Ben Kingsley

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ben Kingsley
Ben Kingsley em 2012.
Nome completo Sir Ben Kingsley
Outros nomes Krishna Pandit Bhanji
Nascimento 31 de Dezembro de 1943 (70 anos)
Scarborough, Inglaterra
 Reino Unido
Ocupação Ator
Cônjuge Angela Morant (1966 - 1972)
Alison Sutcliffe (1978 - 1992)
Alexandra Christmann (2003 - 2005)
Daniela Lavender (2007 - presente)
Atividade 1966 – presente
Oscares da Academia
Melhor Ator
1982 - Gandhi
Prêmios Globo de Ouro
Melhor Ator - Drama
1982 - Gandhi
Melhor Revelação
1982 - Gandhi
Prémios Screen Actors Guild
Melhor Ator em Minissérie ou Filme
2001 - Anne Frank: The Whole Story
BAFTA
Melhor Ator Principal
1982 - Gandhi
Melhor Ator Estreante
1982 - Gandhi
IMDb: (inglês)

Sir Ben Kingsley, Kt, CBE (Krishna Pandit Bhanji em Scarborough, North Yorkshire, 31 de Dezembro de 1943) é um ator inglês de ascendência indiana (Gujarati) e russo -judaica. Foi premiado com o Globo de Ouro, o BAFTA e o Oscar de Melhor Ator, em 1983 pelo papel como Mahatma Gandhi em "Gandhi".

O seu pai, Rahimtulla Pandit Bhanji, foi um médico nascido no Quênia de ascendência indiana, e a sua mãe, Anna Lyna Mary Bhanji, uma modelo e atriz.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Kingsley começou a sua carreira no palco, mas iniciou-se cedo no cinema. O seu primeiro filme, "Fear is the Key", de 1972, não foi um sucesso. Kingsley alcançaria a fama em 1982, interpretando o papel de Mahatma Gandhi no filme Gandhi, vencedor de vários prêmios da Academia, incluindo um de Melhor Ator para o próprio. Os ancestrais do seu pai tinham vindo do estado indiano do Gujarate, o mesmo estado de onde era originário o próprio Gandhi, embora fossem muçulmanos e não hindus.

Kingsley conseguiu evitar os estereótipos, interpretando papéis diversificados em filmes como "Turtle Diary", "Maurice", "Pascali's Island", "Without a Clue" (no papel de Dr. Watson junto com o Sherlock Holmes de Michael Caine), "Bugsy" (nomeação para o Oscar de Melhor Ator Secundário), "Sneakers", "Dave", "Searching for Bobby Fischer", "Schindler's List", "Death and the Maiden", "Murderers Among Us: The Simon Wiesenthal Story", "Sexy Beast" (outra nomeação para o Oscar para Melhor Ator Secundário), e "House of Sand and Fog" (nomeação para o Oscar de Melhor Ator) como também um papel em José (filme bíblico onde interpretava um alto oficial do faraó do Egito, Potifar).

Kingsley também apareceu com frequência na televisão, tendo sido o seu primeiro papel uma aparição fugaz em "Coronation Street" e no telefilme de 1995 Moisés no papel principal.

Aparece no filme War, Inc., junto com Hilary Duff, John Cusack e Marisa Tomei. Em Homem de Ferro 3 o ator aparece como o Mandarim, suposto vilão do filme.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Divorciou-se de Alexandra Christmann, em Berlim, e vive em Spelsbury, Inglaterra e hoje em dia está casado com a atriz brasileira Daniela Barbosa.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Ben Kingsley
Ícone de esboço Este artigo sobre um ator é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.