Ewan McGregor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta biografia de uma pessoa viva cita fontes fiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto. Ajude a melhorar esta biografia providenciando mais fontes fiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes fiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Ewan McGregor
Ewan McGregor no Festival de Veneza em 2009
Nome completo Ewan Gordon McGregor
Nascimento 31 de março de 1971 (43 anos)
Perthshire, Escócia
 Reino Unido
Ocupação Ator
Cônjuge Eve Mavrakis (1995-presente)
Outros prêmios
Satellite Award de Melhor Ator
2001 - Moulin Rouge!
IMDb: (inglês)

Ewan Gordon McGregor (Crieff, Perthshire, 31 de março de 1971) é um ator britânico nascido na Escócia. Foi considerado uma das melhores estrelas de cinema em 1997 segundo a Empire.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Ewan é filho de Carol Diane McGregor, uma professora que ainda mora em Perthshire, mas agora virou a assistente pessoal de McGregor. Seu pai, James Charles Stewart McGregor — conhecido como Jim –, foi por muitos anos um professor de física que trabalhava em Morrison's Academy, a escola particular que Ewan estudou desde pequeno, assim como seu irmão mais velho Colin, que nasceu em Glasgow em Fevereiro de 1969 e agora é um piloto RAF.

Danis Lawson — tio de Ewan e Colin — é também ator e foi ele que influenciou na escolha de carreira de Ewan, que desde pequeno via o tio como piloto da primeira parte da trilogia Star Wars. Ewan diz que já sabia que queria ser ator por volta dos 9 anos e que, assim como seu tio, teria de deixar Crieff para fazer isso.

Início[editar | editar código-fonte]

Um evento que ajudaria a construir seu futuro aconteceu quando Ewan tinha seis anos em 1977. Ele frequentou a ‘Sunday School’, participou de um musical chamado Grease e atuou em "You're The One That I Want" na escola primária. Além disso, como o movimento punk estava entrando na Grã-Bretanha, Ewan chegou a ser Elvis Presley. "Iria gastar um bom tempo sendo Elvis, porque ele era a melhor coisa. Não me lembro de nenhum momento em que não soubesse quem ele era." Ele costumava entreter adultos em festas cantando "Lonesome Tonight" and "Love Me Tender" e é claro, imitando movimento de Presley.

A música que realmente marcou a infância de Ewan foi o clássico "Old Shep", que ajudava-o em importantes cenas na sua vida artística. Ele costumava tocar bateria e chegou até a fazer pequenos concertos escolares, mas hoje admite que sua banda era péssima.

Ewan não gostava nem um pouco da escola. Ele tinha uma boa criatividade, mas era ruim em matérias como gramática. "Eu nunca fui um bom estudante" admite "e isso era um pouco irritante para meus pais, já que ambos são professores. Eu realmente gostava de música e arte, mas eles não deixam você fazer isso na escola, o que acho ridículo. Chegou a hora de escolher o que seguir e eu disse que queria fazer música e arte, mas eles só me diziam ‘Não, isso não é sério o bastante.’ Como resultado, comecei a me preocupar cada vez menos com a escola".

Ficou claro então que Ewan não gostava de seus professores e tinha problemas com figuras autoritárias em geral. Ele deixou a Morrison's Academy aos 16, em 1987.

Apenas três dias após deixar a escola, em Outubro de 1987, Ewan arranjou um emprego como ajudante de palco no Teatro de Perth. Isso significava viajar por Crieff e Perth em um antigo Volkswagen Beetle verde, mas foi o primeiro passo real da carreira de McGregor, pois por traz do palco foi percebendo como funcionava realmente o negócio.

Então, em 1988 ele iria fazer uma aparição em uma peça chamada Pravda.

Estudo e carreira[editar | editar código-fonte]

Ewan McGregor no Festival de Cannes em 2001.

Seguindo seu tempo na cidade de Perth, Ewan estudou durante um ano na fundação de drama Kirkcaldy College of Technology. Como o curso aceitava apenas 26 pessoas por ano, Ewan teve que passar por entrevistas e audições até se juntar ao grupo. Ele diz ser este o momento em que seus tempos em Perth começaram a ser úteis.

Em agosto deste mesmo ano, já com 17 anos, Ewan saiu de casa. Viajou aos redores de Crieff-Perth durante 6 meses no mundo do teatro então teve que decidir por mudar para Kirkcaldy, mesmo sendo um pouco mais distante.

Seu curso em Kirkcaldy terminou no verão de 1989 e a oportunidade de estudar em Londres surgiu. Era o próximo passo para qualquer jovem ator ambicioso. Ewan foi para Londres para audições em escola de teatro. A primeira tentativa foi na RADA (Royal Academy of Dramatic Arts). Ele gastou quase todo o dinheiro que tinha só para entrar numa sala com um cara num balcão que dizia às pessoas se elas se tornariam atores ou não.

A rejeição pela RADA foi o primeiro retrocesso que Ewan sofreu com apenas 17 anos. Reestruturando-se pelo choque, ele trabalhou a coragem para começar a aplicar em qualquer outro lugar, e foi rapidamente escolhido para uma entrevista na Guildhall School of Music and Drama em Londres.

O sucesso foi quase imediato. Ewan deixou Guildhall para ir direto para a série de TV Lipstick On Your Collar. Como Mick Hopper, Ewan saiu-se melhor do que o esperado e foi logo fisgado por Hollywood. Atuou depois disso em outra série de TV, chamada Family Style, e depois ingressou no cinema em Being Human, ao lado de Robin Williams.

Representou Julien Sorel junto de Alice Krige e Rachel Weisz em uma adaptação da BBC do romance romântico de Stendhal, O Vermelho e o Negro. Mas McGregor foi pôr seu nome em produções mais desafiantes e controvérsias e a primeira veio logo depois: Shallow Grave, escrito por John Hodge e dirigido por Danny Boyle. Aqui Ewan fez o papel de Alex Law, um dos companheiros de quarto(os outros representados por Kerry Fox e Christopher Eccleston) que foi advertido para com outra pessoa dividir. Eles entrevistam várias pessoas - uma sendo a mãe de Ewan, Carol! - e escolhem Keith Allen.

Em abril de 2004, ele partiu de Londres com a motocicleta para a cidade de Nova Iorque com o amigo e colega de trabalho Charley Boorman, que conheceu durante a filmagem de The Serpent's Kiss, juntamente com time de câmaras.

Essa viagem era através de Europa, Rússia, Cazaquistão, Mongólia, Alasca, Canadá até os EUA.

Para ambos, essa foi a realização do sonho da infância, e a longametragem "Long Way Round" rodada durante essa viagem tornou tanto o seriado de televisão como um livro editado em ano 2005.

Posteriormente foi lançado como DVD e quebrou todo o recorde de Inglaterra.

Ele viajou de 12 de maio até 5 de agosto de 2007 com o mesmo time de Escócia até a Cidade do Cabo em África do Sul. Essa viagem foi denominada Long Way Down.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Desde julho de 1995 é casado com Eve Mavrakis, com quem tem quatro filhas: Clara Mathilde (1996), Esther Rose (2001), Jamyan (adotada na Mongólia, nascida em 2004) e Annouk (também adotada, nascida em 2011).

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ewan na premiere de Stormbreaker em 2006.
Ano Título Título em português Personagem
1993 Being Human br: Segredos da Vida Alvarez
Lipstick on Your Collar (TV) Mick Hooper
The Scarlet and the Black (TV) Julien Sorel
1994 Shallow Grave br: Cova Rasa Alex Law
1995 Kavanagh QC (TV) David Robert Armstrong
Blue Juice br: Na Crista da Onda Dean Raymond
1996 Karaoke (TV) Young Man
Tales from the Crypt (TV) br: Contos de Arrepiar Ford
Trainspotting br: Trainspotting - Sem Limites Mark Renton
The Pillow Book br: O Livro de Cabeceira Jerome
Emma br: Emma Frank Churchill
Brassed Off br: Os Virtuosos Andy Barrow
1997 ER (TV) br: Plantão Médico Duncan Stewart
Nightwatch br: O Principal Suspeito Martin Bells
The Serpent's Kiss br: O Beijo da Serpente Meneer Chrome
A Life Less Ordinary br: Por Uma Vida Menos Ordinária Robert Lewis
1998 Desserts Stroller
Velvet Goldmine Curt Wild
Little Voice br: Laura, a Voz de uma Estrela Billy
1999 Star Wars Episode I: The Phantom Menace br: Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma Obi-Wan Kenobi
Rogue Trader br: A Fraude Nick Leeson
Eye of the Beholder br: Sedução Fatal Stephen Wilson
2000 Nora James Joyce
2001 Moulin Rouge! br: Moulin Rouge - Amor em Vermelho Christian
Black Hawk Down br: Falcão Negro em Perigo John Grimes
2002 Star Wars Episode II: Attack of the Clones br: Star Wars Episódio II: Ataque dos Clones Obi-Wan Kenobi
Solid Geometry Phil
2003 Down With Love br: Abaixo o Amor Catcher Block / Zip
Young Adam br: O Jovem Adam Joe Taylor
Big Fish Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas Jovem Edward Bloom
2004 Long Way Round (TV) ele mesmo
2005 Robots br: Robôs Rodney Copperbottom (voz)
Valiant br: Valiant - Um Herói que Vale a Pena Valiant (voz)
Star Wars Episode III: Revenge of the Sith br: Star Wars Episódio III: A Vingança dos Sith Obi-Wan Kenobi
The Island br: A Ilha Lincoln Six Echo/Tom Lincoln
Stay br: A Passagem Dr. Sam Foster
2006 Scenes of a Sexual Nature br: Cenas de Natureza Sexual Billy
Miss Potter Norman Warne
Stormbreaker br: Alex Rider Contra o Tempo Ian Rider
2007 Long Way Down (TV) ele mesmo
Cassandra's Dream br: O Sonho de Cassandra Ian Blane
2008 Deception br: A Lista - Você Está Livre Hoje? Jonathan Mcquarry
Incendiary br: Incendiário Jasper Black
2009 Angels and Demons br: Anjos e Demônios Camerlengo Patrick McKenna
The Men Who Stare at Goats br: Os Homens que Encaravam Cabras Bob Wilton
Amelia br: Amélia Gene Vidal
2010 I Love You Phillip Morris br: O Golpista do Ano Phillip Morris
Nanny McPhee and the Big Bang br: Nanny McPhee e as Lições Mágicas Mr. Green (part. especial)
The Ghost Writer br: O Escritor Fantasma Ghost-writer
2011 Perfect Sense br: Sentidos do Amor Michael
Beginners br: Toda Forma de Amor Oliver
Salmon Fishing in the Yemen br: Amor Impossível Dr. Alfred Jones
2012 The Impossible br: O impossível Henry
2013 br:Jack the Giant Slayer Jack, o Caçador de Gigantes Elmont
2013 August: Osage County br: Álbum de Família Bill Fordham

Discografia[editar | editar código-fonte]

Ano Música Álbum Nota
1997 Trainspotting#2: Music from the Motion Picture, Vol. #2 "Choose Life" com PF Project lançado também como single
1999 Velvet Goldmine: Music from the Original Motion Picture "TV Eye" com Wylde Ratttz
2000 The Further Adventures Of Little Voice "You're Just In Love" (From 'Call Me Madam') com Jane Horrocks
2001 Moulin Rouge: Music From Baz Luhrmann's Film "Come What May" com Nicole Kidman lançado também como single
"Your Song" com Alessandro Safina
"Elephant Love Medley" com Nicole Kidman & Jamie Allen
"El Tango De Roxanne" com Jose Feliciano & Jacek Koman
2002 Moulin Rouge, Vol. 2: Music From Baz Luhrmann's Film "Come What May" com Nicole Kidman
"The Pitch (Spectacular Spectacular)" com Nicole Kidman, Jim Broadbent, Jacek Koman, John Leguizamo, Garry MacDonald, Richard Roxburgh & Matthew Whittet
"Ascension / Nature Boy"
2003 Down With Love: Music from and Included in the Motion Picture "Here's To Love" com Renée Zellweger
2006 Unexpected Dreams – Songs From the Stars "The Sweetest Gift"
2012 Toast To Freedom "Toast To Freedom" com Marianne Faithfull, Carly Simon, Kris Kristofferson e muitos outros single comemorativo da Anistia Internacional


Referências

  1. Empire Magazine's Top 100 Movie Stars 1997 amiannoying.com.. Página visitada em 26 March 2011.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Ewan McGregor
Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Ewan McGregor