The Big Picture

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
The Big Picture
The Big Picture
No Brasil A Grande Comédia[1]
Em Portugal Hollywood, Via Rápida[2]
 Estados Unidos
1989 •  cor •  100 min 
Gênero comédia
Direção Christopher Guest
Produção William E. McEuen
Michael Varhol
Richard Gilbert Abramson
Roteiro Christopher Guest
Michael Varhol
Michael McKean
Elenco Kevin Bacon
Emily Longstreth
J. T. Walsh
Jennifer Jason Leigh
Música David Nichtern
Cinematografia Jeff Jur
Edição Martin Nicholson
Companhia(s) produtora(s) Aspen Film Society
Distribuição Columbia Pictures
Lançamento
  • 15 de setembro de 1989 (1989-09-15) (EUA)
Idioma inglês

The Big Picture (bra: A Grande Comédia; prt: Hollywood, Via Rápida) é um filme de comédia estadunidense de 1989 estrelado por Kevin Bacon, Emily Longstreth, J. T. Walsh, Jennifer Jason Leigh e dirigido por Christopher Guest.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

O estudante de cinema e ex-roteirista/diretor Nick Chapman, um nativo da Região Centro-Oeste dos Estados Unidos, encontra-se campeão de um prestigiado concurso de filmes estudantis em Los Angeles. Da noite para o dia, os VIPs de Hollywood querem fazer acordos com nick. Ele se acomoda em um agente peculiar para representá-lo, e assina um acordo com um grande estúdio de cinema para fazer seu filme dos sonhos.

Nick acha o "processo" desagradável do estúdio de Hollywood, e é forçado a fazer muitos compromissos criativos, mas agora ele tem dinheiro e conhece novos amigos de Hollywood. Da mesma forma, o agora afetado Nick joga velhos amigos ao mar, como seu sucesso instantâneo lota seus antigos relacionamentos, incluindo o com sua namorada, Susan.

O novo mundo de Nick é subitamente virado de cabeça para baixo novamente quando um novo chefe de estúdio decide cancelar seu projeto de filme. Incapaz de fazer novos acordos de cinema, Nick educado na faculdade é reduzido a empregos de nível básico para pagar as contas. Sua vida é reencenada em partes do filme.

Em última análise, um Nick humilde e arrependido se reúne com velhos amigos e, com Susan, esculpe um caminho inesperado para conseguir que seu filme seja produzido, desta vez em seus termos.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Lançamento[editar | editar código-fonte]

A produção recebeu sinal verde de David Puttnam, presidente da Columbia Pictures, que foi afastado duas semanas após o início da produção. De acordo com Guest, o regime subsequente no estúdio foi incapaz de descobrir o que poderia ser feito com o filme, já que muitos executivos no estúdio não gostaram do filme porque se sentiram como se estivessem sendo brutalmente satirizados nele. A Columbia silenciosamente deu ao The Big Picture um lançamento limitado nos cinemas (apesar de ter recebido críticas positivas) antes de enviá-lo para o vídeo.[3]

Recepção[editar | editar código-fonte]

The Big Picture recebeu críticas positivas dos críticos de cinema, uma vez que detém uma classificação de 87% no Rotten Tomatoes com base em 23 avaliações.[4]

Referências