American Film Institute

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

O American Film Institute (Instituto Americano do Cinema), mais conhecido como AFI, é uma organização sem fins lucrativos e independente criada pela Doação Nacional para as Artes (National Endowment for the Arts - NEA)-- plano estabelecido em 1967 pelo então presidente dos Estados Unidos, Lyndon B. Johnson.

George Stevens Jr. foi o primeiro diretor da organização. Em 1980, Jean Picker Firstenberg se tornou a diretora executiva e presidente da organização, posição que ocupou de 1980 até 2007. Bob Gazzale foi nomeado presidente e diretor executivo em 2007.[1]

O AFI é especializado em treinar novos diretores em seu conservatório, e na preservação de filmes antigos -- submetidos à degradação. Apesar de seu nome, o AFI não se foca exclusivamente no cinema, mas também na televisão e em vídeos.

Em 1973, o AFI começou a conceder seu famoso prêmio, o AFI Life Achievement Award.

Em 1998, com o 100° aniversário do cinema norte-americano, o AFI começou a formular suas famosas listas do AFI de 100 Anos..., celebrando, promovendo e falando da importância do cinema americano.

Recentemente foi aberto o Teatro AFI Silver em Silver Spring, Maryland -- perto de Washington, DC.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências