthony Jude McDowall, (Londres, 17 de setembro de 1928 - Los Angeles, 3 de outubro de 1998) foi um ator britânico nascido na Inglaterra e radicado nos Estados Unidos.

Morreu em sua casa, aos 70 anos de idade, em consequência de câncer.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Ficheiro:Cornelius & Dr. Zaius @ EMP-SFM.jpg
McDowall como Cornelius (à esquerda) no filme Planet of the Apes (1968), papel que lhe trouxe notoriedade durante a carreira adulta

Com dez anos de idade, atuou em seu primeiro filme, Murder in the Family, em 1938, no papel de "Peter Osborne", o irmão mais moço das personagens representadas por Jessica Tandy e Glynis Johns.[1]

No começo da Segunda Guerra Mundial, transferiu-se com a família para os Estados Unidos e logo estava participando do filme How Green Was My Valley (Como Era Verde o Meu Vale) (1941), dirigido por John Ford, no papel de "Huw". Este filme foi o vencedor do Oscar de melhor filme daquele ano.

Participou de inúmeros outros filmes em papéis infantis, entre eles The Pied Piper (Os Abandonados) (1942), My Friend Flicka (Minha Amiga Flicka) (1943) e Lassie Come Home (A Força do Coração) (1943), onde atuou com Elizabeth Taylor, também atriz infantil.

Com 18 anos, mudou-se para Nova Iorque, onde atuou em uma longa série de papéis em peças teatrais de sucesso da Broadway.

Além de ter participado de mais de 200 filmes na televisão e no cinema, entre eles The Longest Day (O Mais Longo dos Dias, no Brasil e O Dia Mais Longo, em Portugal) (1962), Cleópatra (1963) como Otávio Augusto,It! (1966), Planet of the Apes (Planeta dos Macacos) (1968), The Poseidon Adventure (O Destino do Poseidon) (1972), Funny Lady (1975), Evil Under the Sun (Assassinato num Dia de Sol) (1982), Fright Night (A Hora do Espanto) (1985), Fright Night II (A Hora do Espanto 2) (1988) e Around the World in 80 Days (A Volta ao Mundo em 80 Dias) (1989), também escreveu cinco livros.

Participou de quatro dos cinco filmes da saga "O Planeta dos Macacos", como os macacos chimpanzé "Cornelius" e "César"; e de 14 episódios da série de TV (1975), na pele do macaco "Galen".

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Teatro[editar | editar código-fonte]

Estados Unidos Tony Award

  • melhor ator: The Fighting Cock - no papel de Tarquin Edward Mendigales (1960)

TV[editar | editar código-fonte]

Estados Unidos Emmy Award[2]

  • melhor ator coadjuvante em série dramática: Sunday Showcase - no episódio Our American Heritage: Not Without Honor (1961)

Cinema[editar | editar código-fonte]

Estados Unidos Saturn Awards

Indicações[editar | editar código-fonte]

TV[editar | editar código-fonte]

Estados Unidos Emmy Award

  • melhor ator em série dramática: Arrest and Trial - no papel de Paul LeDoux no episódio Journey into Darkness (1963)

Cinema[editar | editar código-fonte]

Estados Unidos Golden Globe

Estados Unidos Saturn Awards

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Roddy McDowall
Applications-multimedia.svg A Wikipédia possui o